sábado, 6 de outubro de 2012



A saga de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin na disputa do Rally dos Faraós parece não ter fim: na quinta etapa disputada hoje, entre Abu Mingar e Tibniya, os brasileiros enfrentaram problemas comuns a todos os concorrentes e também imprevistos que prejudicaram notadamente o desempenho do seu carro. Tais contratempos relegaram a dupla do Divino Fogão Rally Team ao quarto posto na classificação geral da competição, que termina amanhã, na cidade do Cairo. Como praticamente todos os concorrentes perderam tempo atolados a diferença na classificação geral em relação aos árabes Yahya Al Helei e Khalid Alkendi - principais adversários na luta pelo título da categoria T2 -, caiu de aproximadamente 2h15 para pouco mais de 50 minutos, o que serviu de alento para o piloto paulista e o navegador catarinense.

"Foi mais um dia complicadíssimo", comentou Reinaldo Varela ao chegar ao reencontrar funcionários do bivouac - o acampamento montado no deserto para servir de parque de apoio -, de Tibniya. "Foi um dia praticamente sem nada: ficamos sem tração em duas rodas, sem rumo e, por mais de metade da prova, sem a centralina (o computador que coordena os circuitos eletrônicos do motor) -, funcionando como deveria…"

Com tração em apenas duas rodas Varela e Gugelmin viram-se obrigados a impor um ritmo muito mais lento e completaram o percurso bem próximos do tempo limite. Por outro lado, o problema que afetou a maioria dos concorrentes ainda na fase inicial da prova foi a respeito das trilhas a seguir no deserto. 

"Praticamente todos os competidores, de carros e motos, que ainda continuam disputando o rally tiveram problemas de navegação hoje. Parece que todos os sistemas de indicação de rotas fizeram greve", comentou Gugelmin com seu peculiar bom humor. Recuperado da exaustão que o levou a receber cuidados médicos ao final da etapa de ontem, o catarinense reforçou que a disputa com os árabes pelo título da temporada ficou mais equilibrada. "Chegar imediatamente atrás deles neste rally é o resultado básico da nossa estratégia e agora eles estão em terceiro e nós em quarto. Com um pouco de sorte podemos até superá-los, o que seria muito melhor."

A classificação extraoficial da categoria T2 do Rally dos Faraós na etapa de hoje:

1) Jun Mitsuhashi (JPN)/Alain Guehennec (FRA), Toyota VDJ200, 5h12m19
2) Nicolas Gibon (FRA)/Akira Miura (JPN), Toyota VDJ200, 5h14m20
3) Yahya Al Helei (ARE)/Khalid Alkendi (ARE), Toyota Land Cruiser, 6h37m52
4) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero V80, 7h37m28

A classificação extraoficial da categoria T2 do Rally dos Faraós após quatro etapas:

1) Jun Mitsuhashi (JPN)/Alain Guehennec (FRA), Toyota VDJ200, 22h42m52
2) Yahya Al Helei (ARE)/Khalid Alkendi (ARE), Toyota Land Cruiser, 26h8m20
3) Nicolas Gibon (FRA)/Akira Miura (JPN), Toyota VDJ200, 21m47m40
4) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero V80, 29h22m45

Nenhum comentário:

Postar um comentário