O desenvolvimento de um veículo passa por muitas fases
atualmente. Com o aumento de tecnologias é preciso atentar para que o sistema
elétrico de um automóvel possa funcionar de forma isolada, sem sofrer
interferências com a proximidade de outros sistemas.
Dessa forma, a compatibilidade eletromagnética (CEM) é a
qualidade de um sistema elétrico, de se manter neutro com a proximidade de
outros sistemas. Ele não perturba esses sistemas e não se deixa influenciar por
eles.
Devido aos riscos de comportamentos imprevisíveis, tais
como freios sendo acionados abruptamente, deve existir em projetos de veículos
a preocupação com a geração e com a recepção eletromagnética.
Aplicado ao veículo, isto significa que os diferentes
sistemas elétricos e eletrônicos instalados como sistema de ignição, injeção
eletrônica, ABS/ASR, airbag, central multimídia, telefone celular, sistema de navegação,
etc., devem poder funcionar uns próximos aos outros sem influência recíproca.
Por outro lado, o veículo deve ter um comportamento
neutro como sistema no seu meio ambiente, isto é, não deve influenciar
eletricamente outros veículos ou a transmissão de rádio, televisão e outros
serviços por rádio (interferência radiada).
Ao mesmo tempo o veículo deve continuar funcionando
plenamente na presença de outros campos, p. ex. nas proximidades de
transmissores (imunidade a interferências).
Por esses motivos, os sistemas elétricos para veículos e
também os veículos como um todo devem ser equipados de tal maneira que sejam
compatíveis eletromagneticamente.
Fontes de interferêcia - Rede de bordo, ondulação - O
alternador alimenta a rede de bordo com uma corrente alternada retificada.
Apesar da retificação através da bateria do veículo fica uma ondulação
residual. Sua amplitude depende da carga da rede de bordo e da fiação. Sua
frequência se altera com a rotação do alternador ou do motor. A oscilação
fundamental está na faixa dos kHz. Acoplada ao sistema de som do veículo por
via galvânica ou indutiva, a oscilação se apresenta com um chiado nos
alto-falantes.
Rede de bordo, impulsos - Ao
ligar-se consumidores, são gerados impulsos nos cabos de alimentação. Por um
lado, eles penetram diretamente através da alimentação de tensão (acoplamento
galvânico) e indiretamente por acoplamento através de cabos de conexão
(acoplamento indutivo e capacitivo).
No caso de falta de ajuste, provocam falhas de
funcionamento, chegando inclusive a destruir sistemas vizinhos.
Para garantir que não ocorram funções inaceitáveis na
rede de bordo, deve ser encontrada uma solução otimizada para tornar as fontes
de interferência (locais que geram interferências) compatíveis com os
receptores de interferências (dispositivos susceptíveis) para cada veículo.
As amplitudes dos impulsos (diferentes para redes de
bordo de 12 V e 24 V) são divididas em categorias.
Ao definir-se o nível permissível da interferência
radiada, das fontes de pulsos e da imunidade necessária dos receptores de
interferências, ocorre uma adaptação, de modo que seja prevista para todas as
fontes de interferência de um veículo uma categoria pelo menos abaixo dos
receptores de interferência (p. ex. unidades de comando), e levando em conta
uma segurança contra interferências.
A escolha das classes de supressão de interferências é
feita de acordo com o esforço necessário para suprimir as fontes de
interferência ou proteger os dispositivos susceptíveis.
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além
de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve
o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br)
que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br),
uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente a cada 10 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário