A Foton Caminhões, após fechar acordos com grandes
fornecedores que atuam no País, está em fase final dos testes de rodagem de
seus protótipos de 10 toneladas, o Foton 10 – 16DT. Este será o primeiro modelo
da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairá da linha de produção com
mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além
do FINAME.
O caminhão nacional de 10 toneladas da Foton contabiliza
34 fornecedores locais já nomeados. Conceituadas marcas como a Cummins, para
fornecer motores; ZF, para transmissão; Knorr, para conjunto de freios; Sachs,
para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss,
para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para
tanque de combustível; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e
ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras, são destaques.
Protótipos equipados com estes componentes nacionais
estão em avaliações técnicas pela engenharia da Foton circulando em diversas
regiões do Brasil, enfrentando diferenças de temperatura, relevo e
pavimentações boas, ruins, além de estradas de terra batida.
De acordo com
Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da empresa,
esta é a fase mais importante para validarem o modelo como o mais adequado para
operações em grandes centros urbanos por todo o País. “Os veículos já rodaram
em diversas condições como urbana, rodoviária, além de trechos off roads, com
todas as configurações de cargas sendo vazio, ½ carga e carregado”.
Todo processo de nacionalização do Foton 10 – 16DT foi
concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign. “Este sistema
corresponde à estratégia da Foton Caminhões em utilizar a expertise de
engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validação do caminhão de
10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde, cerca de um ano”,
finaliza Gedanken.
O modelo Foton de 10 toneladas é ideal para aplicações em
grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade
de carga, além de poder receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão
de 13 toneladas. A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com
156 cv de potência e torque de 500 Nm. Esse caminhão é o único em sua categoria
que oferece a conceituada transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas, com
Overdrive, que faz com que o motor trabalhe em menor rotação e aumentando sua
vida útil e economizando combustível, oferecendo inclusive entrada para tomada
de força.
O grande diferencial da Foton é oferecer diversos itens
de série em seus caminhões, que são opcionais na concorrência. Os itens são:
ar-condicionado, vidros e travas elétricas, MP3, volante regulável, acelerador
manual eletrônico, sensor sonoro de ré, defletor de ar, cabine basculante,
freios ABS, barras estabilizadoras dianteira e traseira (maior estabilidade nas
curvas), direção e embreagem hidráulicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário