sábado, 9 de dezembro de 2017

Scania se destaca em novo segmento com a venda de 215 ônibus

Com 215 unidades vendidas do K 440 8x2, de novembro de 2016 a novembro de 2017, a Scania vem se sobressaindo no novo segmento de ônibus rodoviários, que permite utilizar nos modelos de chassis quatro eixos (tração 8x2),carrocerias de dois andares (DD) e 15 metros de comprimento. Do total, 93 unidades foram para o Grupo JCA, a Auto Viação Progresso, de Pernambuco, adquiriu 15 veículos e o restante foi comprado por clientes pequenos e médios, em negócios pulverizados por todo o país.

A solução 8x2 de 15 metros também vem puxando uma tendência. A logística de transporte e a nova regulamentação das linhas interestaduais estão levando os empresários rodoviários a escolher modelos mais rentáveis. Estão migrando da tração 6x2 para a 4x2 (de 14m e 50 lugares) e da 6x2 para o próprio 8x2.

Um metro a mais (recupera o espaço reservado para a plataforma elevatória) e a adição de um andar superior, possível pelos quatro eixos da versão 8x2, que pode comportar uma carroceria Double Decker (DD).

O Grupo JCA adquiriu o maior lote de ônibus de 15 metros rodoviários, com 93 unidades do K 440 8x2 DD. A divisão da compra ficou da seguinte forma: Viação Cometa com 31 unidades, a Auto Viação 1001 recebeu 22 modelos e, por fim, a Auto Viação Catarinense levou 40 produtos.

Além dos 93 K 440 8X2, o Grupo JCA comprou também 92 unidades do Scania K 360 4x2, de 50 lugares, uma configuração que leva mais passageiros, surgida em 2015, e todas para a Auto Viação 1001. Portanto, no total foram 185 chassis faturados para o Grupo JCA, e para dois segmentos.

Os modelos Scania K 440 8x2 DD são equipados com câmbio Opticruise de quarta geração (conforto, durabilidade e economia de combustível), maior estabilidade do conjunto (controle eletrônico de estabilidade ESP), suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento – que oferece ainda mais segurança, painel colorido com display de 6.5", Driver Support (“instrutor” em tempo real avaliando a performance do condutor), posição das bolsas de ar da suspensão no módulo dianteiro (mais conforto e sem ruídos), freios EBS, ABS, válvula de segurança de freio de estacionamento e o sistema hidráulico Scania Retarder, auxílio extra na hora da frenagem. 

Outras vantagens são propiciar mais espaço no salão do piso inferior (mais comodidade para os passageiros), sistema de gestão mais inteligente dos dados do veículo (Serviços Conectados).


As vendas para o novo nicho levaram a Scania, no acumulado de janeiro a novembro, à vice-liderança da categoria dos rodoviários. A fabricante cresceu 85,1% em relação a 2016 (411 unidades vs 222), enquanto o mercado subiu 23,1%. A participação subiu de 15,9% para 24% (maior aumento dentre os concorrentes). 

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