A Toyota Motor Corporation anuncia hoje seus planos de
popularização de veículos eletrificados para a década de 2020-2030. A
estratégia de veículos eletrificados da Toyota se concentra em uma aceleração
considerável dos planos de desenvolvimento e lançamento de veículos híbridos
elétricos (HEVs), híbridos plug-in elétricos (PHEVs),
elétricos de bateria (BEVs) e veículos elétricos movidos a célula de
combustível (FCEVs).
A Toyota tem trabalhado para
criar carros e uma sociedade cada vez melhores, sempre contribuindo para uma
sociedade sustentável e para a criação de uma mobilidade que proporcione
sorrisos aos clientes da marca.
Desafios ambientais como o
aquecimento global, a poluição do ar, a limitação dos recursos naturais e o
fornecimento de energia são de fundamental importância para a Toyota.
O meio ambiente é um dos
pilares da empresa no desenvolvimento de produtos, assim como segurança e
emoção. Os veículos eletrificados, eficazes para o consumo econômico de
combustível e a difusão do uso de combustíveis alternativos, são indispensáveis
para solucionar problemas ambientais atuais.
Em outubro de 2015, a Toyota
lançou o Desafio Ambiental Global 2050, que visa reduzir ao máximo o impacto
negativo da fabricação e do uso de veículos, além de contribuir para a formação
de uma sociedade sustentável. Entre os objetivos deste desafio, a Toyota
pretende reduzir em 90% as emissões médias de CO2originadas a partir
de novos veículos no mundo, considerando os níveis de 2010. O anúncio de hoje é
o pilar central de uma iniciativa de médio a longo prazo para concretizar esse
desafio.
Eletrificação
em toda a linha Toyota e Lexus
Até 2030, a Toyota pretende
vender mais de 5,5 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo, incluindo
mais de 1 milhão de veículos de zero emissão (BEVs, FCEVs).
Além disso, até 2025 todos os
modelos da linha Toyota e Lexus no mundo estarão disponíveis como veículos
eletrificados ou terão a opção de eletrificação. Isso será feito por meio do
aumento do número de modelos HEV, PHEV, BEV e FCEV e pela difusão da
disponibilidade de opções HEV, PHEV e/ou BEV para todos os seus modelos.
Como resultado, o número de
modelos desenvolvidos sem uma versão eletrificada será zero.
Veículos
de Zero Emissão
No início dos anos 2020, a
Toyota irá acelerar a popularização de veículos elétricos que utilizam bateria
com mais de 10 modelos disponíveis no mundo, começando pela China, até chegar a
outros mercados. Uma introdução gradual é esperada no Japão, na Índia, nos
Estados Unidos e na Europa.A linha FCEV será expandida
para veículos comerciais e de passageiros nos anos 2020.
Veículos
Híbridos Elétricos e Híbridos Plug-in Elétricos
O portfólio HEV também
crescerá a partir do desenvolvimento do Toyota Hybrid System II (presente
na geração atual do híbrido Prius), da introdução de uma versão mais moderna do
sistema em alguns modelos e do desenvolvimento de sistemas híbridos mais
simples em modelos selecionados, visando atender às diversas necessidades dos
clientes.
A Toyota também visa expandir
sua linha PHEV nos anos 2020. As baterias atuais de veículos eletrificados
geralmente apresentam limitações relacionadas à densidade da energia, ao
peso/tamanho e aos custos. A Toyota tem desenvolvido ativamente novas baterias
e pretende comercializar a tecnologia no início da década de 2020.
Além disso, a Toyota e a
Panasonic iniciarão um estudo de viabilidade de baterias automotivas com o
objetivo de conceber a melhor opção para a indústria automotiva e contribuir
definitivamente com a popularização dos veículos eletrificados da Toyota e de
outras fabricantes de automóveis.
A Toyota visa também
concentrar-se no desenvolvimento de uma infraestrutura social adequada para a
adoção de veículos eletrificados. Isso inclui a criação de um sistema para
tornar a reutilização e a reciclagem de baterias mais eficaz, auxílio para
promover o uso de estações de recarga de veículos plug-in e
o reabastecimento de hidrogênio por meio de uma cooperação e colaboração com
autoridades públicas e empresas parceiras.
A Toyota tem sido líder na
fabricação de veículos amigáveis ao meio ambiente. Isso fica evidente por meio
da introdução, há 20 anos, do icônico Prius, bem como pelo lançamento do
primeiro PHEV do mundo, o Prius PHV, em 2012. A segunda geração do Prius PHV,
introduzida em 2017, aumentou ainda mais a autonomia do modo elétrico do
veículo. Além disso, em 2014 a Toyota lançou o primeiro sedã com célula de
combustível produzido em massa do mundo, o Mirai, que tem sido bem recebido
pelos clientes no Japão, nos EUA e na Europa.
Por meio dessas atividades, as
vendas de veículos eletrificados da Toyota atingiram mais de 11 milhões de
unidades no mundo até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário