A Scania apresentou ao prefeito de Curitiba,
Rafael Greca, seu biarticulado personalizado para as exigências da cidade. O
lançamento acontece num importante momento da mobilidade curitibana, após Greca
revelar que iniciará um processo de renovação da frota da capital a partir do
início de 2018.
Novo biarticulado Scania
padronizado para Curitiba
O biarticulado Scania F 360 HA tem 28 metros de
comprimento, transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros
com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. Destinado ao uso em
corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um
incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de
soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.
A novidade da Scania, que segue o padrão exigente da
Urbs, de Curitiba, tem carroceria Caio, motor de 360cv e desenvolve torque de
1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar
combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e
privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade
entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a
capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que
eleva a produtividade para o operador.
O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas,
da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque
do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura
inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor,
quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca
de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O
veículo tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do
mercado).
O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com elevado nível de
conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros,
suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com
sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS,
controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário