A Audi iniciou o segundo trimestre com crescimento nas
vendas. Em abril, a empresa com sede em Ingolstadt, vendeu cerca de 133.500
veículos, o que representa um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo mês do
ano anterior. Em particular, a demanda pela nova família A3 e pelos modelos SUV
Q3, Q5 e Q7 reforçam os negócios para a marca dos quatro anéis. Desde o início
deste ano, cerca de 503 mil clientes optaram por um Audi, significando
crescimento de 6,7%. Pela primeira vez, a marca ultrapassa o marco de meio
milhão de entregas em apenas quatro meses.
"Mesmo com a difícil situação do
mercado europeu, consideramos positivas nossas vendas globais do mês de abril.
Especialmente nos EUA e China, que estão definindo o ritmo da marca", diz
Luca de Meo, vice-presidente
mundial de marketing e vendas da AUDI AG. "Estamos fortalecendo ainda
mais a nossa posição na China com o lançamento do Audi Q3, produzido
localmente, em um segmento muito dinâmico. Já hoje, grande parte dos clientes
do mercado de luxo chinês decide por um SUV", completa.
O Q3 entrou em produção há algumas semanas
na cidade de Changchun e é o quarto modelo produzido localmente, juntamente com
o A6 L, A4 L e Q5. As primeiras unidades do SUV compacto estão disponíveis nas
concessionárias chinesas desde abril. Além disso, a nova geração do Q5, modelo
extremamente popular na China,
entrou nos showrooms no mês passado.
Juntamente com o Q7, as vendas dos modelos SUVs da Audi na China aumentaram 31,3%,
com 11.784 unidades comercializadas em abril. Assim como as vendas do A4 L
tiveram um forte crescimento de 19,5%, com 10.426 novas unidades emplacadas. Em
toda a linha de modelos, a Audi registrou um crescimento de 13,1%, com 38.710
veículos entregues no mês passado. De janeiro a abril, a Audi entregou 141.520
automóveis para os clientes chineses, um aumento de 13,9%.
Outros mercados que também contribuíram para
o movimento de crescimento contínuo da Audi foram os países da região Ásia-Pacífico,
com aumento de dois dígitos em abril. No Japão,
por exemplo, a marca dos quatro anéis expandiu seus negócios em 36,3%, com 1.858
carros vendidos; na Coréia do Sul
foram 35,7%, com 1.711 unidades comercializadas; e na Índia cresceu 37%, após a entrega de 770 automóveis.
Na Europa,
no entanto, a Audi não escapou da situação econômica geral. Em abril, as vendas
na região diminuíram 1,9%, o que representa a venda de 65.500 automóveis de
luxo. Na França, onde a Audi atingiu
crescimento de 13,7% nas vendas, no mesmo mês do ano anterior, as entregas em
abril de 2013 diminuíram proporcionalmente (-10,2%, com total de 5.648 carros
entregues). Na Itália, a imersão da
Audi representou 19,4% no mês passado, o que corresponde a 3.920 unidades
vendidas. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o resultado reflete a
condição negativa do mercado, bem como o fato de que, em abril de 2012, dois
novos modelos, o A1 Sportback e o Q3, acabavam de chegar ao mercado. Ao
contrário da Alemanha, onde as
vendas caíram 3,7%, com 23.411 carros, Rússia
apresentou expansão de 11,1%
(3.651 carros) e Reino Unido
apresentou, particularmente, forte crescimento entre os principais mercados
europeus de vendas. No Reino Unido,
a demanda pelos modelos da Audi aumentou 9,4%, o que representa a venda de
10.205 carros em abril. Como em muitos outros mercados europeus, o sucesso do
A3 Sportback e da nova geração do Q5 teve um impacto positivo. No geral, as
vendas durante os primeiros quatro meses de 2013 na Europa igualaram a
quantidade do ano anterior, com 253.050 unidades entregues. Isto significa que
a atividade da Audi AG na Europa está por desenvolver uma forma muito mais
estável do mercado global da região.
Nos EUA,
a Audi continuou com forte desempenho, assim como nos meses anteriores, com um
crescimento substancial de 14,2%, o que totaliza 13.157 entregas em abril. A marca
obteve, novamente, muito sucesso com seus modelos full-size: 467 clientes receberam um novo Audi A8, número 30,4% maior
do que em abril de 2012. Este mês, a versão a diesel do carro-chefe da marca está,
pela primeira vez, disponível nas concessionárias dos EUA. À medida que o ano avança, a Audi ampliará o
ofensivo TDI nos EUA para os modelos A6, A7 e Q5. Segundo sedan completo da
Audi, o A6, também progrediu nos EUA no mês passado, com crescimento de 21,7% e
1.905 unidades vendidas. Os SUVs da marca continuam com extrema popularidade entre
os clientes dos EUA: a Audi da América registrou 1.183 entregas de Q7 em abril
(+33,4%), e 3.241 do Q5 (+31,6%).
Enquanto isso, o México alcançou outro crescimento para a Audi na América do Norte.
Com um aumento de 54,7%, o que representa 3.553 unidades vendidas de janeiro a
abril de 2013, a Audi é a marca que lidera o mercado automotivo mexicano.
Somente em abril, as vendas cresceram 74,8% em comparação com o mesmo mês do
ano anterior, impulsionado, por exemplo, por uma forte demanda do novo A3. A
partir de 2016, a Audi vai produzir o Q5 para o mercado mundial na cidade
mexicana de San José Chiapa. No último sábado (4/5), o Conselho de Gestão da
AUDI AG colocou a pedra fundamental da nova fábrica de automóveis no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário