Quando se pensa em transporte coletivo urbano de
excelência imediatamente associamos ao oferecido no exterior, como na Europa ou
ainda em Bogotá, na Colômbia. No Brasil, no máximo se considera Curitiba e, nos
últimos dois anos, o sistema do Rio de Janeiro, em razão das melhorias
realizadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Mas a imagem do brasileiro e, em especial, do paulista
precisa ser revista. Aqui mesmo, na Grande São Paulo existe um exemplo de
eficiência, pontualidade, segurança, conforto e conectividade no transporte
urbano que é referência para todo o País e pode ser replicado.
A Metra Sistema Metropolitano de Transportes, que atua na
região metropolitana de São Paulo como operadora exclusiva do corredor ABD (São
Mateus-Jabaquara) e sua extensão (Diadema-Brooklin) recebeu a avaliação
ótimo/excelente de 84,6% no índice de qualidade do cliente (IQC). Empresa
privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997,
possui frota de 285 ônibus e transporta mensalmente 7,5 milhões de pessoas.
A avaliação do IQC é feita diretamente com os usuários e
envolve diversos atributos relacionados aos serviços oferecidos e prestados,
alguns que não dependem diretamente da operação da empresa. A Metra alcançou
índices de satisfação acima de 90% em conforto e limpeza dos ônibus, cuidado do
motorista ao dirigir, duração das viagens e localização dos pontos, entre
outros.
De acordo com Maria Beatriz Setti Braga, diretora da
Metra Transportes, o excelente índice alcançado e a satisfação dos clientes é
resultado dos investimentos realizados e do foco da empresa na contínua
elevação do padrão de qualidade dos serviços. “Frota com veículos modernos e
ecológicos (movidos a diesel e a diferentes combustíveis alternativos),
preservação e manutenção das vias de trajeto, profissionais com formação e
treinamento diferenciados, pontualidade, condução suave, segurança e conforto,
além de wi-fi a bordo, saídas USB para recarga de gedgets e ar condicionado,
são alguns dos atributos mais reconhecidos pelos nossos clientes”, explica
Beatriz.
Outro diferencial importante para o cliente é que nos corredores
exclusivos, a manutenção e conservação de toda a via (monitorada 24 horas por
dia) é da própria Metra. O resultado é a ausência de buracos e estações bem
conservadas. “Cuidamos até do paisagismo, com o plantio de árvores ao longo das
vias”, detalha Beatriz.
A Metra possui frota de 285 ônibus, dos quais 95 são
elétricos e/ou com combustíveis sustentáveis. Além disso, muitos dos veículos
são de piso baixo e contam sistema de ar-condicionado, wi-fi e saídas USB para
carregar aparelhos eletrônicos.
Além do padrão de qualidade entre os melhores do mundo, a
Metra Transportes responde pela programação e operação das 13 linhas que operam
no corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) e ainda a extensão do trecho
Diadema-Brooklin. Além disso, também é responsável pela manutenção da frota,
conservação das vias e terminais, da sinalização, dos pontos de parada, da
jardinagem e da rede elétrica. São nove terminais sob sua gestão e
administração da comercialização de bilhetes e venda de créditos para o Cartão
Bom.
Por intermédio de trabalho voluntário, os próprios
colaboradores, cuidam da responsabilidade ambiental com a plantação de árvores
ao longo dos 33 quilômetros do corredor ADB, que também é popularmente conhecido
como Corredor Verde. Com esse projeto, de 2000 até hoje, os colaboradores
voluntários já plantaram mais de 5.000 árvores, que neutralizam a emissão de
CO2 lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário