MECÂNICA ONLINE Nº 19 — 10 /10/ 2012 |
E aí, já descobriu quem leva a melhor quando consideramos
o consumo de combustível entre um Volkswagen Gol 1.6 litro e um Boeing 747-400?
Traçamos a rota entre Guarulhos (SP) e Manaus (AM) como desafio e agora vamos
revelar quem realmente vence nosso desafio: o automóvel ou o avião?O consumo
médio do Volkswagen Gol na estrada com quatro pessoas a bordo, carga de bagagem
completa, fica na média de 12 km/l, de forma que precisaríamos de 323 litros de
gasolina para fazer o percurso entre São Paulo e Amazonas (3.873 quilômetros
por via terrestre).
Desconsiderando nosso “tripulante”, o motorista, ficamos
com um consumo aproximado de 108 litros de gasolina para cada um dos três
passageiros a bordo. Vamos considerar que a velocidade média em nossa viagem
com o veículo fique em 80 km/h.Agora vamos para o Boeing. Em velocidade de cruzeiro (926
km/h) o 747-400 tem um consumo horário de 15.000 litros de querosene, com nível
de voo em 35 mil pés, cerca de 10.668 metros de altitude em relação ao nível do
mar. A temperatura externa é de 50º C negativos. O tempo para realizar o
percurso é de 181 minutos, ou seja, 3 horas e um minuto. Dessa forma a aeronave
vai precisar de 45.250 litros de querosene, ou seja, 109 litros para cada um
dos 416 passageiros.
Para quem poderia pensar que o Boeing 747-400 seria mais
econômico a diferença foi mínima. O automóvel com menos de um por cento de
diferença foi mais econômico que o avião. Enquanto na média o Gol precisa de
108 litros de gasolina por passageiro, o avião necessita de 109 litros de
querosene. Para que não haja dúvidas, o automóvel teve um consumo menor de
combustível quando comparamos seus dados no universo matemático que utilizamos
para essa demonstração.
Apesar da vitória do Volkswagen Gol, o tempo médio da
viagem com o automóvel seria de pelo menos 49 horas, rodando de forma
continuada e sem considerar as paradas necessárias para repouso e
reabastecimento. O Boeing precisou de apenas 3 horas para chegar ao destino.
Na hora que consideramos a carga transportada, a vantagem
do Boeing é muito superior. O custo benefício do transporte aéreo ficaria muito
mais interessante. Normalmente o fator preço tem importância direta, e o
combustível utilizado na aviação é cerca de 35% mais caro que a gasolina
automotiva. Agora é hora de você arrumar as malas e viajar! Seja de carro ou
mesmo de avião, a engenharia segue buscando alternativas para tornar mais
eficiente os meios de transporte.
MECÂNICA ONLINE
A Ford prepara grandes novidades para os visitantes do
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2012, que será realizado de 24 de
outubro a 4 de novembro. Mas já é possível conferir os destaques e outras
atrações que estarão no seu estande, o Ford Design Hall 2012, no site http://www.designhall.com.br/.
Depois de
anunciar o lançamento do Fusca no Salão Internacional do Automóvel de São
Paulo, a Volkswagen antecipa que a Amarok Canyon, versão conceitual de sua
consagrada pick-up média Amarok, também será um dos destaques da marca no
evento. Configurado especificamente para a prática radical da canoagem, o
protótipo demonstra a versatilidade do utilitário Volkswagen para aplicações
especiais.
Durante o Salão Internacional do Automóvel 2012 a Fiat
Automóveis terá em seu estande duas grandes atrações para o público: Ferrari
458 Spyder e Maserati GranCabrio Sport. Máquinas dos sonhos, estes dois modelos
conversíveis trazem sob os seus capôs motores V8 de alta performance. A Ferrari
458 Spyder tem 570 cv de potência máxima, enquanto a Maserati GranCabrio Sport,
450 cv.
O Novo Audi A3
Sportback que foi revelado no Salão do Automóvel de Paris como um autêntico
representante do DNA da marca alemã, e uma das grandes atrações do evento
europeu, também será destaque, quase simultaneamente, do estande da Audi
no Salão do Automóvel de São Paulo.
A PSA Peugeot Citroën atinge a marca de 1 milhão de
veículos produzidos no Brasil, no seu Centro de Produção de Porto Real, no
Estado do Rio de Janeiro. O milionésimo automóvel brasileiro é um Novo Citroën
C3 1.6 Exclusive, que sai da linha de produção 11 anos depois de o Grupo PSA
ter inaugurado a sua unidade industrial brasileira e no momento em que a
capacidade instalada da fábrica está sendo ampliada.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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