Depois de uma
pausa em 2017, a Pirelli voltará ao Campeonato Mundial de Rali (WRC) no ano que
vem. A fabricante italiana de pneus participou da competição desde sua
temporada inaugural, em 1973, conquistando 181 vitórias e vencendo 25 títulos
mundiais.
A Pirelli
homologou novos produtos para a mais recente geração de carros usados no
Campeonato Mundial de Rali, bem como para a categoria de entrada, a WRC2. Esses
novos pneus proporcionarão ainda mais desempenho e durabilidade, tanto no
asfalto quanto no cascalho.
A Pirelli também
será a fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Rali na categoria júnior,
dedicada aos pilotos nascidos depois de 1º de janeiro de 1989. Eles dirigem
modelos idênticos ao Ford Fiesta da classe R2. O vencedor se tornará o proprietário
de um Fiesta R5 novo, juntamente com um pacote composto por pneus, combustível
e inscrições gratuitas para a temporada 2019 do WRC2.
Isso faz parte da
longa tradição da Pirelli de promover as carreiras de jovens pilotos no
Campeonato Mundial de Rali, por meio de programas como o Pirelli Star e o WRC
Academy. Essas iniciativas ajudaram pilotos como Craig Breen, Elfyn Evans,
Hayden Paddon e Ott Tanak a ascenderem ao topo do esporte em equipes de
fábrica. O atual campeão mundial, Sebastien Ogier, também ganhou seu título
júnior com pneus Pirelli, em 2008.
Uma gama
inteiramente nova de pneus P Zero para uso em asfalto e Scorpion para cascalho
foi produzida para o Campeonato Mundial de Rali de 2018, juntamente com um
Sottozero redesenhado para uso em superfícies cobertas com gelo e neve
(disponível com e sem pregos).
Para o asfalto,
haverá o novo pneu P Zero RK5A, além do P Zero RK7B, mais macio. Para asfalto
úmido, o Cinturato RWA fará sua estreia. Todos esses produtos contêm novas
construções e compostos, que proporcionam mais aderência e desempenho do que
nunca, graças a uma seleção de tecnologias patenteadas.
Para o cascalho,
a Pirelli apresenta o novo Scorpion K4 Reinforced, juntamente com um Scorpion
K6 Reinforced, mais macio. Além de ser extremamente rápido, o reforço adicional
nestes pneus protege contra furos, mesmo nas condições off-road mais
extremas. Um novo padrão de banda de rodagem também melhorou a dirigibilidade e
o manuseio.
Para as duas
etapas de inverno do campeonato, Monte-Carlo e Suécia, chega uma nova geração
de Sottozero. São eles o Sottozero B, para Monte-Carlo, e Sottozero Ice (com
pregos longos), para a Suécia. Eles também usam tecnologias patenteadas, que
buscam garantir a retenção do prego no pneu, proporcionando o máximo de aderência
ao longo das corridas.
Além dos seus
compromissos no Campeonato Mundial de Rali (que começará no próximo ano com o
Rali de Monte-Carlo, entre os dias 22 a 28 de janeiro), a Pirelli também
continuará a fornecer pneus para o Campeonato Europeu de Rali, que ajudou
muitos jovens pilotos no crescimento de suas carreiras, além de assegurar três
títulos consecutivos para o piloto da Pirelli Kajetan Kajetanowicz. O
Campeonato Europeu Júnior sub-27 terá mais uma vez fornecimento exclusivo da
Pirelli, novamente usando carros R2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário