O brasileiro realmente é um povo que merece sempre ser
estudado. Ele é apaixonado por automóvel, mas muitas vezes investe de forma
errada seu rico dinheirinho conquistado num automóvel que não reflete o valor
pago. Explico. Carro nesse momento de crise está caro, então, cada elemento que
valoriza seu automóvel é uma conquista, principalmente quando o assunto é
segurança e tecnologia.
Vou considerar três modelos recentes: Honda Civic com
valor entre R$ 88 mil e R$ 125 mil em sua décima geração, Ford Fusion 2017 com
preços entre R$ 121.500 e R$ 154,500 e o novíssimo Jeep Compass revelado em
Pernambuco com preços entre R$ 99.900 e R$ 149.900.
Observando o aspecto de preços, é possível que qualquer
um dos três modelos consigo satisfazer o comprador, mas o que cliente realmente
quer?
Se ele procura design por exemplo, o Honda Civic é
disparado o mais bonito e queridinho do pedaço. O modelo não passa
desapercebido na rua. Todos os olhares acompanham o modelo e não faltam motivos
de elogios.
Ao desenvolver o novo Civic, os designers e engenheiros
da Honda tinham como objetivo entregar um sedã mais esportivo e premium, que
resgatasse as proporções mais agressivas e o porte mais atlético das gerações
anteriores, com um claro avanço do design para o futuro. O novo Civic é mais
baixo e largo, com um pequeno balanço frontal e um conjunto de rodas e pneus
mais largos que criam uma combinação mais esportiva das rodas com a carroceria
e ao mesmo tempo nos faz lembrar mais do Accord que da geração anterior.
Seus traços marcantes são complementados e acentuados por
detalhes de design como os vincos elegantes que percorrem a carroceria, a
dianteira angulosa e agressiva e os arcos de rodas destacados. O desenho de
capô elevado define as linhas de caráter da nova dianteira que segue a
identidade visual Solid Wing Face, destacando o emblema Honda no centro da
moldura cromada (black piano na versão Sport) em forma de asa e margeado pelos
novos faróis com iluminação totalmente em LED na versão Touring.
As colunas de para-brisa ultrafinas dão ao interior um ar
arejado e boa visibilidade, unindo-se à linha do teto e formando um arco suave
que segue pela coluna C e termina nas lanternas traseiras em formato de
bumerangue, iluminadas por LED. O efeito geral é de dinamismo e sofisticação,
que dá ao novo Civic uma estética inconfundível.
E a tecnologia? Sentimos falta de tecnologias que
permitam uma condução mais segura e confortável. Claro que o segmento não é o
mesmo, mas o Ford Fusion 2017 surge como uma alternativa interessante através
de tecnologias semiautônomas e sistemas inéditos desenvolvidos para oferecer o
que há de mais avançado em segurança, conveniência, conectividade e conforto.
Suas novidades incluem alerta de colisão com assistência
autônoma de frenagem, sistema autônomo de detecção de pedestres e piloto
automático adaptativo com “stop and go”, que contribuem para torná-lo um dos
carros da categoria mais seguros do mundo.
Esses equipamentos completam a lista de itens de
segurança da linha, que já conta com sistema de permanência em faixa,
monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de detecção
de cansaço, 8 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o
motorista e passageiro) e cintos traseiros laterais infláveis – uma
exclusividade da marca.
Chave com sensor de presença para acesso inteligente e
partida sem chave, ar-condicionado automático de dupla zona com saída para os
bancos traseiros, partida remota, sensor de chuva e tomada de 110 V são outros
itens oferecidos pelo modelo que mostram a preocupação da Ford em oferecer o
que há de mais atual em recursos de tecnologia em um veículo no Brasil.
E qual a razão do Jeep Compass aparecer por aqui? Talvez
ele seja um equilíbrio interessante entre custo e itens de tecnologia
oferecidos.
Antes mesmo de entrar no Jeep Compass, a chave de presença
Keyless Enter ’n’ Go (de série a partir das versões Longitude) já começa a
apresentar a extensa relação de equipamentos tecnológicos, feitos para
facilitar e, em especial, proteger todos os ocupantes.
Com a chave no bolso, é possível entrar no veículo e dar
a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode
ainda contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar
previamente a cabine.
Bem à frente do motorista, a tela configurável de TFT
(presente em todas as versões) no quadro de instrumentos apresenta quase duas
dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo
de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança.
Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda
mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do
volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro
(incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O
bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8
direções) e passageiro (4).
O pacote de série de segurança inclui, entre outros
itens, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento
(ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de
velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em
rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de
cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos,
faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em
manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que
induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de
aderência.
Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de
série para Limited e Trailhawk) há mais dois air bags laterais, dois de cortina
e um para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas quando somadas às
duas frontais obrigatórias.
Mas o maior destaque é o conjunto de recursos que faz o
Jeep Compass atingir um patamar inédito entre os veículos nacionais. Ele é
formado pelo controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de
mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHBe aviso e prevenção de
colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática. Outro item de alta
tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera
em vagas paralelas e perpendiculares.
O objetivo deste texto é unicamente alertar você a manter
o foco na escolha de um automóvel. Em nosso dia-a-dia de especialista
automotivo é comum a pergunta sobre “qual carro eu deveria
comprar?”, e a resposta vem sempre depois de uma análise das suas
necessidades e desejos. Boa sorte na hora de investir seu importante dinheiro.
PERFIL
Tarcisio Dias éprofissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta
o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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