Há exatos 10 anos a Kawasaki dava vida a um produto
que criaria um novo segmento de mercado. O ícone Ninja passaria a estar
disponível para um número maior de consumidores com o lançamento de uma versão
de entrada. Na época, a Ninja 250R não era apenas a única de seu tipo, mas
oferecia um interessante pacote para pilotos iniciantes e até aos mais
experientes: esportividade no estilo e na performance advinda de uma linhagem
mais que consagrada, com uma pegada divertida e amigável. Estava então lançado
um movimento mundial que, mais uma vez, reforçava a atitude inovadora da marca.
Nesta última década, o número de motos esportivas
carenadas concorrentes cresceu consideravelmente, fazendo com que fosse uma das
categorias mais disputadas do mercado de duas rodas no mundo. Nesse período, a
Kawasaki impulsionou novamente a evolução do segmento, primeiro com o
lançamento da versão de 300 cm3 em 2012, que trouxe à época várias
novidades, entre elas a embreagem deslizante disponível apenas em motos de alta
cilindrada, e, agora, em 2018, com mais um novo capítulo chamado Ninja 400.
Como não poderia ser diferente, a 400 cc mantém o estilo
esportivo que é assinatura da Família Ninja com uma pilotagem fácil e ao mesmo
tempo emocionante, características importantes para uma motocicleta dessa
categoria. O desempenho é superior graças aos novos motor e chassi, trazendo
mais potência com menos peso, elevando o nível da categoria. Afinal, agora são
8 kg a menos do que na Ninja 300 (similar ao peso de uma monocilíndrica) com 9
cv a mais.
O bicilíndrico de 399 cm3 é totalmente novo e foi
projetado visando evolução na performance, otimização de tamanho e peso e
eficiência de consumo. Houve mudanças no design, incluindo nova admissão de ar,
e inúmeros outros esforços para redução de peso, apesar da capacidade cúbica
maior. O resultado é um motor compacto e leve (equivalente a um 250cc) que
apresenta equilíbrio entre performance e controle, oferecendo maior desempenho
em todas as faixas de rotações em comparação à Ninja 300, com uma entrega de
potência linear e suave e bom torque desde baixas rotações.
O novo chassi tem design semelhante ao da H2
em estilo supersport, ou seja, com distância entreeixos mais curta e braço
oscilante mais longo, complementado por um ângulo de cáster menor. Para este
projeto, uma extensa análise de rigidez dinâmica foi realizada pela Kawasaki
para alcançar a solidez ideal, mantendo o baixo peso. E este trabalho resultou
num chassi estável e leve, facilitando o controle durante a pilotagem ou mesmo
o manuseio da moto desligada.
Em comparação com outros modelos que apresentam uma
posição de pilotagem mais extrema, comprometendo o conforto, a acomodação elevada das mãos e a pedaleira levemente à frente fazem com que o
motociclista controle a moto de forma mais natural e confortável, o que
favorece a pilotagem diária ou em longas distâncias e também atende a uma gama
diversa de pilotos com estaturas e estilos de pilotagem diferentes.
A Ninja 400 é equipada com o mesmo painel de instrumentos
da Ninja 650, mais um reforço da qualidade e do aspecto premium do novo modelo.
De design sofisticado, possui um grande tacômetro ladeado por lâmpadas de
advertência em um lado, e tela LCD multifuncional no outro.
Estará disponível na rede de concessionárias da marca a
partir da segunda quinzena de setembro com Preço Público Sugerido de R$ 23.990
(sem frete) para a versão ABS nas cores Lime Green e Metallic Spark Black e de
R$ 24.990 (sem frete) para a versão Lime Green - KRT Replica, que traz a
tradicional cor da Kawasaki e grafismos exclusivos.
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