O setor de entrega de encomendas está crescendo em grande
velocidade. Em 2015, mais de 2,9 bilhões de encomendas foram enviadas somente
para Alemanha – 1 bilhão a mais do que em 2005.Esta tendência deve continuar
nos próximos dez anos.
Mais e mais clientes estão comprando produtos online e,
com ordens de conveniência e entrega no mesmo dia já disponíveis, os
consumidores esperam que suas mercadorias sejam entregues à sua porta em
algumas horas – frescos e refrigerados. E não é só isso: restrição de
circulação, áreas ambientais e o desejo de reduzir o barulho do trânsito
significam que novas opções de entrega serão necessárias. Esses requisitos
entram em jogo nas operações logísticas urbanas.
O ZF future study desse ano, encomendado pela ZF e
realizado pelo Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics (IML) em
Dortmund, em cooperação com a editora ETM, em Stuttgart, incide sobre os poucos
metros finais do processo de entrega. O Prof. Dr. -Ing. Uwe Clausen, líder do
IML, conduz o estudo que se concentra em áreas urbanas, e também sobre as
diferenças entre a infraestrutura urbana e rural e sobre os efeitos das
alterações demográficas.
Sete tendências
O estudo examina a relevância futura de sete diferentes
tendências. Em detalhe, os pesquisadores focaram nas impressoras 3D, criação de
valor local, condução autônoma, e-mobility, digitalização, Internet das Coisas,
drones de transporte e robôs de entrega. Na conferência de experts
"Logística Urbana do Futuro," que foi realizada como parte da IAA
2016 – Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, Alemanha – Uwe
Clausen apresentou alguns resultados do estudo inicial.
Entregas automáticas
O estudo identificou a condução autônoma como uma
tendência decisiva, que também se reflete em um foco significativo sobre este
tópico no IAA. Veículos autônomos, além de reduzirem o estresse do motorista,
podem compensar a falta de trabalhadores qualificados. Uma vantagem é que se
trata de um progresso crescente nesta área. Sistemas de assistência ao condutor
e tecnologias de condução semiautônomas já estão bem estabelecidas. Além disso,
alguns veículos autônomos já foram testados na estrada.
"O desenvolvimento
de condução autônoma é uma fase fascinante", diz Clausen. "As
tecnologias básicas já estão disponíveis; no entanto, a questão é se a
infraestrutura e a economia da logística estão prontas". De acordo com
Clausen, há, por exemplo, questões das pendências de segurança. Como podemos
garantir que um veículo automatizado possa detectar um local de obras que não
está devidamente sinalizado ou, que não seja confundido por marcações
incorretas da via? Esta é uma questão fundamental para que caminhões de entrega
autônoma consigam obter consentimento da sociedade e ofereçam vantagens
econômicas.
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