ROSBERG FIRME, VETTEL NEM TANTO
A vitória de Nico Rosberg no Grande Prêmio do Japão,
disputado domingo, em Suzuka, deixou o piloto alemão mais perto do seu primeiro
título mundial enquanto seu compatriota Sebastian Vettel viveu um fim de semana
pouco auspicioso. O tetracampeão mundial não conseguiu subir ao pódio e
ainda ouviu Maurizio Arrivabene declarar que a renovação de seu contrato, que
acaba em 2017, depende dos resultados que ele apresentar até lá. Terminado o tour
da F-1 no Extremo Oriente, viu-se Rosberg firme, Vettel nem tanto…Falando
nesse assunto, a Renault e Nico Hulkenberg estariam em fase final de
negociação. Se confirmado o acordo vai gerar boa movimentação no mercado:
deixará em aberto uma vaga na quarta melhor equipe da temporada, a Force India.
Alheia a tudo isso, a Mercedes comemorou seu terceiro
título consecutivo entre os construtores com quatro provas de antecipação. Neste vídeo postado nas redes sociais, a marca
alemã mostra como compartilhou a conquista com os funcionários na Inglaterra,
certamente um case sobre como manter todos motivados e
focados na conquista de mais um título em 2017. Vale a pena ver.
Se Rosberg saiu de Suzuka com uma confortável margem de
33 pontos na liderança do campeonato, boa parte desse resultado se deve à
catastrófica largada de Lewis Hamilton, que caiu de segundo para oitavo e
terminou em terceiro, após grande disputa com o holandês Max Verstappen. Com
esse resultado, o inglês agora agora tem 280 pontos, contra 313 do líder. Para
quem gosta de números frios e calculistas essa diferença permite ao alemão
chegar ao tão esperado primeiro título terminando em segundo lugar todas as as
quatro corridas restantes deste ano: Estados Unidos, México, Brasil e Abu
Dhabi. Verdade que o campeonato deste ano já teve suas reviravoltas, mas o
favoritismo agora é francamente de Rosberg.
Outro alemão, também chamado Nico, igualmente é apontado
como favorito. No caso do Nico Hulkenberg suas chances de vitória seria fechar
contrato com a Renault na condição de primeiro piloto. A imprensa alemã
noticiou que até mesmo a minuta do contrato teria sido aprovada pelas partes
envolvidas.Verdade que ele está confirmado na equipe Force India, ao lado de
Sérgio Pérez, mas dois fatores ajudam a dar força a essa possibilidade bastante
comentada no paddock de Suzuka: 1) Vijay Mallya, dono da equipe, já declarou
que jamais impediria Hulk de aproveitar um bom convite; 2) Todos
sabem que a vaga aberta pode ser convertida em um bom dinheiro, seja através de
um piloto que traga patrocinadores ou através do piloto que a Mercedes escolher
para preencher esse lugar. E dinheiro é sempre bem-vindo em qualquer equipe da
F-1… Neste caso os primeiros da lista são Pascal Wehrlein e Esteban Ocon.
Já na Ferrari a situação não é nova, não é boa e nem deve
melhorar em breve. A falta de resultados que eram esperados para este ano —
Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen lutando por vitórias com os pilotos da
Mercedes —, e a perda do segundo lugar entre os construtores para a Red Bull
não ajuda em nada a solucionar os problemas que a imprensa italiana colabora para
ficarem maiores. O contrato atual de Vettel termina no final de 2017 e há um
acordo para renovar por mais dois anos.
Questionado sobre essa extensão em entrevista ao
jornalista Carlo Vanzini, da Sky Italia, Arrivabene destacou que tanto Vettel,
quanto a equipe como qualquer pessoa tem objetivos na vida e lembrou que o
piloto tende a extrapolar as atribuições do seu cargo, ou como está na moda, do
seu “job description”, para ser confirmado:
“Vez ou outra precisamos lembrar Vettel para se
concentrar na sua tarefa, que é pilotar. Sobre sua renovação, ele precisa
mostrar resultados como todos…”
A declaração de Arrivabene está longe de ser a descoberta
da pólvora ou a reinvenção da roda: todo piloto campeão se enfronha em todas as
áreas da equipe para saber o que está acontecendo, motivar seus colaboradores
diretos e ter o equipamento que vai permitir obter melhores resultados.
Ocorre
que em estruturas menos rígidas, como é o caso da Ferrari, isso gera
desequilíbrios exacerbados quando os resultados não vêm. E a Ferrari não vence
desde desde… o GP de Cingapura de 2015, uma eternidade para os tifosi e para os executivos da FCA, a holding
que, no final das contas, tem ingerência maior sobre o orçamento e as nomeações
da equipe.
O resultado final e todas as informações do GP do Japão
você encontra aqui e os melhores momentos da corrida neste vídeo.
Renault na F-E
O suíço Sebastién Buemi foi o grande sobrevivente da
corrida repleta de acidentes e incidentes que serviu como abertura da temporada
2016/2017 da F-E, sábado, em Hong-Kong, como você pode conferir neste vídeo. O
brasileiro Nelsinho Piquet largou na pole-position mas foi traído por um trecho
da pista onde vários pilotos acabaram batendo nas barreiras de proteção. O
americano Sam Bird assumiu a liderança mas ao trocar de carro o sistema de
transmissão não funcionou e ele acabou se atrasando em quase uma volta. Lucas
di Grassi parou para trocar o bico do seu carro e acabou fazendo uma boa
recuperação, para terminar em segundo lugar.
Nelsinho Piquet fez a Pole Position |
Resultado de Hong-Kong:
1) Sebastien Buemi, Renault e.dams, 53’13”298; 2) Lucas
di Grassi, ABT Schaeffler-Audi Sport, a 2”477; 3) Nick Heidfeld, Mahindra
Racing, a 5”522; 4) Nico Prost, Renault e.dams, a 7”360; 5) Antonio Felix da
Costa, Andretti Formula E, a 17”987; 6) Robin Frijns, Andretti Formula E, a
21”161.
Posições no campeonato
Pilotos – 1) Buemi, 25; Di Grassi, 18; 3)
Heidfeld, 15; 4) Prost, 12; 5) Felix da Costa, 10; 6) Frijns, 8.
Equipes – 1) Renault e.dams, 37; 2) ABT
Schaeffler Audi Sport, 18; 3) Andretti Formula E, 18; 4) Mahindra Racing, 16;
5) NEXTEV NIO, 7; 6) Faraday Future Dragon Racing, 6.
A temporada prossegue dia 12 de novembro em Marrakesh,
Marrocos.
WG
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