O piloto francês chega a um patamar de técnica, talento e resultados que o coloca entre os maiores do mundo, tipo Fangio, Clark, Senna e Shumacker. A conquista de seu nono título mundial consecutivo é um feito extraordinário no universo do automobilismo de competição.
E o destino consagrou Sébastien Loeb na sua terra natal, nas montanhas de Vosges, na Alsácia, onde nasceu o maior campeão de rallys do mundo. Provavelmente, será seu último título, pois o piloto francês já anunciou que para a próxima temporada só disputara cinco rallys europeus do WRC. Até que enfim teremos um novo campeão, mas a competição perde o entusiasmo dos pilotos em bater Loeb.
O Rally da França, mais uma vez, foi o palco de uma prova cujo “script” já se sabia de antemão. Loeb e seu Citroen DS3 dominando a liderança e controlando os adversários, o mais próximo deles, o finlandês Jari-Matti Latvala da equipe Ford, com seu Fiesta RS WRC. Mikko Hirvonen, em terceiro e Thierry Neuville, em quarto, ambos da Citroen, todos eles longe da qualidade técnica de Loeb, o maior vencedor de provas do WRC em todos os tempos.
UM RESUMO DA CARREIRA DE LOEB
Ano de estreia no WRC – Rally da Catalunha em 1999
Nove títulos mundiais com o companheiro e co-piloto Daniel Elena.
75 vitórias em provas do WRC
162 participações em provas do WRC
2002 – Ano da primeira vitória, no Rally da Alemanha
11 vitórias no mesmo ano, durante a temporada de 2008.
Nesta temporada, já venceu oito vezes, mas como só faltam duas etapas, Itália e Espanha, não poderá bater seu recorde de 11 vitórias.
FIA FAZ MUDANÇAS NO WRC PARA 2013
O calendário de 2013 prevê 13 etapas do WRC, começando em 20 de janeiro em Monte Carlo e final na Grã-Bretanha, em 17 de novembro. Para colaborar no corte de custos para as equipes, no próximo ano, as equipes do WRC só serão obrigadas a participar de uma prova fora da Europa e terão por obrigação cumprir um mínimo de sete etapas do calendário.
A Hyundai confirmou que vai voltar ao mundial de Rally. Citroen também já confirmou, com uma parceria com Abu Dhabi para três carros. Ford continuará em busca de um título, mas Jari-Matti Latvala, seu principal piloto recebeu convite da equipe Volkswagen que também participará em 2013. Também há especulações que o finlandes poderá assinar com a Citroen.
O promotor global do WRC será o Sportsman Media Group e a Red Bull.
O resultado final do Rally da França foi o seguinte:
1 - S. Loeb Citroen 3:32:53.0
2 - J. Latvala Ford 3:33:08.5
3 - M. Hirvonen Citroen 3:33:37.1
4 - T. Neuville Citroen 3:34:00.3
5 - M. Ostberg Ford 3:34:09.4
6 - O. Tanak Ford 3:35:20.9
7 - E. Novikov Ford 3:38:44.6
8 - C. Atkinson Mini 3:39:35.4
9 - M. Prokop Ford 3:41:39.8
10- S.Chardonnet Citroen 3:41:52.7
Nenhum comentário:
Postar um comentário