A
nova geração da Lander ABS chega com tudo: novo design, mais segurança e mais
conforto. E sem abrir mão de seu DNA, que é a agilidade, economia e
durabilidade. A maior prova disso, é que sua garantia passa a ser de 4 anos!
O
design é inspirado no conceito de movimento dinâmico, que traz agilidade e
leveza. É robusto e agressivo, com dianteira marcante e tanque imponente,
remetendo à XT660R. Essa inspiração na icônica big trail fica evidente em
detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que
envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.
O
modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250. Conta agora
com um confortável assento, em dois níveis, mais largo e ergonômico, promovendo
um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na acomodação do
garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio. Outra
qualidade dá-se pela maior autonomia do tanque de combustível, que aumenta sua
capacidade de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.
A nova Lander ABS é equipada com luz de
posição e tanto a lanterna quanto o farol, passam a ser em FULL LED, enquanto o
painel digital está ainda mais completo, agora com indicadores de consumo médio
e instantâneo.
Para quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha
criou o Kit Touring para nova Lander ABS. Vendido na rede de concessionários,
ele contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho
– 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.
A Yamaha Lander
ABS terá três opções de cores. Azul (Competition Blue), Branco (Sports White) e
Preto (Black Eclipse), e estará disponível para compra nos Concessionários
Yamaha na segunda quinzena de janeiro de 2019, ao preço público sugerido de R$
16.990,00 + frete.
Suspensões – Outros componentes responsáveis
pela invejável agilidade, estabilidade e também pelo conforto da nova Yamaha,
são as suspensões. Elas são robustas e garantem suavidade no funcionamento,
filtrando com eficiência as irregularidades do piso.
Rodas e pneus – As
rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na
traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na
dianteira, e 120/80-18 na traseira, capazes de garantir um surpreendente
desempenho no asfalto e uma boa aderência na terra.
Freios - O sistema de freios que equipa a
nova Yamaha, é composto por um disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na
frente, e um disco de 203 mm e pinça simples na traseira. Eles garantem
frenagens seguras e em curtos espaços.
Farol e lanterna – A utilização de farol móvel que acompanha o movimento do guidão e
lanterna traseira inteiramente em LED também são pontos a favor da segurança.
Além de conferirem mais modernidade e menor consumo de energia à nova Lander
ABS, eles também proporcionam maior eficiência na iluminação.
Painel - Totalmente digital e com iluminação
em LED, o painel da nova Lander oferece boa leitura em qualquer situação. Nele,
o destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média
de consumo – bastante úteis emc viagens e também no uso diário. Outras funções
disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e
TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio,
tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto,
neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.
Motor - O principal responsável por dar a Lander ABS – e
também na Fazer 250 – a sua fama de resistente e econômica é inegavelmente o
seu motor. O monocilíndrico, de arrefecimento misto – já que conta com o auxílio
de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single
Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no
cabeçote.
O câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua
transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 13 e 40
dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo,
também prima pela maciez no funcionamento.
O sistema Blueflex permite abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida
com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o
motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua
vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos
alcançados a 6.500 giros.
.
Embora
não tenha sofrido alteração nos números de potência e torque, o sistema de
alimentação está mais eficiente. Nele, a nova injeção eletrônica de
combustível agora segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de
10 furos. Este refinamento técnico permite que a atomização da mistura ar e
combustível injetado no interior da câmara de combustão seja mais eficiente,
gerando não só uma queima mais completa – resultando em melhores respostas –
mas também em um funcionamento menos poluente e com maior economia de
combustível.
A nova Lander contará com nova garantia de 4 anos - a
maior do mercado de motocicletas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário