O BMW Group segue focado em oferecer soluções de
mobilidade eletrificada, altamente sustentável e eficiente, no mercado
brasileiro. E assim como fez em 2011, quando iniciou as vendas do BMW Série 7
Active Hybrid, um dos primeiros veículos híbridos oferecidos no país; e em
2014, quando lançou o BMW i3, o primeiro compacto premium elétrico disponível
para aquisição de clientes brasileiros pessoa física, e o esportivo-híbrido i8
Coupé; chegou a vez de o BMW 530e M Sport fazer sua estreia no Brasil. Às
vésperas de ser apresentado oficialmente no 30º Salão Internacional do
Automóvel de São Paulo, a variante híbrida plug-in do BMW Série 5, o sedã
executivo de maior sucesso no mundo, já pode ser adquirido nas concessionárias
autorizadas BMW i no país, por meio de pré-venda, a partir de R$ 328.950.
O BMW 530e M Sport é equipado com o inovador sistema BMW
eDrive, que integra um motor elétrico de última geração associado a um motor de
quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184cv, entre
5.000 e 6.500 rpm, e 290Nm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm. A potência
combinada é de 252cv, a mesma do BMW 530i, e o torque acumulado atinge 420Nm –
70Nm a mais que a versão a combustão. Com esta configuração, o sedã é capaz de
acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,2 s e alcançar 235 km/h de velocidade
máxima. Rodando no modo puramente elétrico, o BMW 530e tem autonomia de 46
quilômetros, sem necessidade de recarga.
Ambos os motores direcionam sua força para as rodas
traseiras do veículo com a ajuda de uma transmissão automática Steptronic, de
oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas
(shift-paddle). Por estar posicionado sobre a transmissão, o motor elétrico
pode utilizar as mesmas relações de marcha, dispensando a necessidade de um
conversor de torque, contribuindo para a redução do peso do conjunto motriz.
O BMW 530e M Sport se distingue do Série 5 tradicional
por meio de uma série de detalhes visuais discretos e que indicam a presença da
tecnologia híbrida plug-in no veículo. Além dos emblemas com a inscrição
“eDrive”, posicionados na coluna C e na tampa do porta-malas, e do soquete da
tomada de recarga elétrica, situado próximo à roda dianteira direita; a versão híbrida
traz itens na cor azul, como os frisos verticais da grade frontal, em duplo
rim, tampas dos cubos de roda e pinças de freio M Sport. E, ao abrir as portas
do sedã, soleiras com a inscrição “eDrive” se acendem, dando as boas-vindas aos
passageiros.
Por dentro, ele oferece o mesmo nível de conforto e
refinamento da versão movida a gasolina e que, neste caso, é caracterizada pela
presença de acabamentos internos em Alumínio Rhombicle no painel, revestimento
de couro Dakota nos assentos e portas, e da ampla variedade de equipamentos,
como o Comfort Access, que trava as portas sem a necessidade da chave; abertura
e fechamento automático da tampa do porta-malas; bancos dianteiros esportivos
com regulagem elétrica, ajuste lombar e memória de posição; volante M revestido
de couro, ar-condicionado automático digital, com regulagem de temperatura
independente em duas zonas, e teto solar elétrico. Há ainda direção
Servotronic, rodas de liga leve M Double-spoke de 18 polegadas e cinco raios
duplos – com rodas de 19 polegadas e 10 raios duplos oferecidas como opcional
–, sistema de som Surround Harman Kardon, com 16 alto-falantes e 600W de
potência, além de faróis Full-LED.
E além da capacidade de alternar mobilidade elétrica e à
combustão, o sedã híbrido plug-in se destaca pela utilização de tecnologias de
assistência à condução e estacionamento. Entre elas os sistemas Driving
Assistant Plus, apto a assegurar dirigibilidade inteligente nas mais diversas
situações de trânsito, como congestionamentos, tráfego lento ou longos
deslocamentos, e o Parking Assistant Plus, que permite estacionar de forma
segura e precisa. O Driving Assistant Plus, por exemplo, avisa o motorista, por
meio de sinais visuais e sonoros, situações de trânsito cruzado, riscos de
colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e
prevenção de aproximação frontal. Ele é capaz de realizar intervenções de
direção corretivas, com a ajuda de cinco sensores de radar e uma câmera
estéreo.
Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia
agregada, o BMW 530e M Sport é dotado de conectividade avançada e que agrega,
entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive
touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer
letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb
para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD; apresentação de mapas em
satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS;
comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de
funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em
telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter
informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de
manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas
de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência
Inteligente.
A gama de cores externas disponíveis para o superesportivo contempla seis
opções distintas, sendo cinco de acabamento metálico (Preto Carbono, Preto
Safira, Cinza Sophisto, Azul Mediterrâneo e Bluestone) e uma sólida, a Branco
Alpino. O interior, por sua vez, traz quatro opções de revestimento de couro
Dakota, em preto, preto com costura azul, Cognac e Night Blue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário