quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Concept KX: o encontro do clássico com o futurista é revelado pela Royal Enfield no EICMA


A Royal Enfield escolheu o EICMA 2018 para apresentar uma criação própria inédita. A Concept KX é uma motocicleta conceito desenvolvida em apenas seis meses pelo talento e criatividade das equipes de Design Industrial da Royal Enfield na Índia e no Reino Unido, que trabalharam juntas no projeto. A máquina foi baseada em um modelo homônimo de 1.140 cc, que era descrito em 1938 como "a última palavra em motociclismo de luxo".

Desenvolvida a partir do zero, a Concept KX reflete bem a popularidade das motocicletas retro-modernas, combinando a aparência clássica de uma motocicleta baixa, longa, assentada sobre rodas grandes e com suspensão dianteira em braço oscilante, com a tecnologia e métodos de design de ponta aplicados em materiais como cobre e couro. O motor V-Twin foi a base do desenvolvimento do projeto, com as alterações sendo pensadas a partir dele. Depois de uma fase de estudo de possibilidades, dois projetos foram escolhidos e produzidos em modelos de argila em tamanho real - um com uma aparência mais "neoclássica" e outro mais futurista. A máquina conceito exposta no EICMA é o resultado final da mistura das duas.

A máquina presenta recursos como a suspensão dianteira em braço oscilante recriada em um projeto de alta tecnologia, um conjunto óptico revivido de uma forma moderna, suspensão traseira com visual de Hardtail e balança traseira com braço oscilante somente em um dos lados da motocicleta. Os faróis dianteiro e traseiro tem o aspecto negative space tipicamente vistos em motocicletas pré-guerra e incorporam uma versão estilizada do emblema Redditch 'E' da Royal Enfield. Outras características de época do projeto são a ausência de baterias grandes, componentes eletrônicos e fiação complexa.

O quadro e a caixa de ar fazem parte da estrutura da motocicleta em conjunto com o motor e o assento tem formato de arco. O visual mais limpo é reforçado por um sistema elétrico compacto e peças usinadas em CNC presentes nos aros das rodas e cabeçotes do motor. A pintura é feita nas cores verde e preta clássicas, complementadas por pinstripping em cor de cobre pintado à mão, acabamentos pretos para o motor e escapamento e o uso de couro envelhecido para o banco e as manoplas correspondentes.

A Royal Enfield "Concept KX" se manterá como uma motocicleta conceito não e não será destinada à produção em escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário