De novo, o
Novo Uno
Fiat
mostrou a versão atualizado do Novo Uno. Muitas, muitas mudanças: plataforma
reforçada para reduzir torções; interior revisto em formas dos bancos, tecidos,
decoração; volante e painel totalmente novos, incremento na aplicação de
eletrônica, elevação de charme mecânico com aplicação do sistema Dualogic Plus.
Agora este automatizador do câmbio é acionado por botões no console, e a troca
de marchas é exclusivamente sob o volante. Charme veio da Ferrari e do Alfa 4C.
Quem os vê
ou dirige, fica com a certeza da fabricante ter aviado novamente sua fórmula de
resultados: prospectar mercado, consumidores, concessionários para saber quais
as demandas dos compradores. E se aplicaram a isto. Bom serviço. O visual mudou
e permite combinações de acordo com o espírito das versões. Por exemplo, a
Sporting tem novo para choques traseiros, e sob ele avultam, unidas, na metade,
as saídas do escapamento.
Há alguns
itens diferenciativos, classificáveis em várias categorias. Dos que formam na
fila dos eco motoristas, ou que intentam provocar inveja de vizinhos. Na
primeira, há a versão Economy, dotada de pneus verdes - com
menor arrasto e indutores de menor consumo de combustível e emissões poluentes,
e indicador para troca de marchas. Coroa o pacote com aparato que, parando em
porto morto, desliga. Para sair, basta pisar na embreagem. É o Start
Stop – nome errado, deveria se chamar Stop Start – e
o conjunto de soluções, num transito picado de para e anda, é capaz de
economizar 20% em combustível. Para o segundo departamento, o Dualogic
Plus acionado por botões; o sistema Easy 4 You, equipamento
ligado ao painel, recebendo smart phone aí utilizado como
telefone, fonte de música, ou ainda GPS. Coisa a virar moda, a R$ 1300, assim
como o espelho retrovisor interno, com câmera de ré, por R$ 899. Mesma linha de
acessórios, coisa para a qual Fiat Chrysler se dedicam, tem diretoria própria
tocada por Noberto Klein, ex VW.
O
propósito mercadológico é o consumidor jovem, daí o slogan da campanha
publicitária: Descolado como Você.
A
designação Novo Uno, idêntica ao do modelo anterior, desloca-o para sub posição
agora tratado por apenas Uno, em versão Vivace, duas e quatro portas.
O Novo
Uno, o modelo 2015, será vendido em 7 versões. Carlos Dutra, homem de produto
da marca, acredita em crescer 30% das vendas, uns 3.000 unidades mensais. Do
mais completo, com o inovador Start Stop, iniciais 10% das vendas.
Quantos R$
Uno
|
|
Vivace 2
portas
|
26.370
|
#
4 portas
|
28.500
|
Novo Uno (
apenas em 4 portas )
|
|
Attractive 1.0
|
30.990
|
Way
1.0
|
31.490
|
#
1.4
|
34.990
|
Evolution
1.4 Start Stop
|
34.990
|
Sporting
1.4
|
36.650
|
Ar
condicionado, para todas as versões custa R$ 2.300
|
Chega
chinesa Chery
Primeira
chinesa a se implantar no Brasil, a Chery não é apenas mais uma montadora
dentre as incontáveis aqui instaladas. Implantação representa muito mais. É o
início de uma nova fase de convívio entre os costumes destes neo industriais –
a Chery tem apenas 15 anos – e as posturas estadunidenses, italianas, alemãs,
francesas, japonesas que vigoram no Brasil e moldam técnicos e engenheiros.
É a
primeira iniciativa internacional da marca, informando ter aplicado o
equivalente a R$ 1 bilhão para implantar a fábrica capaz de produzir 150 mil
unidades anuais, uma fábrica dos motores Acteco, de projeto austríaco e
controle da Chery. Após, centro de pesquisa e desenvolvimento.
Produtos
serão o Celer e o pequeno QQ em nova edição.
Economia
faz primeira vítima
Vendas
significando perdas em relação ao exercício passado, mercado estremecido e
perspectivas econômicas em baixa vibração até as eleições, fizeram a Volkswagen
baixar pressa para a produção do Golf nas beiradas de Curitiba. Adiou ações por
um ano, jogando fabricação para o final de 2016.
Enquanto
isto, para alimentar o mercado importará os Golf produzidos no México. Quase
iguais aos alemães atualmente à venda, exceto por simplificação.
Desaparece
o revestimento amarronzado para os bancos: o freio de emergência, acionado
eletricamente volta ao secular sistema de alavanca e cabos de aço. E as versões
por conteúdo serão incrementadas. Haverá um Golf de entrada e outro acima do
Higline, todos com motor 1.4, além da versão superior, com motor 2.0 e 211
cv.
Alterações
de preços não divulgadas.
Roda-a-Roda
Mercado – Em
agosto licenciamento de automóveis na Argentina caiu 26,6% em relação a agosto.2013.
Quanto aos números do mês anterior ascendeu 1,5%. Analistas creem, o fundo do
poço ficou para baixo, iniciando recuperação. Previsão é fechar o ano com
650.000 unidades. Em 2013, 955.000. Mercado é liderado pelo Renault Clio, de
menor preço.
Futuro –
Jornalista Horácio Alonso, do jornal Ambito Financiero, preocupado
ante incerteza em recuperação, e medidas extremas tomadas por fabricantes e
importadores. Para cortar custos vale tudo, até demissão de presidente;
desinteresse em manter representações de carros importados, hiper taxados, e
casos curiosos de ágio sobre alguns destes estocados, últimas unidades sem o impostazo e
o cessar importações.
Mais –
Dentre as medidas, relata mudanças de escritórios luxuosos para outros de menor
áreas, luxo e custos, re exportação de importados não vendidos. Problemas
locais, carros quase prontos, sem peças externas e de dificultada importação.
Largada –
Novo acordo societário, como a Coluna antecipou, com entrada da JAC chinesa no
capital da indústria, construção deve se iniciar em novembro, em Camaçari. 13
meses para operar; três modelos em avaliação; 75 mil veículos/ano.
Especial –
Fiat monta outro pacote Itália, desta vez no Punto Attractive. Nome
técnico do negócio é série branca, incentivo às compras pela agregação de
equipamentos cujo custo superaria se fossem aplicados por particular.
Assim –
Série Especial enfatiza conteúdo e valor: rádio Connect CD MP3; volante em
couro com comandos do rádio; retrovisores externos elétricos; vidros traseiros
elétricos; faróis e lanternas com máscara negra; spoiller na
tampa traseira. R$ 45.460.
Caixa –
Banco oficial chamado a fomentar vendas de automóveis novos e usados, Caixa
promove edição de seu Salão Auto Caixa. 4 a 6 de setembro, e 3.000
gerentes em mais de 1.100 concessionários para agilizar o processo.
Atrativo –
Taxas, carência de três meses para iniciar pagar, um mês por ano de supressão
do pagamento, brindes pelos concessionários. Em 2013 captou R$ 228,6M em
financiamento. Nesta edição quer financiar R$ 300M. Lista das revendas com
financiamento Caixa em www.salaoautocaixa.com.br.
Novidades
– Mercedes lançará utilitário esportivo GLA meio de
setembro. É feito sobre a plataforma do Classe A, e será o mais caro da
família; Honda - Mesmo período Honda exibirá novo City. Toyota versões
do picape Hilux com SRV, de preço menor, motor flex, 2,7 litros, 163 cv, tração
apenas dianteira, e transmissão automática antiga, de quatro velocidades.
Vendas em novembro.
Como é
– Diz consultoria Jato Dynamics, Brasil mantém quinta
posição em vendas. Alemanha, crescendo, quarta; Japão, terceiro, caindo 2,6%;
EUA vice líder, em ascensão, marcou pouco mais de 1,4 milhão de vendas; e
China, crescendo, mantém liderança ao arranhar 1,5M nos oito primeiros meses.
Posição –
Apesar da queda em vendas em agosto – 17,2% menos que agosto de 2013 e 7,6%
inferior a julho – 272,5 mil veículos contra 329,2 mil em agosto 2013 e 294,8
mil, o Brasil se mantém o quinto mercado mundial.
Doméstico –
Fiat manteve a liderança, com 21,7%; VW 18,7 %ultrapassou a GM, 15% e Ford, 4a,
8,7%. Resultado surpreendeu. Esperava-se, a agressiva campanha da GM, vendendo
com desconto igual ao IPI, arrancasse vendas.
Re posição –
Maus indicativos e quedas – vendas, venda diária – estoques altos, entre 30 e
40 dias – apesar da redução de produção, transfere para setembro as esperanças
de início de recuperação por novos modelos e medidas do Banco Central. Redução
do mercado, aos olhos de Flávio Meneghetti, da Fenabrave, deverá ser de 8%
relativamente a 2013.
Líder –
Palio foi, pelo terceiro mês o mais vendido, superando o Gol por margem mínima.
Recém lançado, Renault Sandero é 10o. da lista mais vendida.
No bolso –
Apagar das luzes, atual governo usou maioria no Senado para aprovar aumento da
adição de álcool à gasolina a 27,5%. Biodiesel a 6%. Do ponto de vista do
consumidor e eleitor, é desperdício pois o limite máximo de queima econômica é
25%. O aumento é para agradar os usineiros, em má situação pelo controle
oficial do preço da gasolina.
Mudança – Nova estrutura de comunicação social
da Honda mudou agências e métodos. Apresentação do novo City terá test
drive longo, trechos com orografia variada para aferir características
do automóvel. Antes a marca havia cometido tais avaliações em cobertura e
estacionamento de shoppings.
Base – Marcel Dellabarba, novo gestor da
área, veio de VW e Mercedes, onde as avaliações de lançamento são extensas.
Chamado – General Motors faz chamada para
substituir mecanismo de regular altura dos bancos em 1.821 Camaro modelo 2011.
Súbita mudança de altura pode afetar o controle do veículo pelo motorista.
Bom começo – Ralliart Brasil, divisão de alta
performance, negócio da Mitsubishi Motors, largou bem. L200 Triton SR por ela
preparada chegou em 4o. com João Franciosi e Rafael Capoani, primeiro
nacional no árduo Rally do Sertões.
De novo - Prova vencida pela equipe Mitsubishi
Petrobras com protótipo ASX Racing, com Guilherme – Guga -
Spinelli e Youssef – Turco - Haddad. É a quinta vitória de
Guga na prova.
Idem – Menor fábrica nacional, Suzuki do
Brasil foi de forma contida, com os dois Jimny participantes do desafio 100 mil
km em 100 dias, revisaram, equiparam, pintaram, trocaram pneus e partes de
suspensão, e estrearam os pequenos goianos no Ralli. Na categoria Production 2,
para carros iguais aos à venda, ficaram com 5a. e 10a.
posição.
Alerta – Pela Internet conselhos em nome de
uma certa Shell Oil: não fumar; não usar telefone celular enquanto
abastece o veículo; não voltar a ele durante o abastecimento, tocando a lataria
próximo ao bocal de combustível. Comportamentos podem ignitar o vapor
do combustível durante abastecimento.
Voz da dona – Consultada, assessoria da Shell
desconhece documento e origem, mas conselhos são válidos.
Socorro – A fim de
empréstimo para quitar dívidas, implantar negócios, fazer capital de giro? O
Chrysler Finance Group LLC, aparentemente empresa sob o guarda chuva da Fiat
Chrysler Automobiles, está oferecendo ao mercado brasileiro, entre US$ 10 mil e
US$ 20M. A fim? info@chryslerfingrp.com
Chamada – Distância entre as metas de redução de
consumo de combustíveis e emissões de poluentes estabelecidos para EUA, Europa
e Brasil motiva protestos.
Comparação – Movimento internacional pró ecologia
Greenpeace protesta nas portas das fabricantes brasileiras, cobrando atingir as
metas definidas nos países de origem. Por leniência oficial as metas
brasileiras ficam muito distantes.
Na veia -Protesto é feito na porta das fábricas
de Fiat, VW e GM, para que as filiais cumpram, em nome do meio ambiente, as
regras dos países de origem.
Retífica RN - Coluna passada
indicou, uso constante com pequena quantidade de combustível no tanque pode
danificar a bomba de alimentação. Leitor Boris Feldman, engenheiro, contesta:
bomba não queima por falta do combustível refrigerante. Adoto.
Procura-se – Roubaram o Opala Comodoro SL/E 4.1,
1992, azul escuro, sedã, placas TTJ 0749. Vendo, avise à Polícia e ao
dono (neygama@hotmail.com).
Agravante - Roubo ou furto de carro de coleção
deveria ser crime qualificado, representando prejuízo à vítima e ao país,
desfalcado em seu pobre acervo histórico automobilístico.
Miniaturas – Editora Planeta DeAgostini produz
série de miniaturas Carros Inesquecíveis do Brasil. Folheto bem editado
tecnicamente por Bob Sharp, acompanhado de miniatura, valor em torno de R$ 40.
Recente exibe automóvel Simca Esplanada 1966. Problema ? Não houve Esplanada
’66.
Como é – Parte é Simca, pelas calotas não
utilizadas no Esplanada. Outro engano, a miniatura não é desta versão luxuosa,
mas do contido Regente. Idem para a modelia é errônea, pois tal carroceria é
versão 1969. E neste ano, como desde abril de 1967, a marca do veículo é
Chrysler.
Retífica RN – Coluna passada falou
da possível queima da bomba de combustível funcionando em ambiente de baixo
nível no tanque. Leitor atento, jornalista e engenheiro Boris Feldman foi
rápido: não queima. Acato.
Gente – Roberto Cortes, presidente da
MAN Latin America, premiado. OOOO Personalidade Brasil Alemanha 2014, pela
Câmara Brasil-Alemanha. OOOO Contribuição ao fortalecimento econômico
dos dois países. OOOO
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