A indústria de motocicletas segue apresentando dados
retraídos de produção, vendas e exportação. Segundo a ABRACICLO, Associação
Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas
e Similares, foram fabricadas 80.489 motos em setembro, ante 92.791 em agosto,
o que representa uma retração de 13,3%.
As vendas no atacado – para as concessionárias – seguiram
a mesma tendência e registraram queda de 8,4% no período, passando de 83.236
motocicletas, em agosto, para 76.268 unidades, em setembro.
“As medidas para a retomada da economia ainda não foram
alinhadas, mantendo o compasso de espera. Além disso, a greve bancária, que se
estende por mais de 30 dias, também contribuiu para que a média de vendas
diária ficasse abaixo do registrado no mês de agosto de 2016. Estima-se que
cerca de quatro mil motocicletas poderiam ser emplacadas, entre consórcio e
financiamento”, afirma Marcos Fermanian, presidente da entidade.
Acumulado em Queda
No acumulado do ano (janeiro a setembro) a queda da
produção é de 31%, passando de 1.032.715 (2015) para 712.870 (2016) – atingindo
o menor patamar desde 2003, com 741.929 unidades. As vendas para as
concessionárias apresentam decréscimo de 28,7%, com 683.453 motocicletas ante
959.077, em 2015.
Já as exportações apresentam um cenário mais favorável
com leve queda de 4,7% nos primeiros nove meses do ano, passando de 45.922
unidades (2015) para 43.752. As vendas externas somaram 4.298 motocicletas
comercializadas no mês passado, volume 5% inferior em relação às 4.522 de
agosto.
Média Diária
No varejo, a média diária de vendas de motocicletas caiu
4,3% entre agosto (23 dias úteis) e setembro (21 dias úteis), passando de 3.324
para 3.182 unidades. Quando comparada à média diária do mesmo mês de 2015
(4.521 unidades/dia em mês com 21 dias úteis), verifica-se um declínio de
29,6%.
Na comparação mensal, os licenciamentos desaceleraram
12,6%, considerando as 66.822* motocicletas comercializadas em setembro, ante
76.460, em agosto. Já no acumulado (janeiro a setembro), a retração foi de
27,1%, passando de 942.581, em 2015, para 687.280, em 2016.
(*) Foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo
licenciamento junto aos Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº
13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran nº 555/15, de 17/09/2015.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 40 anos de história em comemoração em 2016 e contando
com 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de
Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares representa, no
país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de
investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no
trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas –
majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as
seis maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na
quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as
fabricantes geram aproximadamente 16 mil empregos diretos no PIM.
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