A Ford exibe no Salão de Detroit o Explorer 2020, linha
totalmente renovada do SUV mais vendido da América, com mudanças no design, nos
motores, nas tecnologias e duas novas versões: ST e Hybrid – veja ovídeo. Ele chega ao
mercado norte-americano no meio do ano, com visual mais atlético e uma
arquitetura flexível de tração traseira que amplia o espaço nas suas três
fileiras de assentos.
Produzido desde 1990, o Explorer tornou-se o veículo
preferido das famílias americanas para as “road trips”, viagens de lazer pelas
famosas rodovias do país. Potente e espaçoso, também conquistou muitos fãs no
Brasil, onde foi importado de 1993 até meados dos anos 2000 e serviu de
inspiração para a criação do EcoSport.
A capacidade off-road do novo Explorer também aumentou,
com a opção de tração inteligente nas quatro rodas e sistema de gerenciamento
de terreno com sete modos de direção. A oferta de motores inclui o 3.0 V6
EcoBoost de 370 cv ou 405 cv (no modelo ST), o 2.3 EcoBoost de 304 cv e
o 3.3 híbrido com potência combinada de 322 cv. Ele vem de série com uma
nova transmissão de 10 velocidades, central multimídia SYNC 3 com tela de 8
polegadas e conexão Wi-Fi para até 10 dispositivos com o serviço de assinatura
FordPass Connect, que permite travar, destravar, localizar, dar partida e
checar dados do veículo remotamente pelo smartphone. A linha dispõe das versões
Standard, XLT, Limited, Limited Hybrid, ST e Platinum
A cabine traz tela sensível ao toque de 10,1 polegadas no
console, carregamento sem fio para celular, quatro portas USB, tomadas tipo C
para dispositivos móveis de próxima geração, tomadas de 12 volts e uma de 110
volts. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, opcional, tem
gráficos 3D animados que mudam com os sete modos de direção selecionados.
Projetado pela Ford Performance, o novo Explorer ST é o
modelo mais potente da linha, com motor 3.0 V6 EcoBoost especialmente tunado de
405 cv e tração nas quatro rodas. Ele atinge velocidade máxima de 230 km/h e
tem uma direção envolvente, incluindo o modo Sport que torna as respostas da
direção, do acelerador e do câmbio mais esportivas.
Visualmente, a versão ST se destaca pela grade dianteira,
rack de teto, molduras das rodas, apliques laterais, protetores dianteiro e
traseiro e o nome Explorer aplicado em letras pretas no capô. Rodas de alumínio
de 21 polegadas e freios de alta performance são opcionais. No interior, tem
bancos esportivos de couro microperfurado e volante aquecido.
O Explorer Hybrid pertence à nova geração de híbridos da
Ford, que combina grande desempenho e versatilidade sem concessões.
Diferentemente de outros híbridos, sua bateria de íons de lítio refrigerada por
líquido é montada no chassi, sob os bancos da segunda fila, para preservar o
espaço de passageiros e bagagem.
Com motor de 3.3 litros, ele tem uma potência combinada
de 322 cv e autonomia de mais de 800 km na versão com tração traseira. Sua
transmissão híbrida modular de 10 velocidades garante a capacidade que se
espera de um utilitário. Produzido em edição limitada, o novo híbrido vem com
cancelamento
ativo de ruído, bancos de couro microperfurados com costura
constrastante, bancos da segunda fila aquecidos e sistema de som premium
B&O com 14 alto-falantes.
O SUV vem de série com o Ford Co-Piloto 360, conjunto que
inclui: alerta de colisão com frenagem automática de emergência e detecção de
pedestres; sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; sistema de
manutenção na faixa; câmera de ré e farol com acendimento e luz alta
automáticos.
Como opcionais, oferece também assistência de manobras
evasivas e sistema de frenagem pós-colisão. O modelo com tração traseira tem
seis modos de direção: normal, esporte, trilha, escorregadio, reboque e eco. A
versão com tração inteligente nas quatro rodas acrescenta o modo neve/areia
para melhor desempenho off-road. A capacidade de reboque é de até 2.540 kg.
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