A Delphi Automotive (NYSE: DLPH) leva ao Congresso SAE Brasil deste ano o mais
novo desenvolvimento tecnológico realizado pelo time de Engenharia Avançada da
empresa no Brasil.
O Sistema Eletroeletrônico Inteligente
para Acionamento de Injetores Aquecidos – compatível com qualquer modelo de ECM
– trabalha juntamente ao sistema de partida a frio do veículo, reduzindo o nível
de emissões durante a ignição e fase inicial de aquecimento do motor, eliminando
o uso do tanque auxiliar de Gasolina, o “tanquinho”.
Para que isso seja possível, é
necessário que exista um controle da alta potência que ocorre durante a ignição
do veículo e durante o período em que o motor está frio – mais de 1.000 W. É
neste contexto que o sistema eletroeletrônico desenvolvido pela Delphi atua.
Utilizando a técnica de Modulação da Largura de Pulso, a tecnologia é capaz de
dosar essa potência por meio de um relé de estado sólido de alta
potência.
A substituição de sistemas de partida
a frio tradicionais pelo sistema da Delphi permite, além da remoção do tanque
auxiliar de partida a frio, a antecipação das exigências de novas
regulamentações referentes ao controle de emissões na fase fria inicial de
funcionamento do motor.
O Injetor Aquecido Delphi – tecnologia
que elimina o “tanquinho" – baseia-se no aquecimento do combustível durante a
partida e conta com diversas lógicas que ajudam a controlar o início de
funcionamento do motor. Desta forma, a combustão ocorre de maneira mais
completa, resultando em funcionamento mais eficiente, além de minimizar as
emissões também na fase fria do motor - podendo chegar a até 30% de redução em
alguns casos. Também é possível evitar problemas de descarga de bateria, uma vez
que todos os sistemas utilizam grande quantidade de energia para a fase fria da
partida e aquecimento do motor. A tecnologia Delphi, que já prevê o cumprimento
das exigências do Euro VI, pode ser usada em carros ou motos e possibilita a
partida com Etanol, mesmo em temperaturas subzero. Esta nova tecnologia foi
desenvolvida como mais um derivativo das aplicações de eletrônica de potência em
estado sólido nos ambientes veiculares para países emergentes.
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