Há 70 anos, foi realizado o primeiro test-drive do
“Protótipo 1” do Unimog. Conduzido por florestas, em estradas irregulares da
Alemanha, o veículo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os alemães a
aumentarem a produtividade agrícola da época pós-guerra.
Desde então, nenhum outro veículo comercial no mundo
consegue operar com tamanha versatilidade, seja como reboque, trator, caminhão,
veículo de combate a incêndios e exploração, foodtruck, locomotiva, ônibus,
máquina de operação e uso militar.
Ano decisivo
O ano de 1945 foi fundamental para o desenvolvimento do
Unimog. O engenheiro Albert Friedrich retornou para Stuttgart-Untertürkheim em
junho daquele ano, e queria ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG no
período pós-guerra, contribuindo com a construção de uma máquina agrícola
motorizada.
Em agosto deste mesmo ano, outro engenheiro da
Daimler-Benz AG subordinado a Friedrich desenhou o primeiro esboço do
Unimog. A figura foi revisada e, em um mês, foi apresentada à diretoria da
empresa, que, entretanto, demonstrou pouco interesse pelo projeto. Após essa
decisão, o esboço foi apresentado à "Comissão de Controle da
Produção", autoridade militar dos Estados Unidos na região, com pedido de
permissão para fabricar dez veículos de teste. Essa aprovação foi concedida no
dia 20 de novembro de 1945, pelo responsável pelo "Grupo de Alimentos
e Agricultura" da zona ocupada pelos Britânicos e Americanos.
Inicio do plano básico, em 1946
Então em 1945 o engenheiro conseguiu colocar prática o
projeto. Friedrich passou a liderança do desenvolvimento do veículo para seu
antigo subordinado, o projetista Heinrich Rößler, no dia 2 de janeiro de 1946.
Em poucas semanas, um novo plano geral foi desenvolvido, com o motor e a caixa
de mudanças posicionados diretamente à direita da linha central do veículo.
Isso significava que os tubos de torque – que protegem os eixos propulsores –
podiam ficar em ângulos retos com relação aos eixos. Como resultado, somente
quatro juntas propulsoras eram necessárias no chassi. Esse foi um design
inovador, que ainda é usado no Unimog, nos modelos U 4023/U 5023.
Entre janeiro e março de 1946, a definição da
"máquina multifuncional motorizada" também foi concluída. Era uma
máquina que atingia velocidade máxima de 50 km/h (o dobro da velocidade que os
tratores conseguiam andar), tinha eixos pneumáticos com amortecimento, tração
em todas as rodas com bloqueio do diferencial na dianteira e traseira, freios
nos eixos traseiro e dianteiro, apresentava design do quadro similar aos dos
automóveis e caminhões e contava com uma cabina fechada com bancos acolchoados.
Na área de utilização de carga, a máquina multifuncional
motorizada contava com área auxiliar de carga sobre o eixo traseiro com
capacidade de 1 tonelada, a distribuição era de 2/3 do peso da carga no eixo
dianteiro e 1/3 no eixo traseiro e ainda era possível fixar implementos, e
puxá-los por meio de árvores de tomada de força presente, na dianteira,
traseira e/ou no meio do veículo.
História de um veículo realmente notável
Em março de 1946, Hans Zabel de Gaggenau, que fazia parte
do projeto desde o início, firmou o termo Unimog – Universal-Motor-Gerät, em
tradução direta “máquina motorizada de aplicações universais”. Até 1954, esse
veículo podia ser utilizado para 66 diferentes aplicações agrícolas. As
mudanças e progresso técnico foram companheiros constantes de Hans durante toda
a história do Unimog. Até o momento, já existiram 30 modelos de diferentes
séries e quase 400.000 veículos foram vendidos.
Linha Unimog 2016
É difícil encontrar um desafio no mundo que
o Mercedes-Benz Unimog não seja capaz de enfrentar, seja no deserto
de Gobi, na tundra e taiga da Sibéria ou em alguma estrada quente do Vesúvio.
Os atributos para aplicações tão radicais estão em seu
sangue. Graças ao motor Euro VI do Unimog localizado no meio do veículo
para enfrentar terrenos extremamente difíceis, o deslocamento do quadro está
ainda mais para trás, e isso significa que o seu centro de gravidade ficou mais
baixo e ao mesmo tempo proporciona uma grande distância do chão, otimizando
ainda mais a dirigibilidade em operações fora de estrada. As articulações do
eixo, atingindo até 30 graus, são possíveis devido à tecnologia de tubo e
de torque em conjunto com molas helicoidais.
Além disso, há uma capacidade de atravessar áreas
alagadas com profundidade de 1,20 m e um ângulo de inclinação lateral de até
38 graus. A condução em situações extremas com a tração em todas as rodas
engatada é auxiliada pelos bloqueios dos diferenciais e pelo sistema de
controle de pressão dos pneus "Tirecontrol Plus". Ele pode
simplesmente ser selecionado pelos botões do volante de seleção para a
respectiva aplicação por meio dos modos "estrada", "areia"
e "estrada irregular". A linha Unimog é equipada com motores modernos
Euro VI com potência de até 220 kW (299 hp).
Quando se trata de manutenção, diagnósticos ou reparação,
o Unimog também oferece cobertura completa. Oficinas autorizadas especializadas
na linha prestam assistência técnica em mais de 650 postos de serviços,
localizado em mais de 130 países, enquanto que ofertas de serviços especiais e
serviços financeiros completam o pacote.
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