terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Porsche 911: Alta estabilidade, mesmo na chuva


A oitava geração do Porsche 911 não é apenas mais potente que sua antecessora. Ela é também mais confortável e segura. Com o sistema Porsche Wet Mode, o esportivo oferece uma dirigibilidade ainda melhor em pista molhada - uma novidade mundial introduzida exclusivamente para o 911. Esse sistema de assistência inovador inclui uma função específica para detectar condições de piso molhado e um ajuste correspondente do veículo que garante maior estabilidade de condução em estradas com piso úmido.

O Porsche Wet Mode pode detectar automaticamente se a pista está molhada e alertar o motorista para o risco de aquaplanagem. Para isso, sensores acústicos nas caixas de roda dianteiras detectam a presença de respingos de água. Esse sistema é fundamentalmente diferente dos sensores de chuva dos limpadores de para-brisa, que reagem oticamente à gotículas d'água, independentemente das condições da estrada. Isso porque pode continuar havendo água na pista, mesmo depois que a chuva tenha passado.

Se o sistema detectar que a superfície de pista está molhada, o comportamento das respostas do Porsche Stability Management (gerenciamento de estabilidade) e do Porsche Traction Management (gerenciamento de tração) é pré-condicionado. Os dois sistemas passam a intervir mais cedo e de forma mais sensível que a normal. Além disso, é exibido um alerta no painel, à direita do conta-giros, que informa ao motorista que foi detectada água na estrada e recomenda que ele selecione manualmente o modo Wet. A função correspondente pode ser ativada tanto pela nova barra de botões posicionada no console central ou, caso o carro possua o pacote Sport Chrono opcional, ser integrada ao seletor de modos no volante. 

Quando o modo de condução Wet é ativado, o PSM, o PTM, a aerodinâmica adaptativa, o sistema opcional Porsche Torque Vectoring (PTV) Plus e as
respostas à condução são adaptadas para garantir máxima estabilidade na direção. Acima de 90 km/h, o defletor traseiro variável é estendido para a posição de alta performance, os flaps de resfriamento abrem, a reação ao pedal do acelerador fica mais suave e a função Off do PSM ou do modo Sport não pode ser ativada. A entrega de torque do motor é mais suave e a estratégia de troca de marchas da nova transmissão PDK de oito velocidades se adapta automaticamente a essa condição. No caso do modelo 911 Carrera 4S, com tração nas quatro rodas, é transferida mais força para o eixo dianteiro do que normalmente, para reforçar o efeito de estabilização. O diferencial traseiro blocante controlado eletronicamente também passa a utilizar diferentes índices de bloqueio como parte do ajusta do 911 às condições de pista molhada.

Para o condutor, o efeito é percebido claramente: o 911 proporciona uma dirigibilidade mais confiável, enquanto as intervenções são especialmente precisas eficientes no caso de mudanças súbitas de direção, solicitações espontâneas de força ou em superfícies de estrada variáveis, com diferentes coeficientes de atrito. O copiloto eletrônico não oferece vantagens apenas no molhado: o modo Wet também pode ser acionado manualmente em estradas cobertas de neve, com aderência reduzida, para aumentar a estabilidade direcional.

A oitava geração do novo 911 foi apresentada em Los Angeles, nos Estados Unidos, no final de novembro do ano passado. O motor horizontal de seis cilindros do 911 Carrera S e do 911 Carrera 4S agora gera 331 kW (450 cv). Isto corresponde a um acréscimo de 22 kW (30 cv) em relação ao modelo anterior. Os dois modelos 911 superam a marca de quatro segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h: com tração traseira, o Coupé precisa de 3,7 segundos, enquanto o 911 Carrera 4S, com tração nas quatro rodas, de apenas 3,6 segundos. Isto torna ambos os carros 0,4 segundos mais rápidos que os modelos anteriores correspondentes. O sitema Porsche Wet Mode vem equipado de série em todas as versões. 

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