Não é só na motorização que esse pesado se destaca. O Constellation 30.330 já
estreia no mercado brasileiro com configuração de série que segue tendências da
indústria: a transmissão automatizada V-Tronic e o segundo eixo direcional 8x2
de fábrica. No comparativo com seus principais concorrentes, o modelo oferece
potência e torque, em média, 15% superiores, com um peso bruto total (PBT) de
29 toneladas.
Motorização é item de destaque
Equipado com motor Cummins ISL de 334 cv, seu torque
máximo é 1.450 Nm, calibrado pela Engenharia da MAN Latin America para uma
ampla faixa plana, a maior da categoria. Essa configuração assegura performance
e alta velocidade média operacional, com produtividade diferenciada e menor
custo operacional. Na medida para atender seus principais segmentos: aplicações
rodoviárias e de distribuição, o modelo pode operar como frigorífico, furgão,
tanque, basculante, graneleiro e sider.
Transmissão automatizada gera economia
Para a configuração V-Tronic, a transmissão é a ZF 12 AS
1420 TD, de doze velocidades. Os componentes do trem de força são preservados,
aumentando a vida útil de itens como motor, transmissão e embreagem. Outro
diferencial está no consumo de combustível que pode ser reduzido e também
padronizado para toda a frota, com a troca de marchas sempre no tempo certo, sem
falhas do motorista, que se beneficia em conforto e segurança.
Eficiência com segundo eixo direcional
Considerada uma tendência de mercado, a versão 8x2 para o
chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic passa a ter seis toneladas a
mais que seu equivalente 6x2. Com esta configuração, o frotista conta com uma
opção mais barata e completa, com menor custo operacional, além de ter garantia
de fábrica para todos os componentes. Com o segundo eixo direcional, o modelo
segue a principal demanda dos clientes: melhoria de rentabilidade e aumento da
carga útil.
Versatilidade garantida
Outro diferencial do modelo é versatilidade em
entre-eixos, com a maior oferta da categoria. São três opções diferentes para
que o cliente eleja a que melhor se aplica à sua operação. A variedade também
se faz presente nas cabines: o frotista pode escolher entre as versões
estendida, leito teto alto ou baixo.
Conforto, ergonomia e eficiência
Seu pacote de atributos traz também, de série, itens para
maior conforto e ergonomia: banco do motorista com suspensão pneumática, coluna
de direção com multirregulagem, ar-condicionado e trio elétrico, entre outros.
A viagem pode se tornar ainda mais eficiente com o computador de bordo desse
Constellation, que auxilia com as informações logísticas.
Segurança é primoridal
O modelo garante ainda segurança com seu sistema de freio
robusto. São diversos recursos tecnológicos como essa finalidade. O ABS
(Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem
excessiva. Já o EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a
distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro.
E o ATC (Automatic Traction Control) controla a
velocidade das rodas e o torque do motor. O EasyStart, por sua vez, reforça a
partida em rampa, com dispositivo que permite travar os freios dianteiros e
traseiros do veículo por até três segundos em rampa.
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