Derretendo o gelo do primeiro salão automotivo no ano
Por muitos anos o Salão de Detroit foi o primeiro salão automotivo do ano, característica marcante em revelar lançamentos, tecnologias e veículos conceitos que entra para o passado após a edição 2019.
Essa foi a última vez que a edição aconteceu na gélida cidade mais famosa e populosa do estado norte-americano de Michigan, no mês de janeiro. Em 2020 tudo muda e o salão ganha mais dinamismo, com um clima mais ameno no período de junho.
Atendendo convite da FCA tive a oportunidade de visitar pela primeira vez o Salão de Detroit, totalmente diferente dos tempos de maior sucesso, de destaques no cenário mundial.
O Detroit Motor Show agora se volta para o mercado interno, revelando o que o consumidor americano quer consumir, com motores potentes, veículos grandes em tamanho e muita, muita performance.
O primeiro impacto fica por conta da ausência de marcas como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Jaguar, Land Rover, Ferrari, McLaren e Lamborghini.
Ao mesmo tempo Chrysler, Dodge, Ford, Lexus, Ram, Subaru, Volkswagen, Honda, Jeep, Mopar, ZF, Alfa Romeo, Kia, Chevrolet, Fiat, Hyundai, Nissan e Toyota são algumas das marcas que aproveitaram a edição para revelar novidades.
Em duas edições vou mostrar através da coluna Mecânica Online® os principais destaques da primeira mostra automotiva do ano, literalmente derretendo o gelo das novidades em Detroit.
RAM no Brasil
Antes mesmo da revelação na coletiva de imprensa já sabíamos da possibilidade da RAM 1500 vir para o mercado brasileiro ainda esse ano. Importada dos Estados Unidos o modelo deve ganhar uma versão atualizada da motorização V6 3.0 litros turbo e transmissão automática de oito velocidades.
Nova Ram Heavy Duty 2019
Destaque pela robustez e capacidade de carga em seu segmento – capaz de rebocar até 15,9 toneladas e uma capacidade de carga de 3,5 toneladas. Possui motorização Turbo Diesel Cummins I6 com torque de 138 kgfm.
A nova Ram Heavy Duty ganha exclusiva suspensão a ar traseira com ajuste de altura da carroceria, ativado pelo motorista, modo Normal/Carga e modo de reboque de trailer. O chassi conta com 98,5% em aço de alta resistência que oferece mais capacidade, peso reduzido e os mais altos níveis de rigidez de torção.
Recursos da nova Power Wagon
A Ram Power Wagon 2019 é a picape off-road de produção mais capaz da indústria. Ela apresenta uma suspensão única, elevação de suspensão de fábrica, diferenciais dianteiro e traseiro de travamento, barra estabilizadora de desconexão e um gancho de 5,4 toneladas.
Uconnect 4C NAV com monitor de 12 polegadas
A Ram Heavy Duty 2019 oferece uma tela sensível ao toque de 12 polegadas configurável com gráficos personalizados para diversos modelos Ram e conectividade de última geração.
A personalização é facilitada com a nova tela dividida, permitindo duas aplicações diferentes para a configuração desejada, tal como controles Apple CarPlay e HVAC, ou um aplicativo, tal como navegação por toda a tela.
Aliança Global
A Volkswagen AG e a Ford Motor Company aproveitaram o Salão de Detroit para anunciar o primeiro acordo formal de uma ampla aliança que permitirá às empresas aumentar sua competitividade.
As empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. A aliança vai gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias.
As empresas estimam que a cooperação em vans comerciais e picapes renderá um melhor resultado operacional anual antes dos impostos a partir de 2023.
Mais potente que Ferrari
O Shelby GT500, com mais de 700 cavalos de potência, tem número superior à oferecida na Ferrari Portofino, que produz cerca de 600 cavalos e faz jus à herança da grife Shelby. Ele tem a aceleração mais rápida e a tecnologia mais avançada voltada à performance já oferecida até hoje em um Mustang homologado para as ruas.
O Shelby GT500 é equipado com um motor 5.2 supercharged de liga de alumínio, montado à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e obter um centro de gravidade mais baixo, a equipe inverteu um compressor de 2,65 litros com intercooler ar-líquido, engenhosamente instalado no vão do motor V8.
Como no Shelby GT350, seu bloco de liga de alumínio tem camisas de cilindro de peso reduzido e cabeçote de alumínio de alto fluxo, além de bielas forjadas maiores, sistema de lubrificação e dutos de resfriamento
aprimorados. O cárter estrutural adiciona robustez ao conjunto e reduz vibrações, com um sistema de circulação ativo patenteado para manter o óleo onde ele é necessário.
O poder de frenagem é garantido por discos duplos de freio de 420 mm – os maiores de todos os cupês esportivos norte-americanos –, com pinças Brembo maiores e mais rígidas, de seis pistões. Com área de varredura 20% maior que a do Shelby GT350, esses freios têm mais de 30% de massa térmica adicional nas rodas dianteiras.
Na próxima edição da coluna vamos destacar mais novidades e tecnologias. Até o próximo dia 30 de janeiro.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.
Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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