Inteligência artificial para ajudar motoristas
Quem você procura quando surge uma luz no painel e você
não sabe o que significa? Como conectar seu telefone celular com o sistema
multimídia do veículo novo? A grande maioria das pessoas vai ligar para um
amigo, para uma outra pessoa que tem um modelo semelhante ou o caminho mais
recomendado, o manual do fabricante.
A partir de janeiro de 2018 você vai ouvir falar em inteligência
artificial, manual cognitivo ou mesmo IBM Watson quando o assunto for dúvida
sobre seu automóvel. O que para muitos é futuro, a Volkswagen vai tornar
realidade com o lançamento do Virtus, o sedã do Novo Polo. O modelo será o
primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e
digitalização.
Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o sedã vai oferecer o “manual
cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o
veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução
permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova
experiência tecnológica.
Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse
assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen
conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e
espanhol.
Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8”
e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a
cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.
A implementação dessa nova tecnologia complementará a forma com que os
proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o conteúdo
impresso continua a ser oferecido.
O aplicativo permitirá aos usuários interagir e obter informações sobre a
literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.
O cliente Volkswagen, após a compra do Virtus, poderá baixar gratuitamente
o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em
seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação
Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW.
Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em
todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.
A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá
campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta
oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.
O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage
com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando).
Utilizando o recurso de comando de voz, se o cliente perguntar, por
exemplo, “como conecto meu celular no rádio?”.
Resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de
ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth ativado. Tudo
certo? Então siga esses passos:”
[São apresentados CARDS para o usuário, com imagens e os seguintes textos]
1 - No sistema de rádio, clique em PHONE.
2 - Aperte o botão de função ao lado da exibição PROCURAR TELEFONE.
3 - Procure o celular que você quer parear na tela do rádio.
4 - Se precisar, confirme o pareamento e digite o código PIN que estará na
tela do rádio e confirme.
Outra dúvida pode ser sobre o funcionamento de algum recurso do veículo:
Pergunta: Meu retrovisor mexe sozinho quando dou ré.
Resposta: Isso é muito útil. Esta é a funcionalidade Tilt Down. Quando ela
está acionada, o retrovisor direito se movimenta automaticamente até que você
consiga ver a borda da calçada quando estiver em marcha à ré. Isso te ajuda na
hora de estacionar. Quer configurar agora?
[São apresentados os botões (SIM) e (NÃO)].
O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários
podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por
meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma
resposta.
Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e
receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos
e receber quais ações devem ser tomadas.
Por exemplo:
Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”
Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa
analisar.”
[É exibido o botão de câmera]
[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]
“Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há
possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e
uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua
concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para verificar
esse problema assim que possível.”
Se o assistente não encontra informações para responder a questão do
usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente
(CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.
Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além
daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais
frequentes feitas à CRC.
O assistente cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além
daquelas que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi elaborado de
acordo com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes Volkswagen à CRC.
→ Aplicativo
inteligente com todo o conteúdo
dos manuais do veículo vai
responder questões sobre o
sedã;
→ Recurso entende
linguagem natural, como em uma conversa informal, e “aprende” com base nas
interações que tem com o motorista;
→ Consulta pode ser
por meio de escrita, voz ou por fotografia;
→ Sistema utiliza
tecnologia Watson, da IBM Cloud. Todo o conteúdo estará
hospedado na “nuvem”.
A interação com o cliente será também levada para outro nível, mais
próximo e pessoal. Será possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão
do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone
para chamadas automáticas em situações de emergência.
Por meio do app também será possível à Volkswagen enviar notificações ao
usuário vídeos sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de utilização
– como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do veículo em uma
concessionária.
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e
Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade
para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez
mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos
de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.
Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo,
promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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