A Fórmula Academy Sudamericana fez em São Paulo, o lançamento oficial para a temporada 2018. A
categoria recebeu empresários, jornalistas e pilotos em um restaurante na Zona
Sul da capital paulista e apresentou os planos e objetivos para o campeonato,
que tem início dias 19 e 20 de maio no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos,
São Paulo.
Sob novo nome, já que a categoria é sucessora da F4
Sul-americana, a Fórmula Academy Sudamericana mantém o sistema de monogestão,
ou seja, todos os carros apresentam as mesmas especificações técnicas e ficam
sob responsabilidade da organização do evento. Desta forma, os pilotos terão
igualdade de condições e serão instruídos pelos engenheiros do campeonato,
podendo comparar seus dados com os de outros competidores através de
informações técnicas e de gráficos.
“Acredito
que esse seja um dos pontos mais importantes do campeonato. A Fórmula Academy
Sudamericana é feita para pilotos que estão saindo do kart e, nessa fase da
carreira, o aprendizado é fundamental. No sistema de aquisição de dados, o
piloto vai poder ver em quais pontos está perdendo ou ganhando tempo e o
resultado é imediato”, diz o diretor da categoria, Gerardo
‘Tato’ Salaverría.
A categoria passará pelos autódromos de Interlagos (SP),
Cascavel (PR), Londrina (PR), Pinhais (PR), Campo Grande (MS), Mogi-Guaçu (SP)
e Montevidéu (URU). Os pilotos contarão com dois treinos livres, uma
classificação e duas corridas por etapa. Todas as provas terão exibição do
canal por assinatura Bandsports. Além disso, foi firmado um acordo com a dupla
sertaneja Fernando e Sorocaba, que estará presente em algumas corridas da
temporada.
“Temos um
pacote bastante interessante tanto na parte técnica quanto na de promoção do
evento. Nossa ideia é fazer um campeonato com baixo custo e atrair novos
pilotos numa época em que falta uma categoria-escola no Brasil. Recebemos
bastante contato de pilotos oriundos do kart e que estão querendo disputar o
campeonato. Estamos otimistas e animados para o início da temporada”,
afirma Salaverría.
O carro
Projetado e construído com padrões de tecnologia e
segurança da FIA: chassi Signatech de fibra de carbono, bicos, gaiola, tanque
de combustível, cintos, sistema de prevenção contra incêndios, todos feitos na
Europa e nos EUA sob licença da FIA.
Motor
1.8 de 16 válvulas 160 HP, cárter seco, injeção
eletrônica e acelerador eletrônico.
Câmbio
Câmbio SADEV de cinco velocidades sequencial.
Volante
O volante é semelhante ao das principais categorias
mundiais, sensores de aquisição de dados de parâmetros de motor, força G,
longitudinal e transversal, velocidade, posição do volante, posição do
acelerador e pressão dos freios.
Freios
Marca Alcon – fabricação inglesa com discos ventilados
nas quatro rodas.
Calendário
da temporada 2018:
1ª etapa –
20 de maio – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo
2ª etapa –
10 de junho – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel
3ª etapa –
22 de julho – Autódromo Internacional Ayrton Senna /Londrina
4ª etapa –
19 de agosto – Autódromo Internacional de Curitiba Pinhais
5ª etapa –
A definir – Autódromoe Campo Grande / Campo Grande
6ª etapa –
14 de outubro – Autódromo Velo Città / Mogi-Guaçu
7ª etapa –
25 de novembro – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo
8ª etapa –
9 de dezembro – Autódromo de El Pinar / Montevidéu (URU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário