A
DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa, em parceria com a FPT Industrial
entregou à Marinha do Brasil, nesta
terça-feira (19/12), em cerimônia realizada na Marina da Glória, no Rio de
Janeiro, a embarcação DGS 888 RAPTOR, equipada com motor N67 EVO de 570 hp de
potência.
A DGS 888 RAPTOR é uma embarcação
multimissão blindada, projetada para operar em ambientes hostis. O potente
motor FPT Industrial N67 EVO, entrega 570 hp a um sistema de propulsão
hidrojato AlamarinJet AJ340 e possibilita à embarcação alcançar velocidades
superiores a 42 nós. Desempenho que é suportado por um projeto que permitiu a
redução de ruído e vibrações criando uma sensação de navegação extremamente
segura e favorável. Esta nova geração do motor NEF 67 EVO da FPT Industrial se
enquadra na faixa de propulsores high
speed, possuindo 6 cilindros em linha com um volume de 6,7 litros.
Equipado com um turbocompressor de alta eficiência, gerando 570 hp de potência
a 3.600 rpm.
A FPT Industrial, que possui no seu
portfólio motores para máquinas agrícolas e de construção, caminhões, ônibus e
grupos geradores, além de barcos, desenvolveu o motor N67 para a DGS 888 RAPTOR com características específicas para essa
aplicação. Para Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América
Latina, “fazer parte desse projeto da DGS confirma a entrada da FPT Industrial
no mercado marítimo no Brasil. No mundo, somos referência nessa aplicação, e
toda a nossa experiência irá beneficiar o nosso cliente e o mercado
brasileiro”.
Ficha técnica do motor N67 da FPT
Industrial:
Potência: 570cv @ 3.600rpm
Torque: 1.527Nm @1.800rpm
Número de Cilindros – 6 em linha
Cilindrada - 6.7L
Diâmetro X Curso - 104mm x 132mm
Tipo de Turbo – FGT – WC
Taxa de compressão - 17,5:1
Sistema de injeção: Common Rail Boch
Capacidade do cárter – 17L
Peso drenado – 530kg
A embarcação da DGS tem comprimento
total de 9,2 m, cabine blindada e escudos balísticos todos com nível de
proteção NIJ III, capacidade de carga superior a 2 mil Kg, radar de alta
definição e uma estação para armamento 7,62 mm na proa.
Projetada e construída no Rio de
Janeiro, a Embarcação Tubular Rígida Híbrida DGS 888 RAPTOR, utiliza como
matéria-prima um composto termoplástico híbrido de alto peso e ultra-alto peso
molecular, conferindo características exclusivas, como propriedade retardante a
chama, ser insubmergível (por ter uma densidade menor que a água) e elevada
capacidade de absorver choques, o que a diferencia muito das embarcações construídas
em fibra de vidro e alumínio.
Características
operacionais estimadas da DGS 888 RAPTOR
Velocidade Máxima (Top Speed):
|
+42 nós
|
||
Velocidade Máxima Mantida (VMM):
|
30 nós
|
||
Velocidade Econômica de Cruzeiro (VEC):
|
26 nós
|
||
Autonomia (@ VEC):
|
6 horas
|
||
Alcance (@ VEC):
|
156 MN / 289 Km
|
||
|
|
|
|
Comprimento total:
|
9,20 m
|
||
Boca máxima:
|
2,85 m
|
||
Calado máximo:
|
0,50 m
|
||
Deslocamento leve:
|
4000 Kg
|
||
Capacidade de carga:
|
2000 Kg
|
||
Deslocamento máximo:
|
6000 Kg
|
||
Lotação:
|
01
tripulante + 14 passageiros
|
||
Sistema de motorização:
|
01 motor centro diesel 570 HP
|
||
Sistema de propulsão:
|
01 sistema hidrojato
|
||
Capacidade Combustível:
|
300 litros
|
||
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário