quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Engenheira da Volkswagen é destaque no 3º Prêmio Jovem Engenheiro do Congresso SAE BRASIL



Aneide da Paz Santos, engenheira de Produto-Acabamento e Climatização da Volkswagen, foi destaque entre os 11 ganhadores do 3º Prêmio Jovem Engenheiro, concedido pela SAE BRASIL para incentivar jovens talentos da engenharia brasileira. 

A engenheira recebeu R$ 2 mil em dinheiro e placa alusiva ao prêmio em solenidade realizada nesta terça-feira (2 de outubro) no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, durante o Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2012, que segue até quinta-feira (4). 

Os demais ganhadores do prêmio receberam placa alusiva. São eles: os engenheiros Ricardo Bizi (de Desenvolvimento da Robert Bosch); André Takashi Matsumoto (de Produtos-Análise de CAE da General Motors); Andre Luiz de Carvalho (do Laboratório de Motores da Mercedes Benz); Marcos Paulo Santos (de Projetos P&D da Magneti Marelli); Pedro Oliveira (de Produto da Schaeffler); Fernando Coelho (de Produto da Delphi); Debora Lalo (de Desenvolvimento de Produto da Ford); Ricardo Cometi (de Qualidade da Continental); Eliel Marcelino (de Produto e Sistemas de Climatização da Visteon); e Gabriel Silva (de Produto-Chassi da Iveco). 



A premiação é anual e abrange profissionais com até 30 anos de idade, formados no período de até 10 anos. Ozires Silva, ex-presidente da Embraer, é o diretor do Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL responsável pela avaliação dos candidatos, que são indicados por empresas do setor automotivo por terem se destacado em projetos inovadores. Projeto - Formada em 2003, Aneide participou na Volkswagen do Brasil do processo completo de desenvolvimento da confecção de tecidos a partir de garrafas pet para revestimento interno de veículos. 
O projeto consiste na transformação de garrafas de 1,5 litro em grânulos de polímeros (chips) e posteriormente em fios, naturais e coloridos, texturizados para a fabricação de tecidos. Com utilização do polímero reciclado, o processo reduz o volume de óxido de carbono lançado na atmosfera (segundo o GWP - Global Warming Potencial, a relação é de 1kg de polímero virgem = 3,77/ 1kg de polímero reciclado=1,19) e atende aos requisitos de durabilidade, aparência e conforto, conforme auditorias periódicas de certificações por órgãos internacionais realizadas pela Volkswagen. 

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