As marcas de 2017 e o que
esperar de 2018
O hodômetro já está próximo de mudar de quilometragem percorrida. Vamos
celebrar um novo ano passando a rodar no km 2018 com muito do que foi revelado
em 2017. Aqui não é diferente, temos as marcas do que se foi e os sonhos que
vamos ter. Não tem como fugir desse tema no final do ano em nossa coluna, mas o
clima de trabalho realizado e a preparação para começar ainda melhor precisam
ser comemorados por todos nós.
A realidade brasileira é muito difícil. Temos um
desemprego altíssimo, uma violência de guerra nas ruas, justiça lenta e
políticos que trabalham em causa própria. Vamos sobrevivendo, mas não está
fácil para ninguém.
A indústria automotiva está sempre acreditando na
recuperação. Mas a indecisão de políticas sérias e firmes por parte do governo
pode resultar numa fase de dúvidas e indefinições, que vão atrasar os próximos
passos do setor.
Na coluna passada abordamos os “Melhores Veículos de 2017
para 2018”. Hoje o assunto fica nas marcas e desejos que teremos para o novo
ano.
A Honda criou um segmento único, seu, com o lançamento do
WR-V. Caro, o cliente investiu mais pelo pós-venda e imagem que a marca possui
no mercado, que nos itens oferecidos no modelo. Vida difícil num mercado cada
vez mais concorrido. A esportividade está na agenda da marca com Honda Civic
Si. No início do ano será a vez da quinta geração do CR-V, que ganha novo
tamanho, refinamento e motor turbo.
A Renault bem que poderia usar o slogan da irmã Nissan
pelo seu “atrevimento”. Com design marcante e a opção da transmissão automática
de seis velocidades, o Captur encanta por onde passa. Mas o atrevimento ficou
por conta do lançamento do Kwid. Muitas pessoas curiosas perguntavam sobre o
“suv” pequeno da Renault.
A marca conseguiu conquistar os clientes antes mesmo do
lançamento. Adequado para sua proposta, o Kwid surpreendeu positivamente e
negativamente o consumidor: ágil, econômico e até mesmo espaçoso. Já um recall
de todos os modelos produzidos assustou, mas a Renault fez os devidos ajustes e
o modelo já é oferecido até na Argentina. Em 2018 a fabricante deve atualizar o
Duster no visual e reforço na lista de equipamentos.
2018 com certeza será um ano de boas novidades no
segmento das picapes grandes. Renault (Alaskan), Mercedes-Benz (Classe X) e
Nissan preparam boas notícias. Ainda assim, a Nissan conseguiu acelerar o
processo e lançou a nova Frontier. Única grande novidade no ano em seu
segmento, conquistou muitos prêmios e mostra bons eventos mecânicos e de
construção.
Falando em japonês, a Toyota é outra fabricante que tem
conquistado seu merecido reconhecimento no mercado. Investindo em modelos
confiáveis como o Corolla, que ficou mais seguro, tem o Etios muito bem em seu
segmento e de reputação com o consumidor. Hilux ficou mais esportiva e
tecnológica, mas tecnologia de verdade e inovadora quem oferece é o híbrido
Prius, que já começa a conquistar um número maior de consumidores.
Em meados de 2018 será a vez do hatch Yaris, que ficará
posicionado entre o Etios e o Corolla chegar por aqui.
A Audi fortalece sua presença no Brasil. A3 e Q3 são
destaques em eficiência energética e bom comportamento dinâmico. Novos Q5 e A5
vão no mesmo caminho, com a diferença do tamanho.
Nova geração do A8, que
combina inteligência artificial e direção autônoma chega no próximo ano.
A Ford começou 2017 com mais uma versão para o Ka, a
Trail. Comportado e justo, o modelo de entrada da marca agrada quem procura
economia e boa dirigibilidade. Renovação do ano, o EcoSport ganhou a inédita
motorização 1.5 litro com três cilindros e foco na eficiência energética mas
sem perder na dinâmica. Desafio não é fácil. New Fiesta também ganhou
modificações de estilo. Logo no início do próximo ano será a vez do Mustang
ganhar as ruas brasileiras.
Em 2017 acompanhamos o nascimento da Nova Volkswagen e
muitos investimentos. Não por acaso o Carro do Ano, prêmio promovido pela
AutoEsporte, elegeu o Novo Polo como destaque. Muito bem acertado, o carro foi
pensado em todos os aspectos: segurança, design, interior tecnológico,
eficiência energética e baixo custo de propriedade. Ainda tem gente que diz que
ele é um Gol maior.
Recomendo que passe numa concessionária e veja as muitas
diferenças. Se você dirigir, então, sua opinião será muito diferente.
Para 2018 já temos a chegada do sedã do Novo Polo, o
Virtus, com preços estimados entre R$ 60.000 e R$ 80.000. No Salão do
Automóvel, em São Paulo, o destaque da Volks deve ser o T-Cross, um SUV para
brigar com Renegade e HR-V.
A Fiat, aliás o grupo FCA, trabalhou muito no ano e não
teve vida fácil. Saiu de cena o Punto. Chegou o Argo. Com acabamento interno
muito bom para seu segmento, mecânica eficiente e tecnologias, o Argo só faltou
ter uma identidade própria, um design verdadeiramente italiano e único, para
ser ainda mais falado nas ruas. Recall já agora ao final do ano complicou a
imagem do Argo e principalmente da picape Toro com motorização diesel. Jeep
Compass é sucesso absoluto com sua boa relação de custo e benefícios.
Na agenda da Fiat temos o sedã do Argo, Cronos, ainda no
primeiro trimestre.
E o carro do ano na Europa também veio para o Brasil. A
Peugeot não poupou tecnologias, acabamento e comodidades no Novo 3008. O carro
impressiona em todos os sentidos com destaque para acabamento interno e estilo
futurista incorporado.
Em ano de FENATRAN comemoramos os 60 anos de presença no
Brasil da Scania e da Ford Caminhões. A feira mudou de lugar, ficou ainda mais
bonita e o mercado parece que vai realmente retomar o crescimento.
A Chevrolet trouxe seu SUV mais completo para o Brasil:
Equinox. Repleto de tecnologias e com a mesma motorização do Camaro, o carro
anda muito.
E falando em andar muito, agora é só esperar mais alguns
metros e entrarmos numa quilometragem nova. Que tenhamos paz, amor e saúde para
enfrentar o ano imprevisível com copa do mundo e eleições. Não há dúvidas que
será um ano rápido, então é preciso ter atenção e dirigir com segurança para
não perder o traçado.
Feliz 2018 para todos nós!
Tarcisio Dias é
profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação
em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário