Com 215 unidades vendidas do K 440 8x2, de novembro de
2016 a novembro de 2017, a Scania
vem se sobressaindo no novo segmento de ônibus rodoviários, que permite
utilizar nos modelos de chassis quatro eixos (tração 8x2),carrocerias de dois
andares (DD) e 15 metros de comprimento. Do total, 93 unidades foram para o Grupo
JCA, a Auto Viação Progresso, de Pernambuco, adquiriu 15 veículos e o restante
foi comprado por clientes pequenos e médios, em negócios pulverizados por todo
o país.
A solução 8x2 de 15 metros também vem puxando uma
tendência. A logística de transporte e a nova regulamentação das linhas
interestaduais estão levando os empresários rodoviários a escolher modelos mais
rentáveis. Estão migrando da tração 6x2 para a 4x2 (de 14m e 50 lugares) e da
6x2 para o próprio 8x2.
Um metro a mais (recupera o espaço reservado para a
plataforma elevatória) e a adição de um andar superior, possível pelos quatro
eixos da versão 8x2, que pode comportar uma carroceria Double Decker (DD).
O Grupo JCA
adquiriu o maior lote de ônibus de 15 metros rodoviários, com 93 unidades do K 440
8x2 DD. A divisão da compra ficou da seguinte forma: Viação Cometa com
31 unidades, a Auto Viação 1001 recebeu 22 modelos e, por fim, a Auto Viação
Catarinense levou 40 produtos.
Além dos 93 K 440 8X2, o Grupo JCA
comprou também 92 unidades do Scania K
360 4x2, de 50 lugares, uma configuração que leva mais passageiros, surgida
em 2015, e todas para a Auto Viação 1001. Portanto, no total foram 185 chassis
faturados para o Grupo JCA, e para dois segmentos.
Os modelos Scania K 440 8x2 DD são equipados com câmbio Opticruise de quarta geração
(conforto, durabilidade e economia de combustível), maior estabilidade do
conjunto (controle eletrônico de estabilidade ESP), suspensões dianteira e
traseira pneumáticas, sistema antitombamento – que oferece ainda mais
segurança, painel colorido com display de 6.5", Driver Support
(“instrutor” em tempo real avaliando a performance do condutor), posição das
bolsas de ar da suspensão no módulo dianteiro (mais conforto e sem ruídos),
freios EBS, ABS, válvula de segurança de freio de estacionamento e o sistema
hidráulico Scania Retarder, auxílio extra na hora da frenagem.

As vendas para o novo nicho levaram a Scania, no
acumulado de janeiro a novembro, à vice-liderança da categoria dos rodoviários. A fabricante cresceu 85,1%
em relação a 2016 (411 unidades vs 222), enquanto o mercado subiu 23,1%. A
participação subiu de 15,9% para 24% (maior aumento dentre os
concorrentes).
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