Com 215 unidades vendidas do K 440 8x2, de novembro de
2016 a novembro de 2017, a Scania
vem se sobressaindo no novo segmento de ônibus rodoviários, que permite
utilizar nos modelos de chassis quatro eixos (tração 8x2),carrocerias de dois
andares (DD) e 15 metros de comprimento. Do total, 93 unidades foram para o Grupo
JCA, a Auto Viação Progresso, de Pernambuco, adquiriu 15 veículos e o restante
foi comprado por clientes pequenos e médios, em negócios pulverizados por todo
o país.
A solução 8x2 de 15 metros também vem puxando uma
tendência. A logística de transporte e a nova regulamentação das linhas
interestaduais estão levando os empresários rodoviários a escolher modelos mais
rentáveis. Estão migrando da tração 6x2 para a 4x2 (de 14m e 50 lugares) e da
6x2 para o próprio 8x2.
Um metro a mais (recupera o espaço reservado para a
plataforma elevatória) e a adição de um andar superior, possível pelos quatro
eixos da versão 8x2, que pode comportar uma carroceria Double Decker (DD).
O Grupo JCA
adquiriu o maior lote de ônibus de 15 metros rodoviários, com 93 unidades do K 440
8x2 DD. A divisão da compra ficou da seguinte forma: Viação Cometa com
31 unidades, a Auto Viação 1001 recebeu 22 modelos e, por fim, a Auto Viação
Catarinense levou 40 produtos.
Além dos 93 K 440 8X2, o Grupo JCA
comprou também 92 unidades do Scania K
360 4x2, de 50 lugares, uma configuração que leva mais passageiros, surgida
em 2015, e todas para a Auto Viação 1001. Portanto, no total foram 185 chassis
faturados para o Grupo JCA, e para dois segmentos.
Os modelos Scania K 440 8x2 DD são equipados com câmbio Opticruise de quarta geração
(conforto, durabilidade e economia de combustível), maior estabilidade do
conjunto (controle eletrônico de estabilidade ESP), suspensões dianteira e
traseira pneumáticas, sistema antitombamento – que oferece ainda mais
segurança, painel colorido com display de 6.5", Driver Support
(“instrutor” em tempo real avaliando a performance do condutor), posição das
bolsas de ar da suspensão no módulo dianteiro (mais conforto e sem ruídos),
freios EBS, ABS, válvula de segurança de freio de estacionamento e o sistema
hidráulico Scania Retarder, auxílio extra na hora da frenagem.
Outras vantagens
são propiciar mais espaço no salão do piso inferior (mais comodidade para os
passageiros), sistema de gestão mais inteligente dos dados do veículo (Serviços
Conectados).
As vendas para o novo nicho levaram a Scania, no
acumulado de janeiro a novembro, à vice-liderança da categoria dos rodoviários. A fabricante cresceu 85,1%
em relação a 2016 (411 unidades vs 222), enquanto o mercado subiu 23,1%. A
participação subiu de 15,9% para 24% (maior aumento dentre os
concorrentes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário