A McLaren Automotive lança as primeiras imagens e
detalhes do terceiro novo modelo em seu plano de negócios Track25 de £ 1,2
bilhão: o McLaren 600LT Spider. Quinto carro a levar o nome Longtail, o novo
conversível incorpora totalmente a filosofia McLaren Longtail de maior
potência, peso reduzido, aerodinâmica otimizada, dinâmica focada na pista e
disponibilidade limitada. Além disso, traz uma nova dimensão de emoção sobre o
600LT Coupé, sem comprometer a pureza dinâmica do carro mais focado no
desempenho na linha Sports Series: uma capota rígida retrátil para dar a opção
de dirigir ao ar livre.
Como seu irmão 600LT Coupé, o Spider registra uma
economia significativa de peso em relação ao modelo no qual se baseia, com os
engenheiros da McLaren conseguindo uma redução de 100 kg* em relação ao peso
DIN do 570S Spider. Além disso, graças ao seu leve, mas incrivelmente
resistente chassi MonoCell II de fibra de carbono, o 600LT conversível mantém a
rigidez estrutural do Coupé sem precisar do reforço normalmente necessário em
estruturas convencionais de aço ou alumínio. O resultado é um acréscimo de peso
de apenas 50 kg em relação ao Coupé, o que contribui para um peso seco mais
leve de apenas 1.297 kg para o Spider. Isso é pelo menos 80 kg menor do que
qualquer concorrente direto e a relação peso-potência de 2,16 kg/HP (463
HP/tonelada) sustenta níveis surpreendentes de desempenho e proeza dinâmica.
Aprimorar a experiência da Longtail da Sports Series com
o veículo a céu aberto é tão fácil quanto pressionar um botão para abaixar ou
levantar o teto rígido retrátil de três peças a velocidades de até 40 km/h. Com
o teto abaixado, os ocupantes se beneficiam não apenas do vento em seus
cabelos, mas também do memorável drama auditivo e visual proporcionado pelos
escapamentos de topo, exclusivos do 600LT. Um defletor de vento envidraçado,
operado eletricamente, pode ser ativado independentemente da capota rígida,
para reduzir o impacto ou aumentar a ventilação - ou simplesmente para permitir
a entrada de mais som do escapamento na cabine.
Incorporando tecnologia comprovada nos 650S, 675LT e 570S
Spider, o teto com capota rígida é mais seguro e resistente ao desgaste do que
uma alternativa de tecido, além de oferecer refinamento de cabine semelhante ao
Coupé quando na posição levantada.
O 600LT Spider se beneficia do mesmo portfólio de
melhorias de desempenho que se mostrou irresistível para os compradores do
600LT Coupé. Os sistemas de controle eletrônico do motor V8 biturbo de 3,8
litros foram revisados, o sistema de refrigeração foi aperfeiçoado e os
escapamentos mais curtos foram ajustados para liberar mais potência. O motor
produz 600 HP de potência e 620 Nm de torque tanto no Spider quanto no Coupé.
O powertrain aprimorado permite ao motorista explorar por
completo o chassi monocoque em fibra de carbono do 600LT Spider, auxiliado por
uma caixa de câmbio de sete marchas (SSG) Seamless Shift que contém o Ignition
Cut (corte de ignição) no modo Sport para facilitar mudanças mais rápidas, ao
mesmo tempo entregando um dramático efeito sonoro dos escapamentos de saída
superior, mais o modo Inertia Push in Track para otimizar a aceleração.
Partindo da imobilidade, o 600LT Spider alcança os 100 km/h em 2,9 segundos, com
os 200 km/h alcançados em apenas 8,4 segundos – praticamente indistinguíveis
0,2 segundos mais do que o Coupé. A velocidade máxima é de 324 km/h com o teto
levantado ou 315 km/h com ele abaixado.
O desempenho é reforçado pela carroceria leve de fibra de
carbono, que cria a silhueta Longtail e o mesmo design de asa traseira fixa do
Coupé que - apesar dos desafios aerodinâmicos representados por uma carroceria
conversível - gera os mesmos 100 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h. A
dirigibilidade ultra-precisa e focada na pista é suportada por um sistema de
suspensão double-wishbone de alumínio forjado com amortecedores recalibrados,
coxins de motor mais firmes e um sistema de frenagem de baixo peso. O 600LT
Spider está equipado com pneus Pirelli P-Zero ™ Trofeo R feitos sob medida e
focados na pista. A experiência de condução é aprimorada com uma direção
mais
rápida e respostas mais nítidas dos pedais de aceleração e de freio.
Como o Coupé, a disponibilidade do 600LT Spider será
limitada, com slots de construção programados em torno de outros modelos Sport
e Super Series. Já disponíveis para encomenda nos revendedores da
McLaren (inclusive no Brasil, pela importadora oficial McLaren São Paulo),
cada carro será montado à mão no Centro de Produção McLaren em Woking, Surrey,
Inglaterra.
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