A Marcopolo
e a Polomex, sua operação para produção de ônibus no México, estão concluindo o
desenvolvimento de um exclusivo modelo de ônibus rodoviário de dois andares,
que será fornecido inicialmente para a IAMSA, um dos principais operadores de
transporte daquele país.
O novo modelo Marcopolo MP 180 MX é exclusivo para o
mercado mexicano e incorpora novidades tecnológicas e itens inéditos para
atender as solicitações do cliente e oferecer padrão superior de conforto,
segurança e ergonomia.
Serão
fornecidas 110 unidades que estão sendo produzidas na unidade da Marcopolo de
Ana Rech (Caxias do Sul) e que serão exportadas para a Polomex, que finalizará
a montagem interna e fará a entrega ao cliente. A aquisição dos ônibus faz
parte do programa de modernização das frotas das empresas ETN e La Línea e
serão utilizados nas linhas da Cidade do México, Guadalajara, Queretaro e
litoral.
Segundo
Paulo Andrade, diretor-geral da Polomex, o negócio representa a quebra de
diversos paradigmas em relação ao padrão de qualidade e sofisticação dos ônibus
produzidos no continente americano em relação à Europa. “Foram diversos meses
para definição da configuração e dos equipamentos a serem utilizados, que
demandou um trabalho de parceria muito estreito entre a Marcopolo no Brasil, a
Polomex, a MAN e a IAMSA. O projeto
é completamente novo e possui diferenciais tecnológicos importantes”, enfatiza
o executivo.
O ônibus
desenvolvido para a IAMSA é o primeiro modelo Double Decker produzido pela
Polomex com 15 metros de comprimento e chassi MAN. Externamente, o veículo tem
o novo desenho (desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano), com
conjunto ótico com LEDs nas luzes de direção e de posição - Daytime Running
(Luz de posição diurna), que aumentam a eficiência luminosa e a durabilidade e
reduzem a necessidade de troca/manutenção.
“A grandes
mudanças e inovações estão no interior do novo ônibus, que conta com novos
equipamentos e soluções inéditas”, destaca Paulo Andrade. O foco é a
sofisticação e o elevado padrão de conforto e segurança. Possui novos sistema
de ar-condicionado, mais eficiente e silencioso, sistema inédito para saída de
emergência com escada embutida na lateral do veículo, porta-pacotes fechados,
com portas (similares às de avião), janelas do piso inferior mais amplas e
panorâmicas, para-brisa colado e camarote para motorista auxiliar mais amplo.
Outras
novidades que foram desenvolvidas e trabalhadas pela engenharia da Marcopolo e
Polomex são: os novos sanitários, um masculino e outro feminino, mais espaçosos
e funcionais; o novo piso do salão inferior, 100% plano, com o túnel de
passagem da cabine totalmente acessível com altura de 1,80 m, e a nova escada
de acesso para o piso superior (novo desenho), que torna a operação de entrada
e saída mais confortável, rápida e ergonômica.
“Mais as
inovações não se restringem ao interior. Também desenvolvemos um novo sistema
para retirada do conjunto roda/pneu estepe, com sistema a pistão, acionamento
das portas dos bagageiros externos com sistema eletropneumático para abertura e
ampliamos o bagageiro principal na parte traseira, com acesso mais fácil e
ergonômico.”, salienta Paulo Andrade.
O novo
Marcopolo MP 180 MX conta com poltronas semileito no piso superior e poltronas
leito no piso inferior, mais ergonômicas e confortáveis, todas com cintos de
segurança de três pontos retráteis. Os passageiros podem usufruir do sistema
audiovisual em monitores individuais atrás das poltronas desenvolvidos
especialmente para atender às necessidades dos operadores em viagens de média e
longa distâncias. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com
luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs
estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento
por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para
fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são
individuais e integrados ao porta-focos.
O painel de
instrumentos, com satélites retráteis, incorpora todos os equipamentos, como o
display da câmera de ré, as câmeras internas e o sistema multiplex (funções
conjugadas de todos os equipamentos do ônibus). Conta, também, com saídas de ar
reposicionadas e sistema de ventilação mais eficiente, porta-objetos atrás da
poltrona, iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar
com acionamento sensível ao toque.
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