O Grupo Daimler, um dos pioneiros e um dos maiores
fabricantes mundiais de veículos comerciais, avança com êxito no
desenvolvimento e produção de caminhões e ônibus movidos a energia elétrica.
Esta solução alternativa ao diesel de petróleo ganha destaque em
ônibus Mercedes-Benz da linha Citaro na Europa, em ônibus escolares
da Thomas Built Buses nos EUA e nos caminhões leves FUSO eCanter nos EUA,
Europa e Japão.
O compromisso do Grupo Daimler com a viabilização técnica
e comercial de veículos movidos a energia elétrica por bateria dá continuidade
à forte liderança da Companhia no atendimento às demandas dos clientes, bem
como aos desafios da mobilidade urbana e da sustentabilidade ambiental.
Citaro: a caminho do ônibus urbano de zero emissões
A contagem regressiva para ônibus de zero emissões
começou: em breve, a Mercedes-Benz iniciará a produção em série de um
ônibus urbano com sistema de propulsão totalmente elétrico baseado no Citaro,
um campeão de vendas mundial.
Há poucos meses, a Mercedes-Benz celebrou a
produção do 50.000º Citaro. Porém, o desenvolvimento do ônibus urbano número um
no mundo, um campeão de vendas, continua acelerado. Logo atrás do Citaro híbrido,
introduzido também recentemente, com sistema de acionamento a diesel ou a
gasolina altamente eficiente, vem o próximo passo, o Citaro totalmente
elétrico, que recebe sua energia de acionamento de baterias de lítio-íon
Além da possibilidade de carregá-lo em uma tomada
elétrica na garagem, a Mercedes-Benz também pode fornecer, como
opção, o Citaro com uma das soluções intermediárias de recarga. Neste caso, o
veículo é alimentado por motores elétricos no cubo de roda do eixo traseiro,
sistema já comprovado nos últimos anos no Citaro G BlueTec Hybrid.
Uma das características marcantes do Citaro com propulsão
totalmente elétrica é o gerenciamento térmico refinado dos sistemas de
acionamento e controle de temperatura do ônibus. Essa solução reduz
significativamente o consumo de energia, aumentando a autonomia do veículo sem
mudar o tamanho da bateria.
Atualmente, o Citaro elétrico está sendo submetido à
mesma extensa série de ensaios e testes realizados por todos os ônibus
da Mercedes-Benz.
Os protótipos já passaram, por exemplo, com sucesso pelos
testes iniciais de inverno em temperaturas geladas no círculo ártico, bem como
no calor de verão de Serra Nevada, na Espanha. Outros testes de resistência e
refinamentos detalhados também serão realizados, garantindo que
a Mercedes-Benz consiga oferecer a máxima disponibilidade em relação
a um ônibus urbano de propulsão convencional. O Citaro totalmente elétrico fará
sua estreia mundial no salão internacional de veículos comerciais IAA 2018 em
Hannover, na Alemanha.
Estreia do ônibus elétrico escolar da Thomas Built Buses
Fabricante líder de ônibus escolares na América do Norte,
a Thomas Built Buses – subsidiária da Daimler Trucks North America (DTNA), com
sede em High Point, Carolina do Norte, EUA – realizou, neste mês de novembro,
a estreia do ônibus elétrico escolar Saf-T-Liner C2. Chamado de Jouley,
esta é a primeira geração de um elétrico da marca com produção em série.
A primeira geração do ônibus elétrico Saf-T-Liner C2 vem
equipada com o trem de força PowerDrive™ 7000ev produzido pela Efficient
Drivetrains, Inc. (“EDI”), que fornece energia de bateria de 100-160 kWh, uma
base de autonomia de 100 milhas e uma autonomia de operação de até 100 milhas
entre cargas, além da opção de uma autonomia ainda maior com conjuntos
adicionais de bateria. Destacam-se ainda o software de controle do veículo
PowerSuite™ e o sistema de telemática e diagnóstico PowerTracker™, que rastreia
a localização do ônibus e fornece monitoramento em tempo real.
FUSO e-Canter é o primeiro caminhão elétrico produzido em
série.
Primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em
série no mundo, o FUSO eCanter será entregue aos clientes, a partir deste ano,
nos EUA, Europa e Japão.Esta é a 3ª geração do veículo, que fez sua estreia no
IAA de 2016. Em 2010, o eCanter foi o primeiro caminhão leve do mundo com
propulsão puramente elétrica.
O novo eCanter é equipado com um motor elétrico de 185 kW
de potência. Sua bateria tem capacidade de 70 kW por hora. Assim, dependendo da
carroceria, carga e tipo de aplicação, uma autonomia de mais de 100 km é
possível sem recarga com o veículo parado. Extensivos testes junto a clientes
com a 2ª geração demonstraram que sua autonomia é suficiente para o uso diário
de um caminhão leve.
O eCanter pode ser configurado com perfeição para cada
uma das necessidades dos clientes em termos de autonomia, preço e peso.
Esse
conceito se baseia na percepção de que alguns clientes não precisam de muita
autonomia, mas sim de maior carga útil, enquanto outros aceitam uma carga útil
menor, mas precisam de maior autonomia, o que demanda mais conjuntos de
baterias. As possibilidades de carga na bateria também são muito
personalizadas: 80% da capacidade com uma hora de corrente contínua numa
estação de carga rápida ou, alternativamente, 100% de carga com corrente
alternada em sete horas. No futuro, a carga rápida será possível com 170 kW.
Assim, 80% da capacidade da bateria será obtida em somente meia hora.
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