quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Foguete com tecnologia 3D ganha prêmio nacional universitário

Alunos da USP (Universidade de São Paulo) ganharam o reconhecimento máximo na primeira competição universitária de foguetes realizada no Brasil, Cobruf, instituição responsável por diversos projetos aeroespaciais, com foco educacional. 

O foguete intitulado “Imperius” foi lançado com sucesso para alcançar velocidade de 1.000km/h e 3km de altura. Graças à impressão 3D realizada da ogiva (ponta do foguete), entregue pela empresa brasileira Wishbox Technologies, foi possível desenvolver um formato diferenciado em sua estrutura que melhorou a aerodinâmica e que, segundo os estudantes, dificilmente seria alcançado com outro material ou processo.

O foguete experimental ‘Imperius’, foi desenvolvido pelo Projeto Jupiter - equipe interdisciplinar da USP formada por alunos do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Faculdade de Economia e Administração (FEA), Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG), Instituto de Física (IF) e Escola Politécnica da USP (Poli-USP).

O lançamento bem sucedido do ‘Imperius’ foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base da Força Aérea Brasileira (FAB), com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), localizada em Parnamirim (RN).


O foguete feito de fibra de carbono e alumínio foi desenvolvido pela equipe de alunos do Projeto Jupiter, que nasceu com o intuito de participar de competições de foguetes experimentais de pequeno porte, até então realizadas no exterior. Atualmente, o grupo é formado por 65 alunos que contribuíram para a concretização do ‘Imperius’, resultado um ano de projeto, sendo 8 meses de pesquisas e mais 4 de fabricação. No caso da ogiva, a parte que encabeça todas as outras e tem como finalidade aumentar a velocidade e distância alcançada, foram 50h de impressão até ser completamente materializada pela Wishbox Technologies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário