A Cummins South
America registrou aumento de participação no mercado brasileiro de caminhões mesmo
em ano de retração econômica. O marketshare da
maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos
geradores, de janeiro a agosto deste ano, ficou em 31,2% contra 24,8%
registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo dados da Anfavea, o mercado de caminhões
sofreu queda brusca de 44,7% entre janeiro e agosto de 2015, período no qual
registrou apenas 49.481 unidades comercializadas, contra 87.914 veículos
vendidos neste mesmo período de 2014. Do montante deste ano, 15.438 unidades
trazem motorização Cummins, equivalentes a 31,1%. No ano passado, em igual
período, os motores Cummins equiparam 21.824 caminhões, do total de 87.914
unidades, ou seja participação de 24,8%
Por categoria, a Cummins comercializou, de janeiro
a agosto de 2015, 1.340 motores para caminhões semileves (52,7% de share),
8.264 unidades para leves (60%), 2.035 para caminhões médios (42,9%), 2.668
motores para semipesados (17,4%) e 1.131 unidades para pesados (8,6% de share).
Em comparação ao desempenho de vendas em igual período de 2014, a Cummins
obteve expressivo crescimento na categoria semileve, de 30% de participação
passou a 52,7%; na categoria leve, de 57,6% para 60% e no médio de 35,8% para
42,9%. Somente nas categorias semipesados e pesados, ligeira queda de
participação, respectivamente, de 20% para 17,4% e 8,8% para 8,6%
Entre os dez caminhões mais vendidos, a Cummins
também está presente em cinco modelos do ranking, com participação de 50% do
volume total entre as Top 10. Vale acrescentar que, do total dos caminhões
comercializados em 2015 (de janeiro a agosto), 42% são do segmento de veículos
leves, ou seja, abaixo de 15 toneladas. A Cummins, por sua vez, atende este
mercado com basicamente três motorizações: ISF 2.8, ISF 3.8 e ISB 4.5.
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