A oitava geração do Porsche 911 não é apenas mais potente que
sua antecessora. Ela é também mais confortável e segura. Com o sistema Porsche
Wet Mode, o esportivo oferece uma dirigibilidade ainda melhor em pista molhada
- uma novidade mundial introduzida exclusivamente para o 911. Esse sistema de
assistência inovador inclui uma função específica para detectar condições de
piso molhado e um ajuste correspondente do veículo que garante maior
estabilidade de condução em estradas com piso úmido.
O Porsche Wet
Mode pode detectar automaticamente se a pista está molhada e alertar o
motorista para o risco de aquaplanagem. Para isso, sensores acústicos nas
caixas de roda dianteiras detectam a presença de respingos de água. Esse
sistema é fundamentalmente diferente dos sensores de chuva dos limpadores de
para-brisa, que reagem oticamente à gotículas d'água, independentemente das
condições da estrada. Isso porque pode continuar havendo água na pista, mesmo
depois que a chuva tenha passado.
Se o sistema
detectar que a superfície de pista está molhada, o comportamento das respostas
do Porsche Stability Management (gerenciamento de estabilidade) e do Porsche Traction
Management (gerenciamento de tração) é pré-condicionado. Os dois sistemas
passam a intervir mais cedo e de forma mais sensível que a normal. Além disso,
é exibido um alerta no painel, à direita do conta-giros, que informa ao
motorista que foi detectada água na estrada e recomenda que ele selecione
manualmente o modo Wet. A função correspondente pode ser ativada tanto pela
nova barra de botões posicionada no console central ou, caso o carro possua o
pacote Sport Chrono opcional, ser integrada ao seletor de modos no volante.
Quando o modo de
condução Wet é ativado, o PSM, o PTM, a aerodinâmica adaptativa, o sistema
opcional Porsche Torque Vectoring (PTV) Plus e as
respostas à condução são
adaptadas para garantir máxima estabilidade na direção. Acima de 90 km/h, o
defletor traseiro variável é estendido para a posição de alta performance, os
flaps de resfriamento abrem, a reação ao pedal do acelerador fica mais suave e
a função Off do PSM ou do modo Sport não pode ser ativada. A entrega de torque
do motor é mais suave e a estratégia de troca de marchas da nova transmissão
PDK de oito velocidades se adapta automaticamente a essa condição. No caso do
modelo 911 Carrera 4S, com tração nas quatro rodas, é transferida mais força
para o eixo dianteiro do que normalmente, para reforçar o efeito de
estabilização. O diferencial traseiro blocante controlado eletronicamente
também passa a utilizar diferentes índices de bloqueio como parte do ajusta do
911 às condições de pista molhada.
Para o condutor, o
efeito é percebido claramente: o 911 proporciona uma dirigibilidade mais
confiável, enquanto as intervenções são especialmente precisas eficientes no
caso de mudanças súbitas de direção, solicitações espontâneas de força ou em
superfícies de estrada variáveis, com diferentes coeficientes de atrito. O
copiloto eletrônico não oferece vantagens apenas no molhado: o modo Wet também
pode ser acionado manualmente em estradas cobertas de neve, com aderência
reduzida, para aumentar a estabilidade direcional.
A oitava geração do
novo 911 foi apresentada em Los Angeles, nos Estados Unidos, no final de
novembro do ano passado. O motor horizontal de seis cilindros do 911 Carrera S
e do 911 Carrera 4S agora gera 331 kW (450 cv). Isto corresponde a um acréscimo
de 22 kW (30 cv) em relação ao modelo anterior. Os dois modelos 911 superam a
marca de quatro segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h: com tração
traseira, o Coupé precisa de 3,7 segundos, enquanto o 911 Carrera 4S, com
tração nas quatro rodas, de apenas 3,6 segundos. Isto torna ambos os carros 0,4
segundos mais rápidos que os modelos anteriores correspondentes. O sitema
Porsche Wet Mode vem equipado de série em todas as versões.
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