Seis pilotos que estarão na abertura do Campeonato
Brasileiro de Turismo, dia 2 de junho em Brasília, participaram de treino
coletivo em Interlagos. Dois da Hot Car de Amadeu Rodrigues (Pedro Boesel e
Mauri Zaccarelli), três de Carlos Alves Competições (Raphael Abbate. Gabriel
Casagrande e Marco Cozzi) e Fábio Carreira pela W2 Racing, que pertence ao
piloto Serafin Jr.
Como está programado, o segundo treino coletivo, este somente para os pilotos
das equipes situadas no Sul do País, acontecerá na quinta-feira, dia 23 deste
mês no veloz traçado gaúcho do Velopark, situado na cidade de Nova Santa Rita,
na Grande Porto Alegre. Após esse treinamento, os carros voltam a andar somente
na abertura do Campeonato Brasileiro de Turismo, mês que vem em Brasília,
quando estarão ao lado dos Stock Car, que terá a quinta etapa da temporada.
Quem mais andou em Interlagos foi Fábio Carreira, que deu 80 voltas, o
equivalente a duas provas da categoria formadora de pilotos. Fabinho, a exemplo
de Pedro Boesel, já guiou um Stock Car e tem bastante experiência com carros de
Turismo.
"Foi muito bom, pois aproveitamos 100% os treinos, o dia inteiro, já que o
carro não apresentou qualquer problema, foi bem montado e contamos ainda com o
apoio do Mauro Vogel, que estará com a gente toda a temporada. A visibilidade
interna é muito boa", disse Carreira.
O que empolgou foi que, mesmo sem os pilotos conhecerem direito o carro, eles
fizeram tempos nos 4.314 metros de Interlagos (com chicane na Curva do Café)
mais baixos daqueles da Copa Montana, que foi disputada até a temporada
passada.
"Dos que andaram eu fui o mais rápido e já fiz voltas mais rápidas do que a
Copa Montana no ano passado. Isso prova que o motor é bom e o Campeonato
Brasileiro de Turismo será uma categoria muito, mas muito equilibrada e
altamente competitiva. Alguém abrir uma grande diferença será bem difícil",
completou Fabinho.
Este carro do Brasileiro de Turismo tem motor (dianteiro movido a etanol da
Shell) V8 com 350 cavalos de potência (tração traseira) e 1280 quilos de peso.
Os pneus são da Pirelli, feitos exclusivamente para os carros da categoria. O
sistema de freios tem discos da Fremax e pastilhas da Ecopads. O câmbio tem
cinco marchas para frente e uma à ré.
Como a preocupação com a segurança foi muito grande desde os primeiros projetos
feitos pela empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, a JL Racing, os
bancos usados são similares aos construídos especialmente para a Stock Car e
que superam as exigências máximas da FIA (Federação Internacional do
Automóvel). Esses assentos são conhecidos como superbancos.
"Gostei bastante do carro. Dei umas 40 voltas no treino e as primeiras
impressões foram ótimas. Não vejo a hora de chegar a etapa de abertura para
acelerar em Brasília. Acho que lá como o traçado é mais curto vai ser ainda
melhor", disse Gabriel Casagrande, de 18 anos.
Na parte dianteira, na traseira e nas duas laterais, o carro do Campeonato
Brasileiro de Turismo possui absorvedores de impacto, além de toda a estrutura
tubular ser construída com material mais reforçado do que os da Stock Car. Os
tubos possuem diâmetro maior para garantir a segurança dos pilotos que se
preparam para correr na principal categoria do automobilismo nacional.
Outro ponto importante no quesito segurança é o vidro dianteiro. Fabricado pela
Fanavid absorve impactos externos principalmente devido a uma lâmina de
policarbonato especial.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
2 de junho - Brasília - DF
16 de junho - Cascavel - PR
11 de agosto - Ribeirão Preto - SP
1º de setembro - Brasília - DF
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Goiânia - GO (alternativa)
15 de dezembro - Interlagos - SP
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