A Volvo Cars
começa uma nova era na fábrica de Ghent, na Bélgica, com o início da produção
do XC40, o primeiro SUV compacto da marca.
O modelo já tem mais de 13 mil
pedidos e os clientes começarão a receber os veículos no início de 2018. Com o
XC40, a Volvo entra para o segmento que mais cresce na indústria automotiva e
complementa sua gama mundial de SUVs, ao lado do XC60 e XC90.
O primeiro XC40
recebeu as boas-vindas de convidados ilustres, incluindo o primeiro ministro da
Bélgica, Charles Michel, o CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, e o
vice-presidente de Manufatura e Logística da Volvo Cars, Javier Varela.
O XC40 estreia a
plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture – Arquitetura Modular
Compacta) da Volvo, que também estará nos próximos modelos da linha 40.
Desenvolvida com a participação da Geely, a CMA vai oferecer aos carros Volvo a
sinergia e economia de escala necessárias para o segmento de compactos premium.
A preparação
para o início da produção do XC40 teve investimentos significativos nos últimos
anos, transformando a planta de Ghent em um hub de exportação global para
carros com a plataforma CMA, incluindo a adição de uma área de 8 mil metros
quadrados.
Um total de 363
robôs foram instalados na unidade e um deles recebeu o apelido de "the
Beast" (ou a "Fera") pelos colaboradores. O enorme robô, único
exemplar na produção mundial da Volvo Cars, é usado para levantar as
carrocerias até uma esteira transportadora próxima ao teto da fábrica.
Ghent é uma das
duas plantas operadas pela Volvo Cars na Europa e iniciou suas atividades em
1965. No local, foi produzida a primeira geração do campeão de vendas XC60,
além do V40, V40 Cross Country, S60 e V60.
A outra fábrica europeia da marca
está localizada em Torslanda, na Suécia, seu país de origem. A montadora também
possui duas linhas de produção na China e está construindo uma unidade no
estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, que está prevista para ser inaugurada
no segundo semestre de 2018.
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