A FPT Industrial, uma das principais fabricantes de motores diesel
do mundo, ressalta os benefícios da correta utilização de peças genuínas nas
manutenções corretivas. Como o nível de exigência de veículos comerciais e
máquinas off-road é extremamente elevado – devido à natureza severa dos
trabalhos, a manutenção corretiva poderá ser necessária.
“Devemos reforçar a
importância de se trabalhar somente com peças genuínas. Aliadas, manutenção
preventiva e corretiva, quando feitas com peças originais genuínas, garantem o
bom funcionamento de todo o trem de força e, principalmente, do motor”, destaca
Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial.
A recomendação da fabricante mostra que o investimento destinado à
compra de peças genuínas é compensado rapidamente pelo melhor rendimento do
motor, menor número de paradas para manutenção e maior durabilidade das peças.
Juntas e vedações
As juntas e vedações são as responsáveis por evitar vazamentos e
entrada de partículas indesejadas no motor. Após muito tempo em condições
severas de uso, o motor sofre dilatações térmicas que provocam torções,
retrações e expansão das partes móveis. É nesse momento que as juntas genuínas
mostram a sua eficácia.
Fabricadas com materiais especiais de alta resistência ao torque
e com uma alta elasticidade, elas mantêm as partes móveis perfeitamente
vedadas, mesmo sob as mais severas utilizações. Além disso, as juntas possuem uma correta furação mantendo o perfeito acoplamento das partes
móveis, evitando assim paradas precoces para manutenção, mantendo maior
disponibilidade do equipamento.
O diretor de Engenharia da FPT Industrial alerta para o
fato de que “ao receber itens não genuínos, o motor pode perder rendimento e ter
um aumento considerável no consumo de combustível e de lubrificantes”. “Sem
contar possíveis paradas indesejadas que comprometem a disponibilidade do
equipamento”, acrescenta Xavier.
Bomba d´água
Responsável
principal pelo sistema de resfriamento do motor, a bomba d´água é primordial
para o bom funcionamento do propulsor. Qualquer falha pode gerar um
superaquecimento, ocasionando o travamento total do trem de força.
Peças
não genuínas possuem partes metálicas porosas, que se deterioram rapidamente e
comprometem a refrigeração do sistema, provocando falhas graves na circulação
de água pelo motor.
Por
isso, as bombas genuínas garantem selos e rolamentos homologados que aumentam a
vida útil da bomba, evitando superaquecimento do motor. Garantem ainda
matéria-prima que assegura menor nível de porosidade e reduz a possibilidade de
trincas e vazamentos precoces e por último o encaixe perfeito que evita
vazamentos.
Pistões e anéis
Essenciais
para o motor, os pistões e anéis nunca devem ser substituídos por itens não
genuínos. Somente as peças genuínas mantém o consumo de óleo lubrificante
dentro do homologado pela engenharia, evitando assim a necessidade de repor o
óleo antes do previsto.
Além
disso, as peças promovem uma perfeita queima da mistura
Ar/Combustível, evitando consumo excessivo de diesel e a formação de carvão no
sistema.
Outro
ponto importante é o acabamento superficial dos pistões e anéis que evitam
possíveis riscos na camisa de cilindro e eventuais travamentos de motor.
Bomba de óleo
Por ser
o “coração” do motor, a bomba de óleo não admite falhas, pois elas
comprometeriam todo o fluxo de lubrificação, podendo levar ao travamento total
do propulsor. Somente os itens genuínos, passam por um rigoroso processo de
fabricação que diminui drasticamente o travamento das engrenagens da bomba.
Além
disso, as peças genuínas tem menor nível de porosidade, o que garante menos
trincas e vazamentos, mantendo a pressão de óleo no circuito de lubrificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário