A Lexus apresenta no Salão do Automóvel de Paris, que
ficará aberto ao público até o dia 16 de outubro, seu protótipo Lexus UX,
equipado com os pneus-conceito Urban Crossover, da Goodyear. O veículo vem
equipado com pneus especiais - uma combinação que reflete perfeitamente a
colaboração entre as duas empresas.
Quando a Lexus encarregou a Goodyear de desenvolver um
pneu para seu novo modelo, pediu duas coisas: revolucionar o design dos pneus e
empregar a tecnologia mais avançada. Para refletir o projeto exclusivo do Lexus
UX em seus pneus, a Goodyear adotou a mesma filosofia que a Lexus aplicou nesse
modelo, em que os elementos internos combinam com o exterior do carro. Seguindo
esse princípio, os raios fluem sutilmente até os ombros do pneu, criando um
elemento único em harmonia com o restante do automóvel.
As seções dos ombros, que se integram discretamente à
roda, dão ao pneu um ar de crossover urbano, enquanto o desenho da banda
acrescenta dinamismo. O design do pneu foi criado por meio de uma técnica de
esculpir a laser baseada em tecnologia de ponta.
O pneu tem componentes avançados, como a tecnologia
SoundComfort da Goodyear, que consiste em um revestimento de espuma de
poliuretano de célula aberta acrescentado ao interior do pneu. Essa tecnologia
reduz enormemente o nível de ruído gerado pela ressonância produzida na
cavidade do pneu com a rodagem (redução
do ruído externo de até 11db e interno de até 4 db), deixando a cabine do automóvel muito
silenciosa. Desse modo, o condutor e os passageiros podem desfrutar da música
ou da conversa com total tranquilidade ao trafegar com em seu Lexus.
Nesse protótipo, a Goodyear combinou a SoundComfort com
sua tecnologia Chip-in-tire, apresentada pela primeira vez no Salão do
Automóvel de Genebra em 2014.
O chip envia informações para o computador de
bordo do carro para melhorar a estabilidade e o desempenho durante as curvas e
a frenagem. Dispondo de dados sobre pressão, temperatura e identificação do
pneu, o computador pode ajustar automaticamente os algoritmos de controle
longitudinal e lateral para proporcionar um excelente desempenho.
Além disso, o novo protótipo conta com a tecnologia
RunOnFlat da Goodyear, com flancos reforçados que permitem circular sem
problemas por 80 km depois de furos que gerem total perda da pressão.
"Estamos muito orgulhosos de poder apresentar esse
pneu inovador para o protótipo do Lexus UX, confirmando a experiência da
Goodyear na concepção de soluções personalizadas para equipamentos originais.
Nossos designers foram capazes de desenvolver um pneu que segue fielmente a
filosofia de carros da Lexus e que também atende às demandas de conforto,
prazer ao dirigir e confiabilidade de seus clientes", afirma David
Anckaert, diretor geral de desenvolvimento de produtos para equipamentos
originais da Goodyear para Europa, Oriente Médio e África. "E tudo isso
foi criado com tecnologias que já estão à disposição do consumidor, como ocorre
com a Sound Comfort e a RunOnFlat da Goodyear”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário