A ZF revelou um novo conceito
de volante destinado a atender a funcionalidade de condução autônoma de nível 3
e até mesmo superior. O sistema incorpora controle por gestos através de displays
gráficos desenvolvidos para melhorar a comunicação entre o condutor e o
veículo, e oferece tecnologia de identificação manual avançada.
De acordo com Juergen Krebs, Vice-Presidente de
Engenharia de Sistemas de Volante e Airbags de Motorista da ZF, “o
desenvolvimento da nova tecnologia vem de encontro ao objetivo da ZF ‘Vision
Zero’ - zero acidentes de trânsito e zero emissões -, pois trata-se de um
facilitador fundamental que fará a interface entre o veículo e o condutor.
Enquanto novas funções automatizadas se tornam mais comuns, tecnologias
avançadas utilizadas no volante são importantes e podem auxiliar a segurança
dos condutores e na atenção do modo atual de controle do veículo”.
O novo conceito da ZF é projetado para utilizar controle
por gestos para acionar diversas funções do veículo previamente escolhidas pelo
fabricante do automóvel. Funciona intuitivamente por meio de movimento de mãos
utilizados com frequência em celulares e em outros dispositivos inteligentes.
Por exemplo: um toque no volante pode acionar a buzina, e um “toque duplo” ou
“toque e deslize” no aro podem ativar funções previstas e associadas com
determinada parte do aro do volante, como mudar o controle de temperatura.
Esses gestos são atendidos e confirmados pelo display central, por displays
gráficos e por sinais luminosos.
O volante utiliza diversas interfaces para indicar o modo
de controle do veículo. Um display de 7 polegadas instalado no centro do
volante indica quem está no controle, se é o condutor ou o veículo. Além disso,
uma faixa de lâmpadas LED está integrada ao aro do volante com luzes azuis
indicando o modo autônomo, brancas para o modo de direção manual e vermelhas
para alerta ao motorista. Outros usos incluem luzes amarelas que indicam
mudança de direção e brilhantes (ou piscando) para indicar várias situações
escolhidas pelo fabricante do automóvel.
O sistema também apresenta uma gama de funções integradas
de maneira inteligente ao volante. São 10 sensores capacitivos no aro externo
que detectam a posição que o condutor está segurando o volante, enquanto um
adicional no aro interno detecta se as mãos estão segurando o volante com a
firmeza apropriada. A solução mostra se as mãos estão ou não no volante –
ajudando a deixar claro sobre quem está no comando, se é o veículo ou o
condutor, o que será fundamental para a operação autônoma de nível 3 e
superior.
A configuração exclusiva encontrou novos desafios, pois o
airbag lateral do condutor não poderia estar localizado no seu lugar
tradicional, em função da tela de LCD localizada no centro. Os engenheiros da
ZF projetaram então um novo conceito de airbag, que pode ser acionado pela
parte traseira do volante pelo aro e que cobre o display, o que ajuda a
proteger o condutor em caso de acidente.
“O avançado volante de direção da ZF representa um passo
importante na evolução da direção automatizada, enquanto ajuda a aumentar a
segurança e a atenção do condutor”, enfatiza Krebs. “Conforme nos preparamos
para as funções automatizadas de nível 3, a transferência de controle entre o
veículo e o condutor utilizando feedback preciso
será fundamental. Acreditamos que o nosso conceito é o mais intuitivo e fornece
as respostas mais claras para o condutor”, finaliza Krebs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário