Antes mesmo que um carro de Fórmula E, como o monoposto
BMW iFE.18, possa triunfar nas pistas de corrida, uma grande quantidade de
trabalho de preparação e desenvolvimento virtual é necessária. Os engenheiros
que trabalham na categoria BMW i Motorsport usam um simulador desenvolvido e
concebido para esse trabalho. É neste simulador que a maioria dos testes ocorre
– tanto na fase de desenvolvimento quanto na preparação imediata para as
corridas nos finais de semana. Sem um simulador sofisticado, a participação
bem-sucedida no Campeonato de Fórmula E da ABB FIA (Federação Internacional de
Automobilismo) não seria concebível. Aqui está uma visão sobre o mundo virtual
da BMW Motorsport.
Antes de uma corrida da Fórmula E, a rotina é sempre a
mesma: os pilotos da equipe BMW i Andretti Motorsport, Antônio Félix da Costa
(Portugal) e Alexander Sims (Grã-Bretanha) viajam para a sede da BMW
Motorsport, em Munique, na Alemanha, juntamente com engenheiros do time para
uma sessão de testes – porém, não em um carro de corrida real e em uma pista,
mas, sim, em um simulador. É assim que eles se preparam para os circuitos de
rua do calendário da Fórmula E, além de trabalhar meticulosamente com os
engenheiros, analisando todas as situações possíveis que poderiam ocorrer no
fim de semana da corrida. Possibilidades de configuração, clima, safety car,
gerenciamento de energia, e MODO ATAQUE, em que as simulações compreendem todas
as eventualidades dentro de uma gama de opções técnicas.
Durante este tipo de simulação de corrida, todos os
detalhes são analisados. O foco está no carro virtual do software, configurado
pelos próprios engenheiros da BMW Motorsport. Ele mapeia todos os parâmetros da
dinâmica de condução da forma mais realista possível. O software é otimizado
para uso em corridas, mas também é compatível com todos os outros simuladores
do BMW Group e, portanto, oferece valiosas sinergias entre o automobilismo e a
produção de veículos em série.
Além do software, o hardware também reproduz áreas
relevantes fiéis à realidade. O ambiente do cockpit do piloto, ou seja, a
posição do assento, os controles e tudo mais à vista e ao alcance deles
correspondem à realidade 1 para 1. O mesmo se aplica aos engenheiros. O
ambiente de trabalho deles é o mesmo no simulador e na pista. Assim como o
software, todos os componentes do hardware são desenvolvidos pelos próprios
engenheiros da BMW Motorsport. O foco está sempre na funcionalidade máxima.
A importância da realidade virtual também vem crescendo
em outras categorias da BMW Motorsport, por esta razão o simulador é utilizado
com frequência. Desde o início, ele foi desenvolvido para a multifuncionalidade
e pode ser usado para simular todos os carros de corrida da BMW. Leva apenas
algumas horas para modificar o simulador de um Fórmula E para uma configuração
DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft), o Campeonato Alemão de Carros de
Turismo – tornando-o compatível para testes virtuais no BMW M4 DTM, por
exemplo.
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