Apesar da presença cada
vez maior de alguns dispositivos de segurança nos veículos nacionais como o
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), a maioria dos brasileiros ainda
desconhece a real efetividade desses componentes na preservação da vida.
O Sistema
Antibloqueio de Frenagem (ABS) e Airbag, por exemplo, que passaram a ser itens
obrigatórios desde 2014, fazem muita diferença numa situação de emergência.
Enquanto o ABS tem a intenção de evitar um acidente
(segurança ativa), os airbags ajudam a minimizar as consequências (segurança
passiva) quando os acidentes são inevitáveis. Os airbags formam, em associação
ao cinto de segurança, uma parte elementar do conceito moderno de segurança
oferecendo mais proteção para cabeça, pescoço e peito dos ocupantes.
Ao contrário do cinto, que fixa somente à pélvis e os membros
superiores do corpo, os airbags servem de apoio para a cabeça. Para tanto, é
importante que o carro tenha uma boa estrutura de absorção tanto frontal quanto
lateral.
Atualmente, a lei brasileira exige que os carros tenham
apenas o dispositivo frontal, mas caso o veículo queira receber pontuação
máxima no quesito de segurança veicular é necessário ter uma infraestrutura
reforçada na lateral e os airbags laterais para o corpo e cabeça são a solução
mais adotada atualmente. Desde 2016, os protocolos de avaliação da Latin NCap
tornaram-se mais exigentes e também passaram avaliar a colisão lateral contra
poste.
Unidade de controle do Air Bag |
A importância do airbag
A principal função do airbag é oferecer proteção para a
cabeça, pescoço e peito dos ocupantes, mas é importante estar atento algumas
condições. Um banco de couro, por exemplo, pode ser mais bonito e confortável,
mas carros com airbags laterais instalados nos bancos não devem ter o seu
tecido original modificado. Este cuidado é importante, pois na região onde o
dispositivo é inflado há uma costura especialmente desenvolvida e até
perfuração a laser que permite a correta atuação do airbag em caso de colisões
laterais.
Outra informação relevante é que o efeito otimizado dos
airbags somente será alcançado em combinação com o cinto de segurança, ou seja,
caso o motorista ou o passageiro não estejam com o cinto no momento da colisão,
o airbag não terá a finalidade prevista. Também vale ressaltar que o passageiro
nunca deve colocar os pés sobre o painel, visto que essa medida visa coibir que
as pernas sejam arremessadas contra a própria pessoa em caso de colisão.
Também é importante que não sejam colocados objetos, como GPS
ou celulares, nos locais indicados com a sigla "airbag" uma vez que
os mesmos, em caso de abertura do sistema, podem ser arremessados contra os
ocupantes do veículo. O mesmo vale para bolsas e objetos no colo do passageiro.
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