A
temporada termina com mais uma excelente notícia para o jovem Rodrigo
Baptista, atual campeão da Porsche Império GT3 Cup. Em 2018, o paulistano de 21
anos correrá o Pirelli World Challenge (PWC) pela equipe K-PAX Bentley,
como piloto contratado pela montadora.
Assim, após o ano
de estreia na PWC, em que obteve destaque com quatro vitórias em nove
etapas na GTS e a quarta posição no geral, Digo, como é conhecido, competirá no
campeonato de GT3, na categoria GTA (amador). Momento de muita comemoração para
o integrante do HTPro Team.
"Este é um passo muito importante em minha carreira. Este ano conheci as
pistas e a maneira que os norte-americanos trabalham. Com isso em mente, e com
os bons resultados que tivemos com o Cayman GT4, creio que o passo natural para
2018 seria sentar no carro de GT3.
E nada melhor do que começar o ano como
piloto oficial da K-PAX Bentley no Pirelli World Challenge. Fico muito
feliz com o convite para fazer parte dessa equipe tradicional no automobilismo
dos EUA, ainda mais tendo como companheiro o português Álvaro Parente, campeão
da categoria em 2016 e que conheço bem", enaltece Digo.
Com a cabeça já na próxima temporada, Rodrigo Baptista explica o que muda ao
sair da GTS para a GTA, além de avaliar em quais pistas norte-americanas poderá
ter vantagem em relação aos adversários. "O carro que pilotei na GTS é
completamente diferente da GTA.
A potência praticamente duplica, o peso é muito
maior e o volante fica do lado direito, porque é inglês. Sem falar nos meus
adversários, já que na atualidade o Pirelli World Challenge na categoria GT3
não deve em nada a outros campeonatos do mundo como IMSA e Blancpain",
conta o piloto.
"Será um ano de muito aprendizado e tenho plena consciência de que podemos
chegar para disputar o título da GTA. Dezenove corridas no total, sendo que
em dez eu corro sozinho e, em nove etapas, com um companheiro no meu
carro, nas chamadas “Sprint X Races”. Algumas pistas vão favorecer nosso
carro, como Road America e Watkins Glen, e outras nem tanto, como as de rua de
Saint Petersburg e Long Beach, mas creio que no geral estaremos competitivos
desde a primeira etapa", avalia Digo.
"No começo deste ano cheguei praticamente desconhecido aqui nos Estados
Unidos. A partir da etapa de Lime Rock Park, em Connecticut (EUA), tudo mudou,
e após as quatro vitórias de 2017, todas as equipes me viram de uma outra
maneira, porque sabiam que eu nunca tive o carro mais rápido da GTS, mas era
bastante constante. O resultado está aí. Agora é focar em 2018 e trabalhar duro
para que essa boa fase só aumente", finaliza.
As dez etapas na GTA - O
calendário da GTA no Pirelli World Challenge já está definido. As primeiras
duas etapas serão realizadas em março, na Streets of St. Petersburg (IndyCar),
nos dias 9, 10 e 11, e no Circuit Of The Americas (COTA), entre os dias 23 e
25. Em abril, outras duas corridas, Streets of Long Beach (IndyCar), entre os
dias 13 e 15, e Virginia International Raceway, de 27 a 29.
A GTA atinge sua metade com a disputa do Canadá, no autódromo
Canadian Tire Motorsport Park (Mosport), de 18 a 20 de maio, e tem ainda no
mesmo mês a etapa de Lime Rock Park, nos dias 25, 26 e 28. A corrida de Road
America (IndyCar) será entre 22 e 24 de junho, enquanto em julho será a vez da
etapa de Portland International Raceway (IndyCar), entre os dias 13 e 15. Utah
Motorsports Campus, entre 10 e 12 de agosto, e Watkins Glen International, de
31 de agosto a 2 de setembro, decidem a competição.
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