Adicionar legenda |
Além de ter sido o primeiro brasileiro a vencer no DTM,
Augusto Farfus Jr também se tornou o primeiro a liderar o importante Campeonato
Alemão de Turismo, ao conquistar a vitória da primeira etapa da temporada,
neste domingo (5). Essa foi a terceira corrida consecutiva que o brasileiro
subiu ao pódio e sua segunda vitória na categoria.
O curitibano completou em primeiro lugar as 42 voltas de uma corrida que teve
um início movimentado, no autódromo de Hockenheim. Na largada, o pole Timo Scheider,
da Audi, manteve a liderança com Farfus colado segundo no mesmo ritmo durante
as primeiras quatro voltas, quando o brasileiro conseguiu a ultrapassagem. Na
volta seguinte, o Safety Car foi acionado devido às chamas no carro do francês
Adrien Tambay, que com problemas no seu Audi o estacionou ainda na pista antes
da entrada do complexo chamado de "Estádio", no último trecho da
pista.
Com a intervenção, os líderes optaram por fazer a primeira das duas paradas
obrigatórias. Após um pit-stop de 3.3s, Farfus voltou na terceira posição atrás
de Scheider e do estreante alemão Pascal Wehrlein, da Mercedes, que optou por
não parar. A relargada aconteceu na 8ª volta, e aí veio a parte dura da corrida
para o brasileiro. Com uma estratégia diferente da maioria, Augusto teve de
gerenciar o desempenho dos pneus duros e, como esperado, não conseguia manter o
mesmo ritmo em comparação aos pilotos com pneus macios e aos poucos foi
perdendo posições e espaço para os ponteiros. Mas era uma questão de paciência
e tempo. Na volta 24, a equipe RBM chamou o curitibano para sua segunda e
última parada obrigatória, recolocando os pneus macios, o que proporcionou
melhor performance à BMW M3 de Farfus.
A partir daí a corrida virou a favor do brasileiro. Já tendo usado os pneus
duros e cumprido o regulamento - que obriga o uso dos dois compostos -, Augusto
pôde imprimir ritmo forte e fez a estratégia funcionar com tempos de volta
cerca de um segundo mais rápidos que os principais rivais, recuperando espaço
para assumir a liderança na volta 32, quando o alemão Christian Vietoris e o
inglês Gary Paffett completaram a segunda parada. Ainda com bom ritmo, Augusto
esperou a parada do alemão Dirk Werner, último a entrar para os pits, para
assumir a ponta em definitivo até a bandeirada.
Vitória mais que festejada pelo curitibano, que agora lidera o campeonato com
25 pontos contra 18 do seu companheiro de montadora Werner e 15 de Vietoris.
Augusto defenderá a liderança em Brands Hatch, na Inglaterra, daqui a duas
semanas, quando o DTM volta à pista no histórico circuito inglês.
Augusto Farfus:
Corrida:
"Foi um fim de semana fantástico, perfeito! A equipe fez uma ótima
estratégia, paramos na hora certa, especialmente no primeiro pit-stop quando o
safety car entrou. Tudo funcionou, fizemos a melhor volta e nosso ritmo era bom
tanto com os pneus duros quanto com os macios em relação aos outros nas mesmas
condições, isso foi determinante"
Campeonato:
"Vamos dar um passo por vez, é excelente começar o campeonato com uma
vitória, mas como havia falado, meu objetivo é fazer uma temporada limpa e
otimizar ao máximo cada etapa, sempre saindo com o melhor resultado dentro das
possibilidades de cada prova"
Confira o resultado final da etapa de Hockenheim:
1) Augusto Farfus - RBM BMW - 42 voltas - 1h10min11s583
2) Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 3.692
3) Christian Vietoris - HWA Mercedes- a 9.675
4) Gary Paffett - HWA Mercedes - a 12.613
5) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 13.212
6) Timo Scheider - Abt Audi - a 13.753
7) Joey Hand - RBM BMW - a 14.100
8) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 14.477
9) Marco Wittmann - MTEK BMW - a 17.894
10) Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 19.537
11) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 20.902
12) Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - a 26.169
13) Martin Tomczyk - RMG BMW - a 30.904
14) Jamie Green - Abt Audi - a 41.166
15) Miguel Molina - Phoenix Audi - a 43.535
16) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 54.077
17) Andy Priaulx - RMG BMW - a 2 voltas
Não completaram:
Mattias Ekstrom - Abt Audi
Edoardo Mortara - Rosberg Audi
Timo Glock - MTEK BMW
Robert Wickens - HWA Mercedes
Adrien Tambay - Abt Audi
Nenhum comentário:
Postar um comentário