A quinta etapa da
temporada 2014 do DTM foi realizada neste domingo (13 de julho) no circuito de
Moscou. Sexto lugar no grid de largada, Augusto Farfus estava confiante em
somar bons pontos e se aproximar dos líderes do campeonato e, para isso, ousou
em sua estratégia de pit-stop. No entanto, as duas entradas do safety-car
arruinaram a tática do piloto do Team RBM, que travou um intenso duelo com
Edoardo Mortara nos metros finais da prova e cruzou a linha de chegada em
décimo lugar.
Farfus largou com
pneus duros, numa estratégia diferente de boa parte dos pilotos que estavam à
sua frente no grid, que usaram os compostos macios. Desta forma, o rendimento
do piloto curitibano no início da prova era inferior em relação aos seus
oponentes. Na 13ª volta, Augusto havia caído para 12º colocado. A corrida teve
duas intervenções do safety-car, nas voltas 23 e 28, e isso determinou o
insucesso da estratégia do brasileiro, que tinha boas chances de estar entre os
primeiros colocados.
Na volta 36,
Farfus, que prolongou ao máximo seu tempo na pista, finalmente fez seu pit-stop
quando era o quinto colocado, calçando sua BMW M4 #3 com pneus macios, e partiu
para o fim da corrida. O vice-campeão da temporada passada voltou à prova em
11º e buscou recuperar terreno aproveitando que tinha melhor rendimento. Nas
voltas seguintes, Augusto subiu para décimo e duelou com Mortara pelo nono
lugar, mas o italiano da Audi resistiu e manteve sua posição. O curitibano
agora tem 15 pontos e ocupa o 13º posto na temporada.
A sexta etapa do
DTM em 2014 está marcada para 3 de agosto no Red Bull Ring, na Áustria. Antes,
entre 26 e 27 de julho, Augusto vai disputar, a convite da BMW, um novo desafio
no endurance e será um dos pilotos da equipe Marc VDS nas 24 Horas de
Spa-Francorchamps, guiando uma Z4 GT3 ao lado de Jörg Müller e Maxime Martin,
piloto belga que venceu a corrida deste domingo em Moscou.
Augusto Farfus:
"Infelizmente,
as entradas do safety-car acabaram arruinando minha estratégia, e fiquei longe
de um pódio que parecia certo. Se isso tivesse chegado três voltas depois, a
tática teria sido bem-sucedida. Foi uma pena porque tínhamos tudo para sair
daqui com um resultado positivo. Tive um ritmo de corrida excepcional e ainda
fiz a terceira volta mais rápida da prova. Poderia ter sido um pouco melhor
para nós, a sorte não esteve ao nosso lado, então fica esse sentimento de
frustração por hoje."
DTM, temporada 2014, 5ª etapa, Moscou,
final:
1.Maxime Martin,
RMG BMW, 46 voltas, 1h15m09s422
2.Bruno Spengler,
Schnitzer BMW, +4s259
3.Mattias Ekstrom,
Abt Audi, +9s454
4.Marco Wittmann,
RMG BMW, +9s591
5.Nico Müller,
Rosberg Audi, +10s740
6.Timo Glock, MTEK
BMW, +15s632
7.Christian
Vietoris, Mercedes AMG, +16s553
8.Pascal Wehrlein,
Mercedes AMG, +19s300
9.Edoardo Mortara,
Abt Audi, +20s987
10.Augusto Farfus, RBM BMW, +21s110
11.Antonio Felix da
Costa, MTEK BMW, +21s636
12.Miguel Molina,
Abt Audi, +21s668
13.Martin Tomczyk,
Schnitzer BMW, +27s181
14.Robert Wickens,
Mercedes AMG, +28s109
15.Daniel Juncadella,
Mercedes AMG, +28s625
16.Gary Paffett,
Mercedes AMG, +29s039
17.Joey Hand, RBM
BMW, +29s759
18.Vitaly Petrov,
Mercedes AMG, +39s933
Abandonaram:
Adrien Tambay, Abt
Audi, 27 voltas
Mike Rockenfeller,
Phoenix Audi, 27 voltas
Timo Scheider, Phoenix
Audi, 22 voltas
Paul di Resta,
Mercedes AMG, 8 voltas
Jamie Green,
Rosberg Audi, 6 voltas
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