domingo, 13 de julho de 2014

Entradas do safety-car arruínam estratégia de Augusto Farfus, que fecha etapa de Moscou em décimo

A quinta etapa da temporada 2014 do DTM foi realizada neste domingo (13 de julho) no circuito de Moscou. Sexto lugar no grid de largada, Augusto Farfus estava confiante em somar bons pontos e se aproximar dos líderes do campeonato e, para isso, ousou em sua estratégia de pit-stop. No entanto, as duas entradas do safety-car arruinaram a tática do piloto do Team RBM, que travou um intenso duelo com Edoardo Mortara nos metros finais da prova e cruzou a linha de chegada em décimo lugar.

Farfus largou com pneus duros, numa estratégia diferente de boa parte dos pilotos que estavam à sua frente no grid, que usaram os compostos macios. Desta forma, o rendimento do piloto curitibano no início da prova era inferior em relação aos seus oponentes. Na 13ª volta, Augusto havia caído para 12º colocado. A corrida teve duas intervenções do safety-car, nas voltas 23 e 28, e isso determinou o insucesso da estratégia do brasileiro, que tinha boas chances de estar entre os primeiros colocados. 

Na volta 36, Farfus, que prolongou ao máximo seu tempo na pista, finalmente fez seu pit-stop quando era o quinto colocado, calçando sua BMW M4 #3 com pneus macios, e partiu para o fim da corrida. O vice-campeão da temporada passada voltou à prova em 11º e buscou recuperar terreno aproveitando que tinha melhor rendimento. Nas voltas seguintes, Augusto subiu para décimo e duelou com Mortara pelo nono lugar, mas o italiano da Audi resistiu e manteve sua posição. O curitibano agora tem 15 pontos e ocupa o 13º posto na temporada. 

A sexta etapa do DTM em 2014 está marcada para 3 de agosto no Red Bull Ring, na Áustria. Antes, entre 26 e 27 de julho, Augusto vai disputar, a convite da BMW, um novo desafio no endurance e será um dos pilotos da equipe Marc VDS nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, guiando uma Z4 GT3 ao lado de Jörg Müller e Maxime Martin, piloto belga que venceu a corrida deste domingo em Moscou.

Augusto Farfus:
"Infelizmente, as entradas do safety-car acabaram arruinando minha estratégia, e fiquei longe de um pódio que parecia certo. Se isso tivesse chegado três voltas depois, a tática teria sido bem-sucedida. Foi uma pena porque tínhamos tudo para sair daqui com um resultado positivo. Tive um ritmo de corrida excepcional e ainda fiz a terceira volta mais rápida da prova. Poderia ter sido um pouco melhor para nós, a sorte não esteve ao nosso lado, então fica esse sentimento de frustração por hoje."

DTM, temporada 2014, 5ª etapa, Moscou, final:

1.Maxime Martin, RMG BMW, 46 voltas, 1h15m09s422
2.Bruno Spengler, Schnitzer BMW, +4s259 
3.Mattias Ekstrom, Abt Audi, +9s454 
4.Marco Wittmann, RMG BMW, +9s591 
5.Nico Müller, Rosberg Audi, +10s740 
6.Timo Glock, MTEK BMW, +15s632 
7.Christian Vietoris, Mercedes AMG, +16s553 
8.Pascal Wehrlein, Mercedes AMG, +19s300 
9.Edoardo Mortara, Abt Audi, +20s987 
10.Augusto Farfus, RBM BMW, +21s110 
11.Antonio Felix da Costa, MTEK BMW, +21s636 
12.Miguel Molina, Abt Audi, +21s668 
13.Martin Tomczyk, Schnitzer BMW, +27s181 
14.Robert Wickens, Mercedes AMG, +28s109 
15.Daniel Juncadella, Mercedes AMG, +28s625 
16.Gary Paffett, Mercedes AMG, +29s039 
17.Joey Hand, RBM BMW, +29s759 
18.Vitaly Petrov, Mercedes AMG, +39s933 
Abandonaram:
Adrien Tambay, Abt Audi, 27 voltas 
Mike Rockenfeller, Phoenix Audi, 27 voltas
Timo Scheider, Phoenix Audi, 22 voltas 
Paul di Resta, Mercedes AMG, 8 voltas 
Jamie Green, Rosberg Audi, 6 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário