segunda-feira, 6 de maio de 2013

Scania vende à Ferrous 28 caminhões 10x4, configuração pioneira no Brasil



Um lote de 28 caminhões G 470 10x4*6 da Scania foi a escolha da Ferrous Resources do Brasil para a renovação de sua frota. Os veículos estão em operação na mina de Viga, em Congonhas (Minas Gerais, Brasil), para transporte de minério de ferro. Pioneira na venda da configuração 10x4 no Brasil, quando em 2007 atendeu a um pedido da Vale, a Scania mais uma vez customiza a demanda de um cliente que busca a eficiência na rentabilidade e produtividade na mineração pesada.

Para pôr em prática uma operação mais rentável, a Ferrous fez estudos técnicos com alguns tipos de veículos, entre eles os caminhões extrapesados fora de estrada da linha amarela de 70 e 80 toneladas.  A companhia comprovou que o caminhão 10x4 da Scania carregaria mais material com redução do número de viagens e, consequentemente, dos gastos operacionais (diesel, pneus etc.). Além disso, os estudos indicaram o uso de caminhões que conseguem tracionar 50 toneladas, configuração que no Brasil é oferecida apenas pela Scania.

Configuração 10x4, pioneirismo da Scania no Brasil
Para tornar possível a configuração 10x4 da Scania é instalado no veículo 8x4 um quinto eixo direcional, que faz sua capacidade líquida ser aumentada para até 50 ton. Os 28 modelos G 470 10x4*6 adquiridos pela Ferrous foram montados com caçamba Rossetti de 22,5 metros cúbicos de capacidade. Todos trabalham no regime 24 horas em três turnos, com 20 caminhões diretos na mina de Viga e 8 no atendimento à movimentação interna de produtos. Cada veículo percorre cerca de 150 km por dia.

O G 470 10x4*6, que possui 10 pontos de apoio (quatro de tração e seis direcionais), tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 ton. O modelo é equipado com motor de 13 litros que oferece 470cv de potência e desenvolve torque de 2.400Nm. Para garantir operação eficiente e segura, o veículo possui caixa automatizada de marchas Scania Opticruise, controle de tração, freios ABS e sistema de frenagem auxiliar Scania Retarder. Ele ainda oferece arrefecimento da caixa de câmbio, sistema de proteção e aviso de sobrecarga da embreagem. A distância entre eixos é de 4.300mm. Na cabine, o motorista encontra, entre outros itens de conforto, ar-condicionado e coluna de direção ajustável. 

Histórico de sucesso
O caminhão Scania com tração 10x4 foi desenvolvido após uma consulta da Vale, que desejava aumentar a capacidade líquida de carga do transporte de minério de ferro para veículos de produção. Até então, a Scania possuía em seu mix de produtos fora de estrada a opção 8x4 com capacidade de 36 ton. Atualmente, a Vale possui mais de 200 unidades do Scania 10x4 em sua frota, que atuam em Minas Gerais e no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário