quarta-feira, 31 de julho de 2013

F-Truck: líder sem vencer, Totti manifesta empolgação para etapa em Cascavel



O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck chega neste domingo (4) à segunda metade apresentando na liderança do piloto que conquistou o título do ano passado. Leandro Totti comanda a tabela de pontos sem ter conquistado vitórias nas cinco corridas já realizadas – um tabu que ele acredita ter condição favorável de derrubar na sexta etapa, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Este não é, contudo, seu objetivo principal.“Claro que se você for falar com cada piloto na pista todos eles querem a mesma coisa, ganhar a corrida. Mas considerando a situação mais a fundo, o nosso foco está no campeonato”, pondera o piloto da RM Competições, inscrito com o Volkswagen-MAN número 73. “Até agora eu não ganhei nenhuma vez e estou na liderança do campeonato. Se for para continuar desse jeito até o fim do ano, não tem o mínimo problema”, acrescenta.


Em 2012, antes do início da temporada, Totti declarou à imprensa que não pretendia ganhar nenhuma corrida e que sua meta era alcançar um nível de regularidade suficiente para ser campeão. Então pilotando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, obteve o título vencendo seis das dez etapas do ano. “A estratégia este ano, até por conta do desenvolvimento do novo caminhão, é de acumular pontos e ser constante. Tem dado certo”, diz.Apesar da tática conservadora, o atual campeão da Fórmula Truck não esconde a empolgação diante da perspectiva de conduzir o Volkswagen-MAN à sua primeira vitória. “Essa vitória está beliscando faz algum tempo. Era para ter acontecido em Caruaru, depois escapou em Interlagos. O segundo lugar em Interlagos foi uma mostra do modo como estamos trabalhando, não arrisquei a pontuação quando o Beto (Monteiro) me ultrapassou”, lembra.

Totti manifesta que os resultados – terceiro lugar em Caruaru e Goiânia e segundo em São Paulo –têm aumentado a motivação dos engenheiros da Volkswagen. “Quando o resultado aparece, todo mundo trabalha empolgado, e cada vez que eles fazem alguma mudança no caminhão o resultado aparece na hora, tem sido um trabalho incrível esse de desenvolver o novo caminhão, que está redondinho para vencer. Vamos muito fortes”, avisa.


Após cinco etapas, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a seguinte classificação:

1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 77
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 71
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 71
4º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 60
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 54
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 53
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 42
8º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 40
9º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 39
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 30
11º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 26
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 24
12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 24
14º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 22
15º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MANLatin America 20
16º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 17
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 15
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 12
18º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
18º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 12
21º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 10
21º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 10
23º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 8
24º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
25º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin 

Nicolas Costa acerta participação em Mid-Ohio e busca pódio na Pro Mazda


Depois de participar de duas etapas da Pro Mazda, uma das categorias de acesso à Fórmula Indy, nos circuitos de Toronto e Mosport, no Canadá, Nicolas Costa acertou sua participação em mais uma etapa do campeonato. Desta vez, o piloto disputará a sétima rodada dupla da categoria no circuito de Mid-Ohio, nos Estados Unidos. O carioca tem ótimas lembranças da pista, já que foi nela que conquistou o segundo lugar em sua primeira apresentação no treino coletivo realizado em maio."É sempre bom voltar a correr em uma pista conhecida. Será um obstáculo a menos em nossa preparação. Tivemos um bom resultado lá nos treinos coletivos e espero andar entre os primeiros novamente", explicou o piloto da equipe Pelfrey. "Gostei bastante da pista de Mid-Ohio. Tem curvas de alta e de baixa velocidade, além de ser uma ‘montanha-russa’ com subidas e descidas. Vamos iniciar as atividades com o mesmo set up que utilizamos no treino coletivo de maio e espero conquistar mais dois pódios nas duas corridas", completou.


Mais adaptado às reações do carro, Nicolas quer deixar para trás os problemas enfrentados na etapa de Mosport. "Sempre estivemos em condições de terminar no pelotão da frente. Porém, alguns problemas nas corridas que fugiram de nosso controle foram cruciais para nos deixar fora do pódio. As provas de Mid-Ohio podem ser nossa chance de recuperação", finalizou.As atividades começam na sexta-feira com o início do primeiro treino livre, às 11h15 (horário de Brasília). Na sequência, às 14h30, acontece a segunda sessão livre. O treino classificatório tem início às 8h50 de sábado e a primeira corrida, às 17h20. Por fim, a largada para a segunda prova será dada às 11h05 de domingo.

Cascavel terá segunda prova da Stock Car em 2013

A cidade de Cascavel vai integrar, de forma inédita, o calendário do Circuito Nova Schin Stock Car pela segunda vez numa temporada. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pela Vicar, empresa promotora e organizadora, depois de receber a confirmação de que as obras no Autódromo de Goiânia se estenderão além do previsto e a capital de Goiás não poderá receber, neste ano como estava programado, a etapa do dia 10 de novembro.

Com isso, o Autódromo de Cascavel, no oeste paranaense, entra no lugar da corrida de Brasília, marcada para dia 1º de setembro, e a Capital Federal passa a ocupar a vaga de Goiânia, dia 10 de novembro.


Marcos Gomes
A modificação foi necessária em função de o Governo de Goiás ter decidido ampliar as reformas no autódromo, que ficará muito bom. Segundo me informaram, agora, as obras também passaram a contemplar outros setores fundamentais do autódromo e com isso não dará tempo para terminar neste ano. Então, mudamos as cidades do calendário, mas mantivemos as datas. Quero agradecer especialmente à Federação de Motociclismo do Distrito Federal, que trocou uma data para que a Stock Car pudesse voltar a Brasília em novembro``, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar.



Calendário do restante da temporada do Circuito Nova Schin Stock Car:

11 de agosto - GP Ribeirão Preto - SP
1º de setembro - Cascavel - PR
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Brasília - DF
15 de dezembro - Interlagos - SP (Corrida do Milhão)

FORD CONFIRMA PARTICIPAÇÃO DA NOVA RANGER NO RALLY DAKAR 2014


A Ford confirmou a participação de duas picapes Nova Ranger no Rally Dakar 2014, que será realizado de 5 a 18 de janeiro na América do Sul. Os veículos do Team Ford Racing estão sendo preparados por um time global na África do Sul e serão pilotados pelo argentino Lúcio Alvarez e pelo sul-africano Chris Visser.A transmissão do Rally Dakar 2013 foi vista por mais de 1 bilhão de espectadores na TV em todo o mundo e mais de 4,6 milhões de pessoas viajaram à América do Sul para acompanhar a prova ao vivo.

Preparação
As Ford Ranger que vão competir no Rally Dakar 2014 são da versão cabine dupla 4x4, com motor V8 5.0 de alumínio com duplo comando variável de válvulas independente, potência de 353 cv e torque de 560 Nm. Têm transmissão sequencial de seis marchas, pesam 1.975 kg e atingem a velocidade máxima de 170 km/h. As duas picapes estão sendo preparadas na África do Sul, com assistência do time global de desenvolvimento do produto e do time de veículos especiais da Ford (SVT), junto com outros parceiros. Uma delas já está pronta e vai iniciar os testes em agosto. A outra está sendo montada e estará completa no final de outubro. Um time totalmente dedicado de 24 pessoas dará retaguarda aos veículos para enfrentar o desafio do Dakar.

Desafio de 8.500 km

O Rally Dakar 2014 será a 35ª edição do evento e a sexta consecutiva na América do Sul. O seu roteiro será desafiador como sempre. Ele terá início em Rosário, na Argentina, em 5 de janeiro, e chegada em Valparaíso, no Chile, em 18 de janeiro, após 13 etapas e uma distância total de mais de 8.500 km.Em 2014, o Rally Dakar continuará a explorar a região dos Andes e terá pela primeira vez uma passagem pela Bolívia. Sem dúvida, será uma etapa para pôr à prova a resistência dos veículos e pilotos. 

Expresso São José adquire mais de 500 chassis Volkswagen

As necessárias mudanças no transporte público brasileiro têm motivado a renovação e modernização do transporte público em diversas regiões. AExpresso São José, uma das empresas responsáveis pelo transporte de passageiros no Distrito Federal, acaba de adquirir 576 chassis de ônibus Volkswagen para atender recente licitação que venceu no Distrito Federal.  O lote é composto por 467 unidades do modelo VW 17.230 OD, 68 do VW 15.190 OD, além de 41 chassis articulados 26.330 OTA. As primeiras 116 unidades do modelo VW 17.230 OD, equipados com carroceria Caio, já foram entregues e até o próximo mês a entrega deste modelo estará completa. Os novos ônibus atenderão à demanda de transporte público nas regiões deCeilândia, parte Taguatinga, Brasilândia, Estrutural, SIA, SCIA, SAAN, Vicente Pires, e as ligações destas para o Recanto Emas, Samambaia, Taguatinga Sul, Riacho Fundo II, Gama, Santa Maria, Planaltina e Paranoá. O restante do lote, incluindo os outros modelos, também será entregue a partir de agosto.Dotados de tecnologia EGR para redução de emissão de gases, os Volksbus 17.230 OD e 15.190 OD Euro 5, equipados com motorização MAN D08, dispensam o uso do aditivo Arla 32. A MAN Latin America é a única do mercado a oferecer essa tecnologia, que resulta em economia para seus clientes, uma vez que não há necessidade de investimentos em estrutura de estoque e abastecimento para o aditivo.


A Expresso São José já possui em sua frota 183 Volksbus. O investimento total da empresa, que engloba não apenas a nova frota para essa região do DF, mas também garagem, bilhetagem, equipamentos embarcados, sistemas de vigilância, entre outros, está estimado em R$ 209 milhões.Feitos sob medida para essa operação, os 41 chassis articulados 26.330 OTA também fazem parte da renovação e modernização da frota da região.

Utilizados no sistema BRT, os veículos farão a integração com o metrô, garantindo mais agilidade aos mais de 900 mil usuários de transporte público na região. Dotados de tecnologia SCR para redução de gases e motorização Cummins, o chassi articulado conta com transmissão automática de seis marchas ZF ECOLIFE, que, entre outras vantagens operacionais, reduz o consumo de combustível e aumenta a produtividade da operação, além de garantir menor impacto ao meio ambiente, graças a itens como o retardador, que evita o uso contínuo dos freios e consequentemente, aumenta a vida útil das lonas e reduz a quantidade de pó de freio expelido. Na operação, os articulados serão “alimentados” pelos veículos menores, principalmente pelo VW 15.190 OD, ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras. “Essa grande venda mostra mais uma vez que estamos preparados para atender as mais variadas necessidades de nossos clientes, em todos os estágios de suas operações”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. A montadora é vice-líder no mercado de ônibus com 30% de participação acumulada de janeiro a junho deste ano.


Porsche GT3 Cup Challenge chega a Curitiba com campeonato apertado nas quatro categorias


Duas categorias, quatro corridas e oito troféus de vencedor estarão em disputa na quarta etapa da temporada 2013 do Porsche GT3 Cup Challenge. As provas acontecerão no dia 10 de agosto (sábado) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR) e as atividades de pista começarão no dia 8 (quinta) com a realização de treinos livres. A rigor, pode-se dizer que não há favoritos destacados, tamanho o equilíbrio demonstrado nas três primeiras etapas do campeonato, realizadas em Algarve (Portugal), Barcelona (Espanha) e Interlagos. A categoria Cup teve cinco vencedores diferentes em seis provas: Ricardo Baptista (líder do campeonato), Ricardo Rosset (único a vencer duas vezes), Fábio Viscardi, Tom Valle e Pedro Queirolo. No campeonato, Baptista tem dez pontos a mais que Rosset - quase nada, já que tal vantagem equivale à pontuação de um sétimo lugar na primeira corrida do final de semana. 



Dentro da categoria Cup, há a classe Master, aberta somente a pilotos com no mínimo 50 anos completados no ano da temporada em curso. Nela, a luta pela liderança é ainda mais acirrada: Maurizio Billi é líder com apenas quatro pontos de vantagem sobre Guilherme Figueiroa. Ambos ocupam essas colocações sem terem subido ao degrau mais alto do pódio nas seis provas anteriores. Por enquanto, a regularidade é o maior trunfo deles para ficar à frente de pilotos como Tom Valle (vencedor das quatro primeiras provas na classe, em Algarve e Barcelona), Sérgio Ribas e Clemente Lunardi (ganhadores da Master em Interlagos).




Equilíbrio também é visto na categoria Light, disputada a partir da terceira etapa do ano na categoria Challenge. Seus pilotos pontuam normalmente na Challenge e possuem uma classificação em separado, assim como acontece com a Master em relação à Cup. A diferença é que, na Light, cada carro é partilhado por dois pilotos. Cada um disputa uma corrida e marca pontos separadamente, não havendo competição por duplas. A liderança do campeonato é dividida por Tom Filho e Tiozinho Marangoni, cada um tendo vencido uma corrida da Light em Interlagos. Também empatados, aparecem R. Mello e P. Ficker (terceiros colocados), Joca Silveira e Rick Lisboa (quintos). A corrida da Light marcou ainda a estreia de Mayara Bianchi, a primeira mulher a disputar uma prova do Porsche GT3 Cup Challenge. Mayara foi envolvida em um acidente na largada da primeira corrida e participou da segunda com um carro reserva. 


Os seis primeiros colocados de cada categoria após a terceira etapa

Porsche Cup: 1) Ricardo Baptista, 90 pontos; 2) Ricardo Rosset, 80; 3) Fábio Viscardi, 76; 4) Tom Valle, 66; 5) Daniel Paludo, 66; 6) Marcelo Franco, 56.

Porsche Challenge: 1) Rodolfo Ometto, 76 pontos; 2) Daniel Schneider, 73; 3) Carlos Ambrósio, 56; 4) Gilberto Farah, 48; 5) Ipe Ferraiolo, 44; 6) Marcelo Stallone, 40.

Porsche Cup Master: 1) Maurizio Billi, 92 pontos; 2) Guilherme Figueirôa, 88; 3) Tom Valle, 84; 4) Gui Affonso, 58; 5) Charles Reed, 54; 6) Sérgio Ribas, 34.

Porsche Light: 1) Tom Filho e Tiozinho Marangoni, 10 pontos; 3) R. Mello e P. Ficker, 8; 5) Joca Silveira e Rick Lisboa, 6.


A Porsche Challenge é a mais indefinida de todas e também tem um líder sem vitórias. Rodolfo Ometto tem três pontos de vantagem sobre Daniel Schneider, ganhador das duas provas realizadas em Interlagos. Carlos Ambrósio e Gilberto Farah aparecem a seguir. Farah venceu uma das provas do Algarve, enquanto Ambrósio é outro que se beneficia da constância para se manter entre os seis primeiros. Ipe Ferraiolo, vencedor de três provas, aparece em quinto lugar na pontuação.

FORD MUSTANG GANHA MANOPLA DO CÂMBIO COM TECNOLOGIA TÁTIL DOS VIDEOGAMES


Um dos maiores atrativos dos novos videogames é a sensação física que os seus controles dão para o jogador - a chamada resposta tátil. Esse mesmo conceito foi aplicado na manopla do câmbio de um Ford Mustang Shelby GT500, que vibra para informar ao motorista o momento ideal da troca de marchas, como um controle de videogame ou celular.O sistema foi criado por Zach Nelson, jovem engenheiro da Ford, unindo as tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem fio e o Xbox 360 da Microsoft.A plataforma OpenXC da Ford, de hardware e software de código aberto, permite que os desenvolvedores criem aplicativos acessando informações do carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico. "Eu quis criar algo que expandisse a capacidade do carro e melhorasse a experiência para o motorista", diz Zach Nelson.

Customização
Há quase 50 anos, a personalização tem sido parte do sucesso do Mustang. Hoje, além das mudanças tradicionais no motor, suspensão e estilo, a customização chegou aos softwares do carro.Zach Nelson formou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e entrou na Ford em 2012, no Centro de Pesquisa e Inovação, onde conheceu o Open XC. Com base nessa plataforma projetou o aplicativo que usa os dados em tempo real do motor - como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do veículo - para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são transmitidos para um tablet por conexão Bluetooth, usando o adaptador OpenXC.Nelson começou o projeto modificando um modelo digital da manopla do câmbio do Ford Focus ST. Ele aumentou o seu tamanho para acomodar os circuitos eletrônicos e produziu a peça em uma impressora 3D. Depois, instalou um controlador Arduino com entrada mini-USB, uma tela de LED, LEDs coloridos e o motor vibrador do controle do Xbox 360 da Microsoft.

Para usar o aplicativo em outros veículos basta ajustar a sua calibração à curva de torque do motor. Monitorando a velocidade e o pedal do acelerador, o sistema adapta a estratégia de controle ao estilo do motorista e pode ser programado para oferecer melhor performance, conforto ou economia de combustível.A customização de carros esportivos, como o Mustang, mostra que há um futuro promissor para desenvolvedores e calibradores usando o OpenXC. O OpenXC é uma grande plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e upgrades. O mesmo conceito também pode ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante e direção elétrica.

A FIAT SPA FECHA SEGUNDO TRIMESTRE COM AUMENTO DE 9% DO SEU LUCRO OPERACIONAL PARA 1 BILHÃO DE EUROS


A Fiat SpA fechou o segundo trimestre de 2013 com um crescimento de 9% do seu lucro operacional, para 1 bilhão de euros, e uma redução do sua dívida industrial para 6,7 bilhões de euros.As receitas cresceram 4% no período, para 22 bilhões de euros, impulsionadas por uma maior demanda. O lucro líquido do grupo quase dobrou de nível em relação ao ano anterior, para 435 milhões de euros. Observa-se ainda que a liquidez do Grupo Fiat mantém-se fortalecida com 21 bilhões de euros.

As vendas de automóveis cresceram 5% no comparativo anual  para 1,2 milhões de unidades, com crescimento de dois dígitos para as regiões LATAM (América Latina) e APAC (Ásia-Pacifico), acima de 4% para a região do NAFTA (EUA, Canadá e México) e abaixo de 5% para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).As receitas do Grupo totalizaram 22,3 bilhões de euros, o que representou um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior (+6% dessazonalizado) em razão do crescimento das regiões do NAFTA, APAC e LATAM, e com uma redução de 3% na região do EMEA.  As marcas de luxo e esportivos tiveram um crescimento de 14% no período.

Lucro Operacional

O lucro operacional do Grupo excedeu a 1 bilhão de euros, um aumento de 9% em termos nominais e 12% dessazonalizado (947 milhões de euros no segundo trimestre de 2012).  O aumento deveu-se principalmente a uma maior redução das perdas na região EMEA e forte desempenho do anual na região APAC.    Os resultados obtidos tanto na região do NAFTA - que foram ligeiramente melhores em relação ao ano anterior devido aos novos lançamentos do primeiro trimestre do ano - e da região LATAM estão dentro do previsto pelo Grupo.O lucro líquido no trimestre foi de 435 milhões de euros (ante 239 milhões de euros no segundo trimestre de 2012) e a dívida líquida industrial foi reduzida para 6,7 bilhões de euros (ante 7,1 bilhões de euros no primeiro trimestre) devido a um bom fluxo de caixa.



PERSPECTIVAS PARA 2013 - O Grupo mantém-se comprometido com as seguintes projeções para 2013:



Receitas: entre 88 e 92 bilhões de euros
Lucro Operacional: entre 4 e 4,5 bilhões de euros
Lucro Líquido: entre 1,2 a 1,5 bilhão de euros
Endividamento industrial líquido: 7 bilhões de euros

terça-feira, 30 de julho de 2013

DESEMPENHO GLOBAL DO SETOR AUTOMOTIVO ­ Maio 2013


A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no mês de maio de 2013. A China mantém a primeira posição com crescimento 11,4% se comparado ao mesmo período de 2012. Em segundo lugar aparecem os EUA com aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Japão, ainda na terceira colocação no mês e no acumulado, registrou queda de 6,9% e 7,5%, respectivamente. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

O Brasil manteve a quarta colocação no ranking do mês e no acumulado do ano, com crescimento de 9,6% em relação ao mesmo mês de 2012. Apresentando resultados negativos, a Alemanha, Rússia e a Índia, seguem na quinta, sexta e sétima posições com queda de 9,8%, 12% e 7,8%, respectivamente. A Grã Bretanha ganhou uma posição e subiu para o oitavo lugar com aumento de 9,3% em relação a maio de 2012. O Canadá, seguindo na mesma linha, subiu para a nona colocação registrando crescimento de 5,2% no mês. A França ficou em último lugar no ranking mensal com retração expressiva de 10,5%, ainda reflexo da crise econômica.



* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.


Desempenho das marcas

A Toyota mantém a liderança das marcas mesmo com baixa de 1,3% em maio se comparado ao ano passado. A Ford, em segundo lugar, ultrapassou a Volkswagen com crescimento de 12% nas vendas. Agora na terceira colocação, a Volkswagen registrou crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior. A Chevrolet mantém o quarto lugar com 1,6% de veículos vendidos a menos em maio se comparado a 2012.


* Os números incluem carros de passeio e comerciais leves

** A pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.



Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil.

"DIA DE HENRY FORD" É CRIADO PELO ESTADO DE MICHIGAN EM HOMENAGEM AO FUNDADOR DA FORD



O estado de Michigan, nos EUA, instituiu 30 de julho como o "Dia de Henry Ford", em homenagem ao fundador da Ford que completaria 150 anos amanhã. A declaração foi feita durante um evento público na Henry Ford Estate, casa em que o empresário morou com a esposa Clara e foi transformada em memorial. Na celebração, foi anunciada também a transferência da propriedade para uma nova instituição que vai cuidar da sua preservação para as futuras gerações.O governo e a assembleia legislativa de Michigan destacaram o impacto de Henry Ford na indústria automotiva e na sociedade em geral: "Ele é reconhecido pelo seu espírito pioneiro e inovações que colocaram o mundo sobre rodas e homenageamos a sua contribuição para o progresso econômico e social."


Bill Ford e Edsel Ford II, herdeiros de Henry Ford, representaram a família na comemoração. "O que o meu bisavô criou, especialmente o seu legado de inovação, continua a nos inspirar hoje, nos produtos que desenvolvemos e nas comunidades que atendemos", disse Bill Ford, presidente do conselho da empresa. "Estamos colocando níveis cada vez maiores de tecnologia ao alcance de milhões de pessoas, acelerando o desenvolvimento de novos produtos, criando empregos e trazendo a liberdade de transporte para o mundo."A Henry Ford Estate, também conhecida como Fair Lane, teve sua posse transferida da Universidade de Michigan para a Henry Ford Estate Inc., organização educacional sem fins lucrativos, que será administrada conjuntamente com a Edsel & Eleanor Ford House. A transferência é o primeiro passo de uma nova era para o memorial, que será restaurado e repaginado para se tornar mais atraente para as futuras gerações, mostrando o estilo de vida e a época de Henry Ford. 


"A união das propriedades de Henry Ford e seu filho único, Edsel, traz inúmeras oportunidades para a comunidade", diz Kathleen Mullins, presidente da Henry Ford Estate e da Edsel & Eleanor Ford House. "Henry Ford criou uma história memorável de inovação, filantropia e responsabilidade - uma história que será compartilhada de forma mais efetiva com a junção dessas importantes propriedades."

Satisfeito com evolução do caminhão, Muffato trabalha por pódio em Cascavel


A volta do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck a Cascavel, por si só, seria suficiente para provocar motivação especial em Pedro Muffato. Piloto da cidade, ele vê sua história de mais de 46 anos de atuação no automobilismo confundida com a própria história da cidade, da qual já foi vereador e prefeito. A evolução que a equipe Muffatão vem obtendo aumenta sua expectativa para a corrida deste domingo (4) no Autódromo Zilmar Beux.“Nós vínhamos enfrentando um problema crítico com os motores, e isso causava quebras. Depois de alguns testes e algumas análises, conseguimos acertar o motor. Esse era o nosso calcanhar-de-Aquiles, mas tudo indica que o problema esteja superado”, afirma Muffato, que participou de três etapas nesta temporada – em duas delas, nas pistas de Londrina (PR) e Interlagos (SP), foi nono colocado. Em Goiânia (GO), abandonou.



A evolução do caminhão Scania número 20 é atribuída por Muffato, em grande parte, à adoção do motor com especificação Euro 5, menos poluente e que oferece mais recursos para ganho de potência. “Nossa equipe não tem o apoio da Scania, o que dificulta bastante esse desenvolvimento. Mesmo assim temos conseguido um progresso muito bom, o caminhão está rápido. A chance de pódio, de estar entre os primeiros em Cascavel, me anima bastante”.O último pódio de Pedro Muffato na Fórmula Truck ocorreu na etapa final do Campeonato Brasileiro de 2011, em Brasília, onde foi o terceiro colocado. Seu melhor resultado na etapa cascavelense da Fórmula Truck, verificado na edição de 2006, foi também um terceiro lugar.


Após cinco das dez etapas, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a seguinte classificação:


1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 77
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 71
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 71
4º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 60
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 54
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos Desenvolvimento, 53
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 42
8º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 40
9º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 39
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 30
11º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 26
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 24
12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 24
14º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 22
15º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 20
16º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 17
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 15
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 12
18º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
18º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 12
21º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 10
21º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 10
23º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 8
24º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
25º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 2

RANGE ROVER VOGUE É O PRIMEIRO COLOCADO NO ESTUDO APEAL DIVULGADO PELO INSTITUTO J. D. POWER


De acordo com a mais recente pesquisa publicada pelo J.D. Power and Associates, renomado instituto internacional de pesquisa do setor automotivo, o novo Range Rover Vogue obteve o primeiro lugar no estudo Automotive Performance, Execution and Layout (APEAL), que mede o índice de satisfação dos clientes em relação ao desempenho, dirigibilidade e design de seus veículos.Esta é a primeira vez que um SUV Premium conquista a melhor colocação no estudo APEAL dentre todos participantes, independente da categoria. O Range Rover Vogue já havia conquistado o melhor lugar na pesquisa dentro da categoria Crossover/SUV Premium em 2010 e 2011. Já a marca Land Rover como um todo obteve o quarto melhor lugar na edição 2013 do estudo, subindo duas posições em relação à mesma pesquisa divulgada no ano passado.
Para o vice-presidente da Land Rover na América do Norte, Kim McCullough, “essa é uma conquista fantástica. O primeiro lugar nesse estudo do J.D. Power corrobora todos os esforços e investimentos realizados em inovação e engenharia em toda a linha de produtos Land Rover, que resultaram neste que é o mais refinado e robusto Range Rover já produzido até hoje”.
Primeiro SUV do mundo a ter estrutura inteiramente produzida em alumínio, a quarta geração do Range Rover Vogue desembarcou no mercado brasileiro no último mês de Março, chega a ser até 420 kg mais leve em relação à versão anterior, além de ter elevado ainda mais os níveis de luxo, sofisticação  e capacidade para trafegar em todos os tipos de terrenos.O modelo ainda traz características que remetem ao primeiro Range Rover produzido em 1970, que uniu a inigualável capacidade da Land Rover em produzir veículos que tragefam com desenvoltura em todos os tipos de terrenos, com a sofisticação e o conforto existentes até então nos sedãs de luxo.Desde seu lançamento global, em outubro do ano passado, o novo Range Rover Vogue já acumula mais de 20 prêmios em todo o mundo.
Realizado entre Fevereiro e Maio deste ano, o estudo APEAL, que serve como referência para a indústria automotiva no desenvolvimento de novos veículos foi completamente reformulado nesta edição de 2013. Ele teve por base a avaliação de mais de 83 mil proprietários de veículos de distintas, todos ano 2013 e com mais de 90 dias de contato com seus veículos. Os proprietários avaliaram seus índices de satisfação com seus veículos em 77 diferentes atributos. O estudo passou a mensurar a atratividade dos novos veículos, principalmente em relação aos níveis de tecnologia embarcada que é oferecida cada vez mais nos novos modelos.O estudo APEAL da J.D Power é amplamente utilizado por fabricantes de veículos ao redor do mundo como  auxílio no desenvolvimento de veículos mais atrativos e mais em linha aos anseios dos clientes, além de servir também como base aos clientes a respeito dúvida sobre qual modelo comprar.


TROLLER SUPERA A MARCA DE 100.000 FÃS NO FACEBOOK


A Troller atingiu o patamar de 100.000 fãs no Facebook, resultado que mostra o crescimento do conceito da marca e a sua presença nas mídias sociais. Esse número de participantes foi originado do prestígio da Troller obtido por intermédio de campanhas direcionadas específicas destinadas ao público em geral, além da cobertura on-line das principais competições off-road do País, como a Copa Troller e o Rally dos Sertões.

 "As mídias sociais têm grande importância no trabalho de divulgação da Troller porque é formada por um público que gosta de competições e de atividades de lazer, muito associadas ao nosso veículo T4. Criamos várias iniciativas para aumentar a interatividade e a resposta tem sido grande dos fãs. Por isso, estamos muito empolgados em ultrapassar essa marca de 100.000 fãs no Facebook e continuaremos inovando para crescer cada vez mais", diz Carla Freire, supervisora de Marketing da Troller.A página da Troller (www.facebook.com.br/trollerbrasil) tem sido fonte de notícias do mundo off-road. Ela inclui espaço para o compartilhamento de vídeos, além de sugestões de trilhas nos locais mais interessantes do País e do exterior. Essa interatividade é um elemento de grande conexão com o Troller devido à sua capacidade única para enfrentar todo tipo de terreno.


Tarcísio Dias - Mecânica - Valorizando seu veículo seminovo

Como, onde e o que é preciso fazer para vender seu automóvel? Qual a melhor solução para ter uma venda lucrativa para você e também para o novo proprietário? Responder esses objetivos úteis não apenas para quem pretende vender agora seu seminovo, mas para que de agora em diante você possa manter o modelo alinhado com seu propósito futuro é o objetivo de nossa coluna hoje.A primeira impressão é a que fica. Não tenha dúvida que o comprador vai observar bem seu veículo externamente, e que pequenos detalhes podem custar caro na avaliação do modelo, como por exemplo, reparos que deixam a pintura com tonalidades diferentes que podem “espantar” o comprador. Realizar um polimento para tirar as imperfeições é uma boa pedida. Atenção nas partes amassadas, rodas raladas e pneus carecas que vão prejudicar a imagem do seu automóvel junto ao comprador. Procure consertar esses detalhes, que com certa vão valorizar ainda mais seu usado.

Não esqueça que a parte interna está diretamente relacionada com o novo proprietário. Realizar uma boa higienização, assim como uma limpeza interna bem feita, que pode ser a seco ou com produtos específicos que não comprometam os tecidos e componentes do painel e porta, vai despertar ainda mais o interesse do comprador.Quando o assunto é Mecânica Online®, tema de nossa coluna, mostrar que realizou as revisões programadas e manutenções necessárias vai permitir mais segurança ao comprador na aquisição de um veículo sem necessidade de reparos imprevistos.Atualmente é cada vez mais comum veículos com três ou mais anos de garantia e muitas vezes à venda acontece ainda dentro desse prazo. Assim fica ainda melhor para você e principalmente para o novo comprador, pois ele terá um período de garantia de fábrica após a aquisição do seu seminovo.

Mostrar que você ainda tem o manual do proprietário, a chave reserva e até mesmo a nota fiscal de compra também são garantias, para quem vai comprar, de que o vendedor quer provar que o carro possui um passado “limpo”.Mas você ainda quer melhorar a “reputação” do seu seminovo? Investir numa vistoria com empresas especializadas em identificar itens originais que podem ter sido substituídos ou ocorrência de sinistros (roubos, batidas etc.) permite que o comprador se sinta mais seguro.Normalmente o comprador também tem interesse em levar seu mecânico de confiança para analisar o veículo e referendar a compra. Facilitar e permitir esse acesso revela ainda mais garantia para seu seminovo.

MECÂNICA ONLINE

PROMOÇÃO CHEVROLET - A Chevrolet lança a promoção “Descubra seu Chevrolet Premiado”, estrelada por Rodrigo Faro, que pode render aos consumidores desde um dos novos modelos da marca até um Camaro zero-quilômetro. A ação de comunicação integra o novo posicionamento global da marca, o "Find New Roads". A promoção será realizada entre os dias 27 de julho e 31 de agosto em todas as concessionárias no Brasil.

GTX DA CASTROL - Veículos cujos motores exigem cuidados especiais de manutenção necessitam de produtos que, de fato, evitem seu desgaste para atender o principal objetivo de seus proprietários: prolongar sua vida útil, poupando custos de oficina. Para eles, a nova linha GTX chega com a nova viscosidade 15W40, principal viscosidade recomendada pela FIAT e GM no manual dos veículos fabricados até 2009.

PLÁSTICOS NO AUTOMÓVEL - Os veículos brasileiros, conforme destacamfornecedores de peças e acessórios, levam de 100 a 150 quilos de material plástico, enquanto que na Europa chegam a 200 quilos. Obviamente, caminhões e ônibus consomem muito mais peças e componentes fabricados com essa matéria prima.O departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil, por exemplo, calcula que, entre peças e componentes, são empregados polímeros numa proporção entre 8 a 10 por cento do volume e peso em seus diversos modelos de automóveis e utilitários.

150 ANOS - Henry Ford, criador da linha de montagem para produção em série de automóveis, completaria 150 anos no dia de hoje, 30 de julho. Para homenagear o fundador da Ford Motor Company, uma série de eventos estão sendo realizados nos Estados

PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Kia Cadenza 2014 ganha atualizações visuais


Novos faróis, grade frontal, capô, tampa do porta-malas, lanternas traseiras e para-choques dianteiro e traseiro, além de atualização nas rodas de liga leve, são as principais alterações externas do Kia Cadenza modelo 2014. Na parte interna, novo design do painel, com tela de LCD que exibe velocímetro e funções do computador de bordo. E agora a câmera de ré é mostrada no visor central do painel [e não mais no retrovisor interno].Com esse facelift, o Cadenza incorpora o atual DNA de design da Kia, ao lado dos modelos Picanto, Cerato e Optima, acentuando ainda mais as suas características de um veículo esportivo e elegante, com desempenho ágil e dinâmico, e que projetasse conforto e refinamento.O nome Cadenza é derivado de um termo musical italiano usado para descrever um som elaborado e ornamentado para um concerto ou uma ária. Ele simboliza perfeitamente o desenho marcante e a imagem exclusiva do sedã de grande porte da Kia. Com seus 4.965 mm de comprimento, o Cadenza é o sedã de luxo da marca, que ganhou mais fluidez em seu fluido, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,29. O tratamento da luz também é um tema constante no design do Cadenza: as lanternas dianteiras com LED são usadas para definir a dimensão do carro e o formato dos faróis. Na traseira, o conjunto de lâmpadas também dispõe de luzes em LED, que aprimoram a aparência esportiva do Cadenza.

Motorização e desempenho – O modelo 2014 do Cadenza não recebeu alterações na motorização. O sedã está disponível com motorização 3.5 litros V6 de 290 cv a 6.600 rpm e torque máximo de 34,5 kgfm a 5.000 rpm, a gasolina, com transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e paddle shift. A carroceria do sedã foi desenvolvida juntamente com novos desenhos dos subchassis da frente e da traseira. Os engenheiros isolaram a cabine e os seus ocupantes contra choques na estrada e contra vibrações geradas por esses componentes. Os subchassis também permitem que o motor, a transmissão e as suspensões dianteira e traseira sejam precisamente instalados por baixo do veículo durante a montagem.  

Conforto e conveniência – Por dentro, o Cadenza é tão elegante e sofisticado quanto é o seu exterior. O interior é dominado pela abordagem futurista e inovadora do painel ‘flutuante’. Um sistema de 'boas-vindas' acende as luzes interiores para ‘saudar’ o proprietário do carro, criando uma atmosfera acolhedora dentro do veículo. No exterior, uma luz abaixo do espelho retrovisor do motorista e outra na maçaneta do mesmo lado, completam a saudação. O ar-condicionado automático digital Dual Zone é de série, assim como os bancos revestidos em couro, sendo os dianteiros com regulagem elétrica e porta-revistas no encosto. Entre os itens high-tech de conforto e conveniência estão chave Smart Key para abertura das portas e acionamento do alarme; botão Start/Stop; iluminação especial no teto para console central e alavanca de câmbio; indicador de marchas no conjunto de mostradores; luz interna com temporizador e efeito fade out; rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar USB; sistema remoto de abertura das portas e porta-malas; travamento elétrico central das portas e porta-malas; e vidros elétricos nas quatro portas com função One Touch Down & Up e antiesmagamento para o motorista e passageiro dianteiro.

Segurança – Para garantir que o Cadenza seja um veículo seguro para todos os seus ocupantes, os itens de segurança presentes de série no veículo são, entre outros, acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; air bags frontais, laterais e de cortina; alarme com antifurto; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas; câmera de ré é mostrada agora no visor central do painel; espelho eletrocrômico; computador de bordo com controles no volante; cintos de segurança traseiros de três pontos e cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura.O modelo conta também com faróis baixo com gás xenônio, auto nivelamento e lavador; controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de arrancada em subida (HAC); direção com assistência hidráulica progressiva; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; piloto automático com controles no volante (Cruise Control); sensores de aproximação no para-choque traseiro; sistema de proteção contra descarga de bateria e travamento automático das portas com o veículo em movimento.    

Punto Blackmotion desembarca nas concessionárias Fiat de todo o Brasil


Com um visual esportivo e ao mesmo tempo sofisticado, acaba de chegar ao mercado a Série Especial Punto Blackmotion, que além de ter um alto nível de personalização, traz sob o seu capô o reconhecido motor E.torQ 1.8 16V, e pode ser equipado com câmbio manual ou Dualogic® Plus.O Fiat Punto Blackmotion reúne um grande número de itens de exclusividade, requinte e segurança. 


Muito bem equipado de série, externamente, ele chega com: 

•    Para-choques dianteiro e traseiro com design esportivos. 
•    Faróis com máscara negra e minissaias laterais.
•    Capa dos retrovisores externos, friso do capô, revestimento das colunas e spoiler, todos na cor preto fosco. 
•    Para completar o visual, rodas em liga leve 16” com pintura exclusiva na cor Grigio Netuno e Diamantada, mais faixas laterais exclusivas para esta série, além da sigla Blackmotion em cromo escuro na tampa traseira.

Internamente, o Punto Blackmotion ganhou painel na cor preta com textura exclusiva, cintos de segurança na cor cinza, bancos com acabamento esportivo e bordado Blackmotion no encosto, revestimento interno preto e sobre-tapetes em carpete com bordado alusivo a série, o que dá ainda mais requinte ao modelo.Além dos itens exclusivos, a série especial oferece equipamentos de série como rádio CD MP3 integrado ao painel com entrada USB, volante em couro com comando de rádio, série sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros, sinalização de frenagem de emergência e duplo airbag mais ABS. Ele está disponível nas cores Preto Vesúvio, Branco Kalahari, Prata Bari e Cinza Scandium.


Opcionalmente, o consumidor poderá equipá-lo ainda com mais tecnologia de ponta:



•    Seletor DNA, quando o carro está equipado com câmbio Dualogic Plus. Permite ao condutor escolher três modos de direção: (D)inâmico, que privilegia o desempenho, (N)ormal e (A)utonomia, que possibilita maior economia de combustível;
•    Teto solar elétrico skydome;
•    Blue&Me;
•    Sensor de chuva e crepuscular;
•    Side bag + Window bag, entre muito outros itens.

Com a entrada desta série especial, o Fiat Punto passa a contar com cinco opções no mercado. São elas: Atractive 1.4 8V, Essence 1.6 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V e agora Blackmotion 1.8 16V, que chega por R$ 49.900.