Com sua maior ofensiva de modelos e tecnologias em
andamento, a Volkswagen inaugurou recentemente seu novo túnel de vento – o
complexo que o abriga é chamado Wind Tunnel Efficiency Center (Centro de
Eficiência de Túnel de Vento) –, em Wolfsburg, um dos mais modernos e
eficientes da indústria.
Com 8.800 m² de área construída, o centro também está credenciado para realizar
avaliações de acordo com o protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle
Test Procedures - Procedimentos de Teste para Veículos Leves Harmonizados
Mundialmente).
Os veículos podem ser testados sob ventos com velocidade de até 250 km/h,
simulando condições de tráfego reais com vistas a reduzir o arrasto
aerodinâmico, consumo de combustível e emissões. Além disso, simulações de
direção sob todas as condições climáticas e ambientais normalmente
experimentadas em todo o mundo podem ser realizadas - em temperaturas entre
-30°C e +60°C.
No túnel de vento aerodinâmico e acústico, a balança com correia plana permite
a simulação de condições de condução do mundo real. Cada roda do veículo é
posicionada individualmente em sua própria correia plana. Isso permite simular
movimentos de curva nas rodas de uma forma similar ao que ocorre na estrada. A
balança, com sistema integrado de câmeras, alinha cada modelo testado de forma
inteiramente automática em menos de cinco minutos. O sistema anterior exigia
cerca de 30 minutos.
O isolamento acústico o torna um dos túneis de vento automotivos mais
silenciosos do mundo. A uma velocidade de 160 km/h, o túnel atinge apenas um
nível de pressão sonora de 65 decibéis, comparável ao de uma TV utilizada em
volume razoável ou ao volume da fala normal.
O túnel de vento térmico, que será capaz de simular neve, além de chuva e luz
do sol após uma fase piloto, permitirá testes significativamente mais próximos
da vida real que seu antecessor. O principal componente do túnel é um
dinamômetro de rolo altamente avançado para tração integral, que também atende
a todas as exigências para testes de rodagem.
Com o novo centro, a marca Volkswagen vai reduzir significativamente o custo
dos testes anteriormente realizados em áreas remotas. Além disso, a cooperação
entre áreas de desenvolvimento tais como segurança, design, acústica e conforto
será facilitada devido às menores distâncias envolvidas. Isto também ocorrerá
quanto à área da oficina central.
A pedra fundamental do novo centro foi lançada em junho de 2014. Túneis de
vento continuam sendo essenciais para a homologação de uma ampla variedade de
minuciosas melhorias para os veículos. O valor de arrasto aerodinâmico pode ser
determinado no túnel em cerca de 20 minutos – se realizado por computador, o
mesmo cálculo levaria dias.
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