O novo Audi Q8
é uma das estrelas que a marca alemã apresenta na 30ª edição do Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo
2018. O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina o
melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a
conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões
generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última
geração, suspensão tecnológica e sistemas de assistência inteligentes fazem do Q8
uma ótima companhia para negócios ou para prazer. Com o sistema de tração
integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o
SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na
planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 chega ao mercado brasileiro em 2019.
Com 4.986
milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 milímetros de altura, o
novo Q8 exala esportividade e
prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê
aparenta ser muito mais baixa que a do Q7. O carro é 66 milímetros mais curto,
mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço
traseiro curto, a altura do solo de até 254 milímetros e as enormes rodas
pintam um quadro de dinâmica poderosa.
O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva que a Audi
apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas se
convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da
tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua
própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas
com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.
Com a
imponente grade Singleframe com
design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas
verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. O spoiler e as
grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência
agressiva.
Graças às
portas sem molduras, a linha do teto
do tipo cupê se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo,
terminando no longo spoiler de teto. A linha arqueia-se ligeiramente na direção
das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos –
reminiscentes do Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma
aparência estivada, conectando elegantemente as potentes caixas de roda.
Proporções
compactas esportivas combinadas a um
teto com estilo cupê e uma janela plana formam a traseira. Um elemento estreito
de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as
lanternas. Essa é uma característica dos principais modelos da Audi, acentuando
a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou
noturna, assim como no quattro original. O difusor tem quatro aletas verticais
e um cano de escapamento integrado em cada lado.
Para os faróis, os clientes do Q8 podem escolher entre
duas versões, ambas com tecnologia de LEDs.
De longe, as luzes parecem bem planas. A parte superior integra as luzes de
condução diurnas a o farol baixo, entre outras funções. O facho de luz alta é
posicionado na parte de baixo, escurecido e deslocado para trás.As luzes
de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. Elas
consistem em sete segmentos curtos e dois longos na extremidade dos faróis. Os
últimos deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A
lanterna tem design tridimensional similar com seus doze segmentos conectados
pela faixa de luz que simula a profundidade.
O display superior MMI sensível ao toque
é o elemento central do interior do novo Q8. Com seu painel preto, a aparência
quase se dissolve em uma grande e negra superfície quando desligado. Símbolos
simples e de fácil compreensão
destacam a precisão digital da Audi para o alto
nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a
complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande
display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e
uma elegante faixa de alumínio.
O painel
de instrumentos fino e as linhas
calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida
pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos
os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande
arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de
operação de luzes. Tudo isso combinado oferece ao interior uma sensação de
calma.
A gama de cores do Q8 tem tonalidades que
destacam o design esportivo, incluindo as novidades laranja Dragon e azul
Galaxy. Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher diversas cores e
configurações.
Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se
aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo
dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere
a maior parte da força para o eixo com melhor tração.
No
mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor desenvolve 340 cv de potência e torque de 500
Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha
rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na
velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma
condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. A ventilação especial
permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o
motor estiver desligado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário